Visitantes

sábado, 9 de junho de 2012

IRRESPONSABILIDADE E DESPESISMO NAS TERMAS DO CARVALHAL


Acerca de uma semana ainda não sabíamos o que tinha acontecido nas Termas do Carvalhal.

Não é com satisfação que abordamos o assunto, pois o que aconteceu, ainda que provisório e temporário, como esperamos, é muito mau.
Houve prejuízos imediatos. Clientes habituais tiveram de interromper os tratamentos e foram embora. Outros tinham tudo marcado mas já não vieram. Perderam a restauração e a hotelaria, quem alugava quartos e os estabelecimentos comerciais em geral que “estão ás moscas”.
Estava lá também gente do INATEL que foi levada para as Termas de S. Pedro do Sul e soubemos que foi uma péssima coincidência, pois esse organismo tem sido “uma fonte” de clientes para as Termas do Carvalhal. E se essa “fonte” secar? Até os ranchos folclóricos do concelho também já estão a ser prejudicados pois deixaram de fazer atuações que lhes eram pagas.
 Mas se este acidente teve prejuízos imediatos, o que se pretende é que não se prolonguem nos próximos anos, o que é difícil não acontecer. Tem de ser reconquistada a confiança e isso leva tempo, ás vezes, muito tempo.
Passadas cerca de 3 semanas de encerramento das Termas do Carvalhal já é público o que aconteceu e, por isso, não o vamos referir nem repetir aqui.
Esse encerramento podia ser evitado?
Pelo que soubemos junto de pessoa fidedigna e conhecedora do que se passa, podia ser evitado este problema, se quem “manda” na Câmara Municipal, desde Novembro de 2009, tivesse a responsabilidade e o cuidado de ter “mandado” instalar o sistema de bombagem num furo artesiano, mandado fazer pelo anterior executivo municipal, com a profundidade de cerca de 600 metros, que demorou muitos messes a ser feito, que custou muito dinheiro, que tem água em abundância, a uma temperatura a rondar os 60 graus.
Estamos informados, sem receio de sermos acusados de mentira, que esse furo ainda nunca foi utilizado devido á irresponsabilidade e ao desleixo de quem “manda” na Câmara Municipal.
Houve obras de milhões de euros no Carvalhal! Faltou a “obra” de milhares! E é a falta desta “obra menor” que provocou toda esta situação lamentável. Como um sistema de bombagem de água “não dava nas vistas”, foi esquecido! Agora ficaram as ruas, os passeios e não há aquistas nem para circular nas ruas nem para andar pelos passeios. As pessoas foram embora e há outras que já não vêm. E voltarão no futuro?
Quem “manda” na Câmara olhou só ao acessório e “esqueceu” o essencial. São os habituais erros nas escolhas das prioridades a que vimos assistindo nestes 4 anos tutelados pelo de Bigorne.
 Mesmo a construção de um novo balneário não era prioritária em relação ao melhoramento das ruas?
 Quem “manda” na Câmara vangloriou-se, através da comunicação social, por ter anulado tudo o que já havia sido feito para a construção de um balneário novo. Em troca fez NADA!
Ao lado de ruas de milhões está a rede que veda a zona de onde sai a água termal! Em flagrante contradição com o investimento em granito e mais granito lá continua a mesma rede, velha, ferrugenta e tombada nalguns sítios. Coisa de pouco dinheiro e que, por isso, elucida bem a falta de atenção e de gosto de quem nos desgoverna.
Mas o desleixo e o desgoverno não se limitam ao exterior do balneário, têm residido também lá dentro, uma vez que as Termas do Carvalhal se transformaram num “Santuário” para cumprimento de promessas em que os devotos são a senhora Aida e o Senhor Fernando.
Nada temos contra as pessoas que lá têm metido. Só temos tudo contra os critérios políticos que têm presidido á colocação de algumas “eleitas” e” terem corrido ou ameaçado correr com funcionárias competentes”.
Isto demonstra que as Termas do Carvalhal não têm sido tratadas  com o profissionalismo que  exigem. Tem imperado o que não devia imperar numa matéria tão delicada como é um balneário termal.
O amadorismo e o “ânimo leve” com que têm sido tratadas as Termas do Carvalhal viu-se, também, no modo como foi despedida (com carta com aviso de receção)a anterior Diretora Técnica para ser lá colocado um novo Diretor Técnico, por sinal, Presidente Socialista da Junta de Freguesia  de Mamouros. Parece que nesta alteração da direção técnica da Termas, andou a técnica e a política de braço dado. Não foi assim? Porque foi?
Sabe-se que a nível financeiro, a gestão tem sido uma calamidade. De 2010 para 2011 houve aumento de despesa e, paralelamente, verificou-se uma redução da receita na ordem dos 80 mil euros. Sabe-se, como está visto, do que foi recebido a menos (80 mil euros), mas não se sabe o valor do que foi gasto a mais. Quanto foi?
Veremos o que se passa este ano, mas atendendo ao que está a ocorrer, infelizmente, não se perspetivam resultados positivos. Só falta ver se a gestão cega prossegue ou se há uma adaptação ás circunstâncias e á realidade atual.
Em breve veremos se, em 2012, há a preocupação com uma gestão rigorosa ou se continuam os mesmos critérios de privilegiar apoios e gastar dinheiro sem ver das necessidades reais para o bom funcionamento das Termas do Carvalhal.

