Visitantes

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

OS CUSTOS DA INCOMPETÊNCIA


Em fins de 2009 e princípios de 2010 os Centros Escolares iam ser todos feitos. Eram 4. Parece que o número nas intenções já foi dividido por dois pelo senhor Carneiro. Já são só metade! E se a seguir o senhor Carneiro subtrair esses dois? Ficamos com os projectos mas sem os muito prometidos Centros Escolares. Admiram-se?

Os Centros Escolares, segundo as promessas, já estariam todos a funcionar no ano lectivo 2011/2012. Onde estão?

Como tudo estava parado e continua parado, o senhor Fernando Carneiro disse que o arranque das obras estava dependente de um balcão onde ia “clicar”. Já clicou? Não podia “clicar”!

Como já estamos habituados a “embrulhadas”, enredos, histórias e anedotas do autor, já nada nos surpreende e, por isso, não ficámos espantados por sabermos que o tal “clique” para o Centro Escolar de Castro Daire ainda está muito longe se é que, algum dia, o senhor Fernando Carneiro vai “clicar”.

O que aconteceu para estes adiamentos sem prazo? Houve um concurso para a elaboração do projecto do Centro Escolar de Castro Daire e esse trabalho foi entregue a um ilustre socialista do distrito. Acontece que a empresa que apresentou a proposta mais barata ao ver que tinha perdido aquele concurso reclamou e foi-lhe dada razão. E, agora, se aquele a quem foi entregue o projecto já o tiver feito? Ouvimos dizer que sim!

Perante isto, pode haver dois projectos, dois pagamentos de dois projectos a duas empresas para uma única obra sobre a qual há muitas dúvidas que venha a ser feita. A ser verdade, que gestão é esta? Não há danos nesta gestão? Que competência é a do Ernesto - Carneiro? Quanto vai custar esta incompetência?

Quanto ao projecto e á obra falaremos mais tarde se houver obra mas seria bom que alguém esclarecesse o assunto porque as pessoas podem estar a ser injustas. E não há necessidade!

II

A incompetência é sucessivamente repetida nos concursos pelo “sabe tudo” de Bigorne. Cada concurso é um tormento. Um que também correu mal foi o da estrada Mós-Faifa. A obra foi começada por um empreiteiro. Depois esteve parada, para ser recomeçada por outro. O que é que esteve na origem dessa trapalhada? Diz-se que foi por irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas. Foi assim senhor Ernesto -Carneiro? Expliquem-se ao povo, falem-nos dos prejuízos causados por estes sarilhos, se há sarilhos. Mas parece que houve e os empreiteiros nada tiveram a ver com isso. Não foi assim? Esclareçam.

III

O “Joãozinhodecastro”parece que é como o vinho do Porto. Quanto mais velho, mais refinado na sua “arte” e nas piruetas negociais, sempre a seu favor e contra o parceiro. Nunca se engana, talvez por inspiração divina.

Há dúvidas sobre a justeza do preço na compra de um terreno, propriedade do Joãozinhodecastro, á beira de uma linha de água ali para os lados da Rotunda do Ganha Pouco. Diz-se que o metro de terreno foi pago como se fosse de construção! Terá sido verdade?Depois, a Câmara construiu -lhe um tanque em espaço público e conforme está e onde está, o tanque é também um perigo público, esteja cheio ou vazio, para quem passar por lá distraído.

Mas como a construção do tanque no espaço público está a ser muito criticada porque dá muito nas vistas, diz-se na vila que o “sabe tudo” de Bigorne vai disfarçar aquilo dando, ao Joãozinhodecastro, mais terreno público para depois alinhar o muro de vedação á Quinta. Não acreditamos,no que se diz por aí ,que aquela Quinta vai crescer. Não acreditamos mesmo.

Com as obras na rua principal da vila, tocaram em muitos terrenos, de muitos donos, desde a Garcia até ao cimo da Av. Maria Alcina Fadista, mas mexeram no jardim do Joãozinhodecastro? Se aquilo fosse de um pobretana ficava assim?

