Visitantes

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A REDUÇÃO DE DESPESAS COM CARGOS POLÍTICOS


É reconhecido que a Câmara, com o Fernando Carneiro, aumentou as despesas com pessoal. Nem o próprio Partido Socialista, a não ser Fernando Carneiro e seus acólitos, contesta este facto, pois as próprias Contas da Câmara o confirmam. Números são números.
Acontece que para este aumento da despesa com pessoal não contribuíram os operários, mas, essencialmente, o desaproveitamento de recursos existentes com bufos que nada fazem, a admissão de pessoal para pagamento de promessas eleitorais, o aumento do número de chefes de divisão, a criação de lugares dispensáveis, a colocação de protegidos em funções em que não há funções, o pagamento de vencimentos injustificáveis por vários motivos.

O primeiro sinal de despesismo e de proteção de apoiantes e familiares veio das primeiras decisões do Fernando Carneiro:
- Um Gabinete de Apoio que com todos os Presidentes da Câmara anteriores nunca tivera mais de duas pessoas, passou a ter 3 com Fernando Carneiro. Mais um bom vencimento a pagar.

- Na constituição desse Gabinete, o Fernando Carneiro aproveitou logo para proteger a família e empregar alguns familiares. Das três pessoas que lá estão, em regime de pouco fazer e pouco saber, está o seu genro e um sobrinho. Uma bela percentagem de sentimento e de proveito familiar!

- De três chefias de divisão, o Fernando Carneiro passou para cinco e isso não representou nem mais quantidade nem mais qualidade de trabalho como é reconhecido por aqueles que trabalham mesmo. Qual foi o resultado de mais 2 chefes de divisão? Mais despesa!
O Presidente da Câmara, inicialmente e publicamente, negava a crise. Dizia ele, nos seus” famosos” discursos que crise era quando não havia eletricidade; que era quando não havia estradas. Crise, para o Fernando Carneiro, era quando não havia transportes para os alunos.

No princípio negava a crise talvez por estar o PS no Governo. Agora fala de crise mas continua a agir, sob as ordens, as ideias e as influências de um de Bigorne como se não houvesse crise. As obras do “regime” do Coveiro de Bigorne estão em curso e vão prosseguir porque o serrano manda mesmo, sem deixar alternativa ao que dizia que mandava.

Sabe-se que embora seja o Fernando Carneiro a assinar como Presidente da Câmara, quem tem traçado o rumo, decide as obras a fazer é o de Bigorne. De facto, o serrano tem mais poder que um Presidente da Câmara incompetente e amedrontado e muito mais poder do que qualquer dos Vereadores.
Agora o de Bigorne até se julga rei e senhor do pessoal operário, do armazém, das oficinas tendo, de facto, segundo alguns funcionários, o poder que nunca tivera com qualquer um dos anteriores presidentes que nunca lhe deixaram pôr a pata nestes serviços. Ao poder absoluto nas obras por empreitada onde decide tudo, o de Bigorne acrescentou poder sobre funcionários que nunca tivera sob as suas ordens, gabando-se que é ele que manda porque é ele que os avalia. Está como peixe na água, o de Bigorne tendo o poder que nunca teve.

Porque estamos em crise, porque se impõe reduzir despesas e porque o de Bigorne tem o poder que tem, o concelho deve obrigar o Fernando Carneiro a mandar um dos seus Vereadores para casa porque não é necessário e porque é urgente poupar mensalmente um vencimento superior a 2.500 mil euros. Sim, mais de 2.500 euros!

O Fernando Carneiro deve dispensar um Vereador porque, além de não ser necessário, é mais fácil o “despedimento”. Chega dizer que o dispensa e ponto final, não havendo lugar a qualquer processo negocial nem a nenhuma indemnização, enquanto que a um Chefe de Divisão, no caso do de Bigorne, além de ser mais difícil, toda a gente sabe que o Fernando Carneiro está dependente dele e não “corre com ele” como prometeu na campanha eleitoral e, durante anos, enquanto esteve na oposição.
Mas o corte de despesa em pessoal político não pode nem deve ficar só pela dispensa de um Vereador. Tem de ir mais longe!
É reconhecida a incompetência do Gabinete de Apoio ao Presidente. Nenhum dos 3 que o constitui tem capacidade para dar ao Fernando Carneiro o apoio de que ele precisa. Nesse “reconhecimento” até nem somos originais nem pioneiros porque já foi dito e julgamos que escrito por outros. Nesse “apoio” e mais que apoio, na orientação do Fernando Carneiro é imprescindível o de Bigorne que substitui, com vantagem, os três desse Gabinete atendendo á idade, á experiência política, ao modo como é capaz de manobrar para a esquerda, para a direita, para a frente ou para trás.

