Visitantes

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O NOSSO CORONEL



Conhecem algum Coronel nalguma telenovela?
Em Castro Daire também temos um Coronel. Por isso cá não há lei. A lei é o nosso Coronel. Ele é que manda, ele é que faz e desfaz o que quer. É tudo dele!
Como é dono de tudo, o nosso Coronel também é dono do cemitério e demonstrou isso mesmo ao decidir que uma pessoa da sua família tinha de ser sepultada num sítio que não estava destinado a ser para qualquer sepultura pois existiam lá duas camélias seculares que faziam parte de um conjunto daquelas árvores que embelezavam o cemitério.

 
 
Não passaria pela cabeça de ninguém  cortar duas daquelas camélias para arranjar terreno para mais uma sepultura. Mas passou pela cabeça do nosso Coronel Fernando que cismou que naquele lugar tinha de ser sepultada essa pessoa da sua família e criar mais um espaço para outra sepultura também da sua família.Uma decisão tão descarada e tonta só podia vir do Coronel que disse bem alto,no Cemitério, que quem manda é ele. Se não sabiam ficam a saber! E também ficam a saber que manda no Coveiro. Se precisarem de qualquer favor do Coveiro também já sabem com quem têm de falar. Falem com o Coronel e só com o Coronel.
 
Como aquelas camélias são muito antigas e arrancar manualmente as raizes era muito demorado e dificil, o Coronel Fernando mandou buscar uma giratória da Câmara que também é dele, andasse ela onde andasse, para que fossem arrancadas. Dito e feito e as camélias arrancadas lá foram carregadas por funcionários da Câmara e levadas por um camião para local incerto. As pobres das camélias não se queixaram. Talvez se queixem as pessoas que não aceitam este atrevemento, esta descaradez e têm um especial carinho pelo cemitério.
 
O nosso coronel assim pensou e assim mandou fazer atentando contra um património natural que fazia parte da memória de várias gerações. 
 
Esta é "só" mais uma demonstração da falta de senso e do baixo nivel do nosso Coronel que não tem noção do valor de uma árvore como aquela e do que ela representava para gente mais nova e mais velha.
 
Deixamos este ato do nosso Coronel à consideração de cada um e por aqui se vê também,mais uma vez,  o tipo de pessoa a quem os castrenses confiaram os destinos da sua terra.Uma miséria! Uma vergonha para quem considera que este concelho merece melhor.Será difícil o concelho ter melhor?


E  se aparecer agora um qualquer cidadão do calibre do nosso Coronel que teime sepultar um familiar no lugar de outra camélia? O nosso Coronel também concorda? O nosso Coronel também mandará ir buscar a giratória da "sua" Câmara, ande onde andar, para que seja também arrancada outra camélia? Os direitos não são iguais? Bem,o nosso Coronel tem mais porque é Coronel.
 
E já agora que número tem o terreno, onde estava a camélia, que agora passou a servir de sepultura?


Claro que se não era para sepultura, não tinha número. Que número vai ter?
 
Se o nosso Coronel decidisse cortar todas as árvores e arbustos do cemitério não arranjava terreno para muitas mais sepulturas?
 
Não irá passar-lhe isso pela cabeça?
 
E concordam com o nosso Coronel?

1 comentário:

Anónimo disse...

é uma vergonha,e o povo? cala-se?não devem calar,quem o pos no poleiro que o ponha na rua,ou só se revoltam contra o coelho,e o carneiro faz o que quer?rua com ele