Mudam os presidentes mas o “sabetudo”continua, agora com o poder todo, dado por aquele que dizia que “ia correr com ele”. E esta?

Quem suceder ao sr. Carneiro nas próximas eleições só deve prometer que põe no lugar “o sabe tudo” para os custos com a incompetência e a arrogância serem drasticamente reduzidos, até porque não vai haver dinheiro depois desta “sementeira” de granito que não germina e nada produz.

E as dívidas que o senhor Carneiro vai deixar?
PS.:: Quando é que o “sabe tudo” de Bigorna manda compor o campo junto á escola primária? Não perguntamos ao senhor Carneiro porque não vale a pena. Ele não manda!

34 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos leitores destes comentários (e parece que são todos os castrenses que usam a internet!, é verdade que o post agora publicado aflora certos aspectos que merecem reflexão de todos nós.Será que é mesmo verdade que a Câmara mandou fazer os projectos dos centros escolares antes de saber quem é que ganhava o concurso? Será que o tal tanque que está construído na antiga estrada da Sobreira foi mandado aí construir pela Câmara, ou foi um erro do empreiteiro? A estrada de Faifa - Mós foi também iniciada por um e depois passada a outro, sem despesas?
Estes casos parecem agora abundar na Câmara de Castro Daire e põem a nu a fragilidade do actual Presidente e da sua equipa de vereadores sem qualquer formação, nem política nem técnica. Pelo que se diz, as dívidas a fornecedores estão praticamente a levar a Câmara à falência! Não há ninguém que diga ao executivo que as despesas têm de diminuir e que as obras de fachada têm de acabar? Desgraçados dos responsáveis que ganhem as próximas eleições, pois não terão dinheiro para poderem sair do gabinete e fazer uma mísera inauguração!!

Anónimo disse...

Essa do tanque dá para rir ou para chorar e não estranhem que o coveiro de Bigorne mais o seu protegido e protector descubram para aí uma qualquer lei de modo a que a Quinta da Sobreira cresça para a via pública e o tanque fique na propriedade privada sem ser mexido.Isto é que é arte! O tanque mudado sem lhe mexerem! Eh!Eh! Eh! Eh! Nem sei como não têm lugar no Circo como Ilusionistas!

Anónimo disse...

ninguém fala do mete água do joãozinhodecastro que o senhor Abraço plublicitário de pasta dentrífica de má qualidade mandou os funcionários da cãmara compôr?
Se fosse um outro qualquer castrense seria intimado a pagar coima e a fazer como deve ser e dentro da Lei, mas como foi o joaosinhodecastro a câmara compõs sob as ordens do sempre sorridente a dizer um abraço!
Esse sempre sorridente poderia dar trabalho ao seu cachorrinho no sentido de nos informar publicando uma lista de quem condidera castrenses! Provavelmente nem terá muito trabalho porque a lista é muiiiiito pequena.

Anónimo disse...

Isto de aparecer na primeira página do Jornal ou de em tempos o dono ter feito uns elogios ao coveiro de Bigorne para ser candidato á Câmara de Lamego tem custos. E já se esqueceram que para o ano há eleições e que ter um jornaleco disponivel dá sempre jeito?

justiceiro disse...

Vocês não conhecem a verdadeira causa da assenção de Ernesto( o Grande) no mandato do Nosso Senhor Presidente?
É que o N.S presidente tinha prometido remete-lo à sua insignificância, caso ganhasse as eleições.
Ganhou-as efetivanente, mas dado que os presidentes de juntas são por inerência menbros da assembleia municipal,e como o P.S.D ganhou mais freguesias que o P.S, a assembleia ficou com 23 P.S.D e 22 P.S!
Ora o presidente da assembleia que é eleito pelos menbros da mesma, iria ser alguém do P.S.D. O que não agradava à familia P.S.
Éra urgente comprar alguém do P.S.D,quem foi ao negocio?
Ernesto (o Grande)! Comprou um queijo, não Limiano, mas talvez de cabra, Lá para as bandas das Monteiras.
A partir daí passou a ser ele na terra e Deus no Céu!
Entendem agora a razão de tal delegação de poder e competências no Homen?