Neste sentido, até proporíamos a dispensa dos 3 do Gabinete de Apoio. Mas como compreendemos que o Fernando Carneiro precisa de quem lhe faça uns recados e de bufos, julgamos que os interesses do concelho recomendam a dispensa, no mínimo, de um elemento desse Gabinete. O gabinete ficará com duas pessoas como sempre teve e a Câmara poupará mais um chorudo vencimento. E qual é o prejuízo? Nenhum! Só vantagens!

Estas exigências têm várias vantagens:
1ª- Reduzem as despesas com vencimentos.
2ª- Não afetam o funcionamento de nada porque são dispensadas inutilidades.
3ª-Não impõem o despedimento de qualquer funcionário.
4ª-Antecipam a inevitável redução de pessoal político na Câmara.

 O Fernando Carneiro até podia poupar mais se dispensasse 2 vereadores ou até os 3  porque o de Bigorne mais o Fernando Carneiro chegavam porque os outros não contam e o concelho ficava a ganhar, eliminadas mais despesas. O de Bigorne, sempre desejoso de mais poder, concorda com esta proposta e se disser ao Fernando Carneiro que é uma grande decisão para ganharem as próximas eleições, o Fernando Carneiro cumpre.

Esperamos para ver.

34 comentários:

Anónimo disse...

Onde é que metem tanta gente?
Ainda agora foi mais um concurso para mais funcionárias para as termas quando estão fechadas e este ano está estragado quanto a clientela.
Abriram um concurso para meterem cá mais pessoal com aquele que queriam meter a ter 20 na classificação. Deve ser um génio ou houve varinha mágica.
Está a ser feito mais um concurso para um eletricista quando a Câmara tem de sobra.

Anónimo disse...

Tem entrado muito pessoal mas não é para trabalhar. Olhem que para as obras não há concursos é só para estarem sentadas á secretária.

CORTAADIREITO disse...

O sr. Fernando mais o sr. engenheiro Ernesto sem dizerem nada ao vereador Luís Lemos até mudaram de encarregado sem nada lhe dizerem.Assim foi cumprida a vontade do engº Ernesto e tráido o sr. Luís Lemos. Como é que o engenheiro não há-de gostar do sr. Fernando, defendê-lo e até dizer que é o melhor presidente da câmara que conheceu. Altos critérios do sr. engº que tem no sr. Fernando a garantia de que vai continuar a mandar na câmara ,no concelho e a tratar mal os castrenses. Indecentemente temos um engº que está a defininir o destino de um concelho por incapacidade de quem foi eleito.Acordem meus conterrâneos castrenses porque o poder do engº Ernesto está a ultrapassar tudo o que é normal e todos os limites. E ai de quem o afronte que até promete que "parte o focinho" ás pessoas. Miserável de uma terra que deixa que isto aconteça. Onde está o orgulho de quem nasceu nesta terra dominada por um de Lamego?

Anónimo disse...

Também concordo ficava o sr. Fernando para assinar e o engenheiro para mandar e chegavam.

Anónimo disse...

Axo que dos que lá estão podiam ir embora o Moita que não sai do escrtório continuando a ser um simples contabilitsta e deve aver gente para isso. O rapaz de Mões é bom rapaz mas é muito mortinho e onde podia ter-se mostrado não fez nada. O único que lá devia ficar era o sr. Luís Lemos porque é o único que resolve as coisas.Esse faz lá falta mas os outros 2 podiam ir embora e não se perdia nada.

Anónimo disse...

Mas é esse que trabalha e que até poupa que o sr. Fernando gostava de ver-se livre dele mas não tem coragem de fazer isso.
Força luís Lemos.

Anónimo disse...

Um funcionário da Câmara,um "ouve aqui e conta alí", que anda sempre a polir esquinas e também funciona de bufo disse que o genro do sr. Fernando Carneiro não está de férias mas que já não aparece há uns dias na Câmara. Umas férias especiais concedidas pelo sogro?É mais um bonus para o brasileiro, marido da filha do sr. Fernando Carneiro? Fica tudo em família. Não está bem assim?

Anónimo disse...

Dizem aqui que o Lemos é o unico que trabalha,mas o Lemos não é melhor que os outros, é muito mais matreiro, tem nas mãos dele meios para lixar o Carneiro, ele é mais manhoso que os outros todos juntos, atua sempre na sombra da noite, nunca dá a cara, nunca assume a culpa, a culpa é sempre dos outros, demarca-se de tudo o que sejam problemas, tem a mania que fez cair a Eulália e que agora vai fazer cair o Carneiro.
O Lemos não vale nada como pessoa, só tem visivilidade quando lhe dá jeito ter, porque quando não
lhe convem vive no anonimato e só atua sorrateiramente.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário anterior,aliaz eu nunca vi o Lemos como uma mais valia politica.
Mas o que é verdade é que ele tem estado sempre do lado certo da barricada, vamos ver se desta vez ele tambem acerta, mas pelo que se vai ouvindo vai se espalhar ao comprido.

Anónimo disse...

O Sr. Fernando Carneiro já devia ter Corrido com o Luís Lemos porque não é socialista e só está a criar problemas. Só é pena o Sr. Presidente estar com receio dele e isto é não compreendo. Gostava de saber porque é que ainda não o chutou pela porta fora.Seria um orgulho para o PS vencedor que esteve e está ao lado do Sr. Presidente da Câmara e contra aqueles que foram derrotados para a Comissão Política que foram na cantiga do Luís Lemos e o resultado está á vista.

Anónimo disse...

Estão a dar-me razão, mais uma vez ele atuou sorrateiramente e na calada da noite na organização da lista para a comissão politica,mais uma vez alguém se lixou,mas ele não deu a cara e agora até se ri dos derrotados.
Sempre agiu cobardemente.

Anónimo disse...

Só vejo aqui asneiras para denegrirem o sr. Luís quando é o único vereador que se vê a trabalhar e a ouvir as pessoas. O Moita não sai do escritório porque em 3 anos ainda não aprendeu que já não é contabilista na câmara. Já não se adapta e já não muda lá continuará como se fosse o chefe das cobtas á volta so´
o de papeis. O de Mões é um verbo de encher, não nasceu para trabalhar nem para fazer. Ele compra tudo feito. Deve ser um bom cumpridor de recados quando lhos dão. Mandem embora estes 2 e fique lá o sr. Presidente, o sr. Luís e o ingenheiro.

Anónimo disse...

O genro do sr. Carneiro não está de férias nem a trabalhar. Alguém sabe do seu paradeiro?

Faz-me Rir disse...

Diz o comentário nº. 10 qua "O Sr. Fernando Carneiro já devia ter Corrido com o Luís Lemos porque não é socialista e só está a criar problemas."

De tanto rir até me mijei todo!

Qual é a cor política do tal Fernando a quem lambes as botas? Será que «VIRA CASACAS» agora também é partido? Ou no caixote do lixo do PS não havia nada melhor do que aquilo?

Diz também o «esperto» que "Só é pena o Sr. Presidente estar com receio dele e isto é não compreendo. Gostava de saber porque é que ainda não o chutou pela porta fora."

Oh! santa ignorância! Não percebes que o analfabeto carneiro nunca teria sido eleito sem a presença e a figura do Lemos? Este sim, foi traído.

E, já agora, daqui a um ano vamos ver se o que será do "orgulho para o PS vencedor que esteve e está ao lado do Sr. Presidente da Câmara e contra aqueles que foram derrotados para a Comissão Política que foram na cantiga do Luís Lemos e o resultado está á vista."

Olha bem à tua volta e vê o que te sobra!

Anónimo disse...

Se virem bem podem ir todos embora começando pelo sr. Fernando Carneiro. Chega o eng. Ernesto: Ele é que manda e ficando sózinho ninguém o atrapalha. Ele andar a ensinar o sr. Fernando e a dar-lhe ordens é perder muito tempo. Sózinho é que o engº Ernesto fica bem

Anónimo disse...

Uma boa maneira de reduzir custos é acabar com a palhaçada do passeio dos velhos!
È mais uma atitude em que o palhaço do Carneiro se aproveita dos velhotes e ao mesmo tempo gasta muitos milhares de euros todos os anos!

Anónimo disse...

Uma boa maneira de reduzir os cargos é acabar com os chefes de divisão que o Sr. Fernando nomeou que foram mais duas.

Contra tantos tachos... disse...

E, os "bufos", deviam ter vergonha do salário que recebem sem nada fazerem de útil ao Concelho e ao Paìs. Sim, porque "conspirar" deve ser crime...ou aqui não...

Servente disse...