Anónimo disse...

Tão inteligentes que são!
Só não se lembraram que os outros também vêem e pensam.É que na cabeça do coveiro de Bigorne os castrenses são uma cambada de burros. Vamos provar-lhe que não somos estando atentos e tirar-lhe "o tapete" nas próximas eleições. Sim porque o carneiro não passa de tapete.

Anónimo disse...

E as outras "tiradas" do tapete que muitos andam a fazer aos seus colegas de partido, ninguém comenta?

justiceiro disse...

Caro anónimo gostava que fosse mais explícito, não entendi!

Anónimo disse...

Por falarem na 1ªpágina lembrem-se que é a cores e por isso fica mais cara.

RETIRO disse...

Alguem pode informar, o poquê da paragem das obras, no novo espaço destinado á feira? Será mesmo falta de papel, quer dizer, dinheiro, será verdade que o empreiteiro ainda está sem um centavo da mesma. Assim é facil fazer obras, não fazem conta de pagar. A câmara de Castro Daire tambem é caloteira com os empreiteiros de fora ou será só com os de cá da terra. Para alem de sermos conhecidos por ter o Presidente mais inculto, tambem vamos por este andar ter o presidente mais caloteiro. pobre destino o nosso...

Anónimo disse...

Dizem que já há uma solução para resolver o problema do tanque construído na antiga estrada da Sobreira.O muro da Quinta não vai ser mudado porque isso continuaria a ser muito descaramento.Ernesto (O GRANDE) terá já pensado em fazer um jardinzinho a contornar o tanque e depois um passeio. E pronto, fica o tanque visualmente mudado sem lhe mexer. Ora digam lá que o homem não tem inteligência de sobra?

Anónimo disse...

E se naqueles cantos e recantos do tanque fizessem uns mijadouros para os cães e o tanque ficar lá? No meio dos cães está o Carneiro que não sabe como vai descalçar a bota.De um lado está a crítica que se ouve que pode retirar votos.Do outro estão dois tubarões que não quer contrariar porque depende deles. Mas o Carneiro agora pode desculpar-se com as críticas e fica bem com Deus e com o Diabo.Nós é que estamos a safar a pele do Carneiro e ele se fosse justo devia agradecer-nos. Mas como não é, ficamos assim

Anónimo disse...

Se não erro acho que há uma lei para o tanque ficar como está. Vão ver como os interessados a descobrem ou a inventam e lá vai um pedacinho de terreno para aquele "pobrezinho" porque aquele terreno é muito pequenino e não tem outro. Vamos ver se não vai haver mais uma esmolinha para o pobrezinho.

Anónimo disse...

Em quanto fica a despesa com o projecto dessa escola de Castro Daire?

Qual é o valor por que entregaram o projecto a quem o entregaram para fazer?

Qual é o preço apresentado para fazer o mesmo projecto por aquele que reclamou?

Ruas disse...

Para quem diz que há uma má gestão leiam a noticia do Jornal de Negócios.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=541451

Com a gestão de Fernando Carneiro, a Câmara de Castro Daire passou de 75º lugar para 30º, o que significa uma subida de 45 posições.

Só tenho a dizer que venham mais gestões destas. Pode ser que assim isto melhore.

Anónimo disse...