Concordo em grande parte com o post publicado mas meus caros leitores devemo-nos questionar se o Carneiro quererá mesmo reduzir nas despesas.
Deixo aqui uma pagina que li há pouco e vem mesmo a propósito de cortar em despesas.
http://patriotaxxi.blogs.sapo.pt/15215.html#comentarios

Anónimo disse...

Diminuir 1 vereador e 1 pessoa desse gabinete não prejudica o trabalho e reduz a despesa. Concordo totalmente com essa proposta.
Mas haverá coragem para isso?

Anónimo disse...

Se ele não reduz nas féstas e ainda vai fazer a das colheitas em que vai gastar mais uns milhares de euros pra nada, como é que ele tinha coragem de ter menos um vereador e menos um no gap? Não tem. Tudo vai continuar na mesma e a gastar cada vez mais onde ele quer. Para aquilo que ele não quer não há dinheiro.

Anónimo disse...

Quem sai o de Mões ou o Luís Lemos?

Anónimo disse...

Acabem lá com esses tachos de gente malandra que nunca deu provas de gostar de trabalhar.
Acabem lá com esses malandrs dos tachos

Anónimo disse...

Um vez que sobram professores, o Ministério da Educação podia colocar na Câmara Municipal de Castro Daire umas educadoras para darem educação a um do GAP que parece um burro, pois passa pelos funcionários cá dentro e nem "bom dia!" A outra educadora, talvez duas, deviam ser para o engenheiro Ernesto para lhe darem educação porque não nasceu com ela e parece que não teve quem lha desse.
Podia vir para cá também uma mediadora familiar parta resolver problemas na família do catequista-presidente que sabe muita doutrina mas além de não a praticar não a ensinou aos filhos em pequeninos e agora ainda menos. Anda o diabo lá por casa, dizem. Ou será só má língua?

Anónimo disse...

Também concordo que o engenheiro Ernesto chega para mandar e o sr. Fernando Carneiro para assinar. O que está lá a fazer o genro e o sobrinho?

novas oportunidades disse...

Li e voltei a ler........
Este blog cada vez tem mais pessoal anónimo a escrever!!!!! Sou o 26 e só passaram 8 dias. Está bonito!!!
Falando do ministério da educação, o crato é um (c)rato muito negro, dever ser um diabinho negro como diz o senhor Bispo das forças armadas. Juntamos também o Relvas, Gaspar, Portas, Coelho e Silva Pereira.
Sócrates deixou o país pobre em 6 anos, Passos coelho deixou na miséria em 1 ano. O Senhor Passos Coelho é um génio.
Sócrates passou o desemprego de 7% para 11% em 6 anos, Passos Coelho passou de 11% para 15% num ano. O Senhor Passos Coelho é um génio.
O Bispo tem mesmo razão o Passos ao lado do Sócrates, Passos é um diabinho negro e o Sócrates um anjo.

Educadora, não necessária, sim senhora, é verdade, para ensinar às pessoas a darem a cara e não escreverem de forma anónima. Esses sim são cobardes e escondem-se atrás de um computador e não respeitão ninguém.
Não sabia que o ministério da educação tem/tinha mediadores familiares. Já agora o senhor Presidente é bem educado e como catequista é excelente. Os filhos do Senhor presidente são educados e não tenho nada a dizer deles (tiveram uma boa educação).

novas oportunidades disse...

Li e voltei a ler......
Se queremos desenvolver/ crescer a economia local, regional e nacional não é com despedimentos, mas sim com muitos empregos (nemos desemprego) e com mais investimento, de forma a estimular a economia local, regional e nacional.

Senhor Presidente está a fazer um trabalho excelente na Câmara, para o desenvolvimento do nossa terra.

quatrodedos disse...

Está mesmo a desenvolver a nossa terra, esse homem é um empreendedor!. Para já encerrou as termas... grande gestão... o concelho está muito bem entregue... vai ao medico andas a ver mal.

Anónimo disse...

O Novas Oportunidades não anda a ver mal, ele não vê é nada!
A gestão anda a ser tão boa que tem há meses funcionárias sem fazer nada nas Termas do Carvalhal e tomaram elas trabalhar porque vêem o futuro em risco. Anda agora a mudar a canalização? Já não teve estes meses para a fazer? Só acordou agora o Presidente da Câmara! Qual é o valor do prejuízo em que vai já as Termas este ano? Excelente gestão no assassinato das Termas. Dizem que mandou apagar as luzes mais cedo mas continua a gastar dinheiro em postes com 2 candeeiros. Qual é a ideia? Gastar dinheiro por gastar? Uma gestão com cabeça!!!! Abre concursos e depois para meter lá quem quer manda dar classificações de 20 para quem lhe deu ou vai dar o voto ou leva lá a casa uns presuntos, uns cabritos etc. O Sr. Carneiro está a fazer um excelente trabalho para ele. Tem um ordenado como nunca teve mais as cabritadas, batatadas, ceboladas, greladas,azeitadas... Excelente o trabalho para ele. E já agora, poderias informar quando reabrem as Termas?