E para essa classificação já está incluída a dívida dos últimos empréstimos de mais de 2 milhões de euros? Não deve estar isso contabilizado nem outras coisas. Não percebo como é que com mais despesas em pessoal, em cargos,em dívidas a empreiteiros como nunca se pode melhorar!!!! Ou então pioraram tanto os outros que nós relativamente a eles estamos melhor, mas isso é comparativamente. Mas não se costuma dizer que com o mal dos outros podemos nós bem? A Câmara de Castro Daire com o Carneiro piorou financeiramente em relação ao passado! O Ruas tem dúvidas? Nega isso? Toda a gente sabe isso porque está á vista. Deixa-te de comparações e não te alegres por estarmos mal mas outros ainda estarem pior do que nós. A Câmara de Castro Daire não tem, neste momento, a mínima hipótese de pagar a quem espera desesperadamente pelo dinheiro que tem a haver. Cala-te Ruas! Não digas asneiras! Para um prestigiado economista a situação financeira da Câmara de Castro Daire é preocupante. Disse quem percebe do assunto!

Anónimo disse...

Isso do Ruas é só um fogacho para desviar as atenções dos casos concretos aqui apresentados.Explica lá a competência de ter havido dois empreiteiros para a mesma obra? Já que sabes tanto e andas informado explica lá o negócio do tanque estar no público? E o preço do terreno? E porque é que o projecto não foi entregue a quem devia ser? Ó Ruas, responde lá a isto porque fazes um jeitaço a quem se preocupa com o modo como o dinheiro está a ser gasto pelo Sr. Presidente da Câmara.Ou publiquem isto tudo no "JORNAL DE NEGÓCIOS". Lá é que seria adequado ou nos "Negócios da Semana" ou na "COR DO DINHEIRO" Não falta onde divulgues essas "proezas" da gestão da Câmara. Anda lá Ruas! De que estás á espera para apresentares estes casos exemplares?

Anónimo disse...

Este(a) Ruas... deve ser uma daquelas que o Fernando arranjou-melhorou e que ainda não pagou e supostamente não pagará! mas ruas são ruas, servem para o Fernando passear, pisar e até se se vir apertado encostar num canto e mijar. As ruas nunca se queixam porque elas foram concebidas para isso mesmo ser pisadas!
Valha-te Deus, Ruas.

Anónimo disse...

Esse pessoal da Câmara que passa o tempo a ler jornais, se trabalhasse no duro e se a Câmara lhes devesse o salário de um mês, gostava de saber o que diriam e se ficavam contentes com notícias se a carteira deles estivesse a sofrer como está a de quem tem tido negócios com a câmara e que por isso está a "arder"

Anónimo disse...

Convém não esquecer que os dados apesentados no jornal são referentes ao ano de 2010. nessa altura as dívidas da câmara eram em bruto na ordem dos 5 milhões de euros. Hoje as dívidas da câmara já ultrapassam os 9 milhões e 500 mil euros. Números são números e estes não enganam, num ano (2011) a câmara DUPLICOU as suas dívidas... realmente muito boa gestão!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Esse Ruas mente. Não admira porque agora é o que está a dar e tem um bom mestre nessa área. A mentira está a fazer escola na Câmara!

Mas alguém seria assim tão burro que ia acreditar nesse Ruas? Podia lá ser com mais de 300 mil euros em pessoal a mais, com dezenas de milhares de euros de prejuízo na exploração das Termas, com empréstimos pedidos de milhões de euros,com muitas dívidas a fornecedores aflitos porque o Carneiro nem sabe quando lhes chegará a pagar, como é que aquilo podia ser uma informação actualizada? Só desinformam e mentem, mas a verdade, pode custar,mas vem sempre ao decima.Acabem com as mentiras porque só vos fica mal.

Anónimo disse...

Alguém que conhecia o Fernando Casa do povo podia esperar melhor do que está a fazer? Só quem não o conhecia podia contar com coisa diferente. A mim nunca me enganou.

JUSTICEIRO disse...

Ernesto (O Grande), descobriu uns milhares de euros de fundos comunitários que outras câmaras tinham rejeitado! Rejeitaram porque esses euros eram um presente envenenado,mas o apurado faro de Ernesto ( O Grande), não consegui detetar o odor de tal substância nefasta.
E prontamente preparou várias candidaturas para várias obras, mas tudo em cima do joelho, para quem não sabe e ainda contesta a obra da avenida Maria Alcina, eu informo que ela é inadiavel, até porque ela já começou! essa obra começa na nacional 2 no cruzamento para Cinfães, e já está concluida até ao cruzamento para a serração de Lamélas!
O que o cidadão comum não sabe é que o auto de medição desses trabalhos que ascendiam a cerca de 320.000 euros, sofreu uma penalização por irregularidades de 300.00 euros! dinheiro que se perdeu definitivamente, e que a câmara vai ter que arranjar para pagar ao empreiteiro.
Na rua Padre Américo foram cerca de 100.000 euros de multa também por irregularidades, penso que no prazo de execução!
E agora quem vai pagar? Ernesto (O Grande?) Claro que não,paga pobre povo. Mas não me espanta nada que apareça aí um Ruas ou um Novas Oportunidades a defender o que é indefensável.

RETIRO disse...

A camara de Castro Daire, está praticamente falida. O presidente tenta olhar por ele e o concelho que se lixe. O Moita quer o ordenado no final do mês. O braguês, bem o Braguês tanto se lhe dá como se lhe deu. O Luis, será que ainda sabe que é vareador? duvido anda desaparecido, e espera por um contacto do PSD, afinal o homem é perito na arte da vingança. Agora a vitima vai ser o carneiro. Grande trapalhada. Será que Castro Daire merece mais? Veremos...

Anónimo disse...

Os negócios que têm sido feitos lesivos da câmara beneficiando descaradamente privados, a somar ao que se passou na estrada Mós-Faifa, no concurso para o centro escolar de castro daire, mais o que o comentário do Justiceiro mostra:penalização na Av. Maria Alcina Fadista de 3oo mil euros e de 100 mil euros na Rua Padre Américo começam a ser casos a mais para não serem investigados. Peça-se uma investigação de tudo isto ás autoridades e apurem-se responsabilidades.

Anónimo disse...

Bom dia.
Que o Sr. Fernando Carneiro revela dotes de incompetência, assim como o inqualificado e inqualificável Eng.º Ernesto, é um facto. Todos o sabem , está provado, escalpelizado, mais do que debatido. Até dói! Apenas daqui a dois anos o povo, com a sua arma de nome voto, poderá censurar, de vez, a equipa e o trabalho por ela desenvolvido.
Mas, o que é isso de o auto de medição sofrer uma penalidade por irregularidades?? Quem penalizou quem? Que se saiba, apenas o dono de obra pode aplicar "multas" ou "penalidades" ao seu empreiteiro. Este, apenas poderá requerer, e não em qualquer auto de medição, algo que se denomina por reposição do equilíbrio financeiro, quando as circunstâncias em que alicerçou a sua vontade de contratar (prazo de execução, condições geológicas, atmosféricas, etc) se alteraram.
Repito, o Sr. Fernando Carneiro é pessoa que não merece ocupar a posição relativa que ocupa, sobremaneira, o tal de Bigorne. Agora, a opinião quer-se esclarecida e esclarecedora. Não se quer eivada por uma vontade cega em denegrir, caso contrário, lá se vira o feitiço.

um abraço

O JUSTICEIRO disse...

É realmente assim que normalmente funciona em termos de penalizações.
Só o dono de obra pode penalizar o empreiteiro,quer por incumprimento de prazos,quer por falhas na execução dos trabalhos,ou dificiência nos materiais empregues na obra.
Mas neste caso as obras são comparticipadas numa determinada percentagem por fundos comunitários,percentagem essa que vai sendo paga à medida que lá vão chegando os autos de medição. E neste caso por falhas na elaboração do processo, a câmara sofreu um corte no primeiro auto de medição de 300.ooo euros o auto era de 320.000 euros!
Eu não vou revelar mais detalhes por razões que a própria razão me impõe. Mas estes factos são verídicos e faceis de comprovar,no entanto louvo a atitude de alguém que não está aqui a dizer mal por dizer, surge a duvida pede esclarecimento.
Fico satisfeito ao ver que este espaço serve também para ajudar a arrumar a casa, logo no dia que aqui se comentou que o rapazito de Savariz ia almoçar no carro da câmara,Fernando Carneiro chamou-o ao seu gabinete,provavelmente mais incomodado com os cabritos que com o carro, mas o rapaz nunca mais levou o carro da câmara,
nem passou mais as tardes em casa!
Valha-nos ao menos isso.