Anónimo disse...

FERNANDO CARNEIRO COM TANTA DEMORA ESTÀ A MATAR AS TERMAS DO CARVALHAL.ESTA MORTE FICA COMO MARCA DO SEU MANDATO. MORTAS EM CREDIBILIDADE PERANTE OS SEUS CLIENTES HABITUAIS RESTA A RESSURREIÇÂO. MAS QUANTOS ANOS VAI DEMORAR ESSA RESSURREIÇÂO? QUANDO VOLTARÃO AS TERMAS A TER O Nº DE CLIENTES QUE TINHAM? NINGUÉM SABE RESPONDER.

Anónimo disse...

Esta a para ri, diz o "Li e voltei a ler......
Se queremos desenvolver/ crescer a economia local, regional e nacional não é com despedimentos, mas sim com muitos empregos (nemos desemprego) e com mais investimento, de forma a estimular a economia local, regional e nacional."
Concordo plenamente com esse(a) senhor(a), de facto o Carneiro tem contratado muitos funcionários para não fazerem nada e apenas para pagar promessas politicas.
Mal vai um concelho quando o setor privado não investe porque a economia local e nacional não permite e não incentiva...
Mas não é a contratar por contratar que o concelho se desenvolve... O Sr. Presidente apenas está a aumentar a despesa com pessoal, é uma forma de garantir os votos das famílias abrangidas pelos empregos, mas será uma boa política?
Pensa bem!
Vou dar uma sugestão: informem a população castrense sobre os apoios aos jovens agricultores que existem incentivos de 100% até um investimento de 60.000€.

Já agora, criticas os anónimos... e tu és o quê?
És uma oportunidade de estares calado no teu emprego político...
Tenho dito...

Sobe ao poste disse...

O Novas Oportunidades disse:
“Já agora o senhor Presidente é bem educado e como catequista é excelente. Os filhos do Senhor presidente são educados e não tenho nada a dizer deles (tiveram uma boa educação).”
Sou obrigado a concordar com o que disse, pelo menos no que respeita aos filhos, eu andei a colar cartazes com um deles e agora passa por mim na rua e faz de conta que não me conhece, e os outros só me conheciam antes das eleições mas têm a quem sair, como diz o ditado quem sai aos seus não degenera, agora nem a mãe nem pai nem filhos e nem o espírito santo me conhece, passam por mim na rua e viram a cara para o lado.
De Outubro a um ano vamos ver se voltam a lembrar de mim que eu cá estarei para me apresentar.
Já agora Novas Oportunidades deve dizer Filha.

Anónimo disse...

Em vez de poupar nos cargos politicos e em tachos variados, o Sr. Carneiro anda a poupar em electricidade, apagando as luzes nas povoações ás duas e meia da manhã e mandando despejar os contentores do lixo uma vez por semana quando o normal seriam duas vezes.Não se esquece ele de cobrar a taxa do lixo, nem de a aumentar quando lhe convém.Venha pelas povoações ver a porcaria que anda a fazer e veja se tem vergonha. Tanta vaidade na vila e tanto desprezo pelo resto do concelho.

Anónimo disse...

Estou farto de rir à custa de certos comentários aqui produzidos!...e concordo com a maioria deles. O "Novas Oportunidades" será algum dos senhores varredores a tempo inteiro? Ou será da família?
Falando das Termas do Carvalhal, que penso ser a maior merda que o Carneiro fez pergunto:
Que vai fazer para resolver o problema de tanta gente que investiu naquela terra, em restauração, cabeleireiros, lojas, artesanato,alojamentos ? Que vai ser da gente que trabalha nessas áreas e do pessoal que trabalha nas Termas? Foram as Termas do Carvalhal e o Teatro Montemuro, que mais longe levaram o nome de Castro Daire. Tenha um rebate de consciência Senhor Carneiro, deixe de ser mal criado e arrogante com as pessoas, e resolva os problemas do povo pelo qual foi eleito.Um bom político é para servir e não para servir-se ou ser servido.