Anónimo disse...

Estou a ver é que o Fernando da casa do povo qualquer dia vai homenagear os Ecos do Paiva pelos serviços prestados á Cãmara e ao concelho. Vai ser uma festa!

Anónimo disse...

O Diabo encobre e descobre. Coisas do Diabo! Afinal já se começa a saber porque é que não há placas nas obras. Está a ser gato escondido com o rabo de fora!

Anónimo disse...

Porque é que esse senhor chamado João zinho foi tão beneficiado? Mas algum dia um terreno á beira de um riacho pode ser de construção? E não sendo, qual foi o critério para lhe pagar assim? Se foi justo, expliquem. Se foi por qualquer outra razão digam e não empatem quem quer saber. Onde está a transparência do sr. Fernando Carneiro? Se não se pode saber digam isso mesmo e a gente não esquece esse segredo bem guardado entre os interesses que se satisfazem ocultamento. Não há outra coisa chamada OCULTA?

Anónimo disse...

Dois projectos para a escola de castro daire! Quanto vão custar? Qual é o valor do prejuízo devido ao concurso mal feito?

Anónimo disse...

O SITE DA CÂMARA NÂO È PARA INFORMAR

O SITE DA CÂMARA È PARA PROPAGANDEAR

O SITE DA CÂMARA TAMBÉM É PARA ALDRABAR!

O QUE SE DIZ LÀ SOBRE A SITUAÇÃO FINANCEIRA DA CÂMARA É MENTIRA E SÓ PROCURA CONFUNDIR. O QUE LÀ ESTÀ É REFERENTE A UM ANO ANTERIOR E NÂO DIZ RESPEITO À ACTUALIDADE!


JÁ CHEGA DE MENTIR!

Anónimo disse...

É para mentir ou ser utilizado como arma política contra adversários políticos como já aconteceu. Os outros Partidos também podem utilizá-lo? Assim era igual para todos. Nãp é justo fazer politica á custo do povo. Ou é sr.Fernando Carneiro. Explique lá o que se passou com o tanque? E na estrada de Faifa? E com o concurso para o Centro Escolar de castro daire. Utilize o site para isso porque isso tem interesse para os munícipes. Isso já não lhe interessa? A verdade não lhe interessa? As burricadas não lhe interessam?

Anónimo disse...

´`O rapaziada,deixem lá o pobre do Moita -MINISTRO DAS FINANÇAS- da âmara Municipal de Castro Daire.-Ele esforça-se a arregalar muito os olhos...mas,não vê nada. Pobre, coitado!... Que há de ver um simples "guarda-livros" ,que, de repente, se viu promovodo a "MINISTRO" - e que "ministro"!::: das finanças dum carneiro,que mal sabe ler e escrever;que tira-óculos e põe oculos e depois pede lhe seja facultada água,pois a sua garganta -só garganta-!..., de tanto mentir já não aguenta mais!...Falta um "poço de jacob",de água viva de que ele ouviu falar já,na CARTILHA" do da rua dos "VIRTUOSOS". O Eurico parece que vai tirar um estágio com o "CATROGA"!... Olha que dois burrinhos...Um ABRAÇÃO,Eurico Manuel.Deixa isso e regressa à casa paterna.Se o fizeres,terás festa brava como a do "FILHO PRÓDIGO". Ainda te lembras disso?Foste do meu tempo,nessas lides,nos tempos do de Penude. Que boa rapaziada era a nossa...,os melhores da turma dos "MAUS MALANDROS". Liberta-te e eu te abrraçarei,com júbilo!...