46 comentários:

Anónimo disse...

O eng. eletrotécnico e o de Bigorne não se davam nem por nada, agora são amigos intimos!
Bom, diz o povo na sua sabedoria que só os burros não mudam, mas num mundo em constante mutação até já os burros mudam! vejam bém!
Está ali uma casa bem arrumada,o de Bigorne a mandar em tudo e o de Fareja a mandar no resto!- Então se o de Bigorne manda em tudo não há resto para o outro mandar.
-Há sempre uns despojos, que os necrófagos aproveitam.
A comissão na compra de um cabo eletrico para controlar dois quadros de sondas de uma captação de água 600m de cabo! para quê? Passem junto ao depósito das Monteiras e vejam a água a correr para o chão por descontrolo desses quadros! À quanto tempo assim acontece?
-Já há mais de um ano! foi aberta uma vala,enterrado um cabo novo e nada!Então já se pediu responsabilidade ao artista que mandou comprar o cabo?
Afinal o problema é outro que ainda não está edentificado pelos técnicos da câmara, mas pelo povo já está há muito edentificado, falta de competencia e de responsabilidade daquela corja.
Mas assim as bonbas trbalham dia e noite e acabam mais depressa,também não há problema a energia eléctrica é paga mensalmente por todos nós,e a compra de bombas novas deixa sempre mais uma comissãozinha ao de Fareja.
Isto é só uma pontinha de um tentáculo do grande polvo que por ali habita, brevemente daremos mais informações.

Anónimo disse...

Porque é que o furo das Termas não tem o que é preciso para funcionar?

MandaChuva disse...

A opinião pública e também a publicada têm,de facto,muita força.O Senhor Presidente não falava no assunto e nem queria que lhe falassem, mas um artigo no Notícias de Castro Daire, da autoria do Dr. Sevivas e a crítica de um blog ao siLêncio do Sr. Presidente sobre o Tribunal deram resultado.Houve funcionários da Câmara que andaram no Sàbado a colocar as faixas que os advogados tinham mandado fazer e colocado da outra vez. Onde estavam arrumadas? De quem são? Vivam os Advogados e vivam os bloguistas que fazem mexer o Presidente da Câmara. Só
o assim é que se mexe. Tem de ser "picado". E depois de "picado" faz o que a voz do povo manda. É muito bem mandadinho e não é só pelo Ernesto. E agora pergunto eu: Quem manda? Pelo que se vê mandam vários.Só o Carneiro não manda nada,

Anónimo disse...

Disseram-me que o Engº Ernesto numa das lições sobre política que tem dado ao Sr. Fernando lhe terá dito para não se incomodar com o furo das Termas porque as obras nas ruas é que davam votos. Terá sido assim? Eles lá sabem, mas que se o furo estivesse apetrechado com o que devia ser não havia esta vergonha nem este prejuízo das Termas estarem fechadas.

Anónimo disse...

Em relaçaõ às termas, temos o pior ano que há memória.
Mas nós vamos demonstrar o nosso descontentamento no dia 24 junto a
Cavaco Silva.

Cidadão Livre disse...

É verdade o que o anónimo diz em relação ao eng. eletrotécnico! Já toda a gente sabe e vê o que esse senhor faz! Compra material mas anda sempre tudo avariado!O de bigorne é amigo dele porque a aidinha e o moitinha gostam muito dele, pois é o bufo falso predileto! Consultando o dicionário a definição de Bufo é: pessoa que denuncia outra, acrescentei, o falso porque define melhor a pessoa em causa e a definição de falso é: Enganoso, mentiroso, desleal, traidor, suposto, que não é o que diz verdade!
Mas estamos a ser governados por um grupo de “pessoas” que fazem tudo por tudo, pela maneira mais negativa para manterem o poder, e o estilo de vida que este poder lhes proporcionou! As pessoas que lhes diziam o que achavam que estava mal que poderia ser mudado, unicamente para os ajudarem a fazer um bom trabalho e aí sim terem todos os bons motivos para continuarem no poder foram considerados por estes inimigos, ao ponto de serem perseguidos por esta corja que nos governa!
O sr. Anónimo diz que foi aberta uma vala, enterrado um cabo novo e nada! Possivelmente comprou um cabo novo, mas será que o lá colocou? Terá cá, nas Monteiras, colocado bomba nova? Soube também que esta pessoa colocou um contador de água na casa de um amigo seu, aqui nas Monteiras, o qual foi retirado passados quase 2 meses, sem nunca lhe ter sido cobrada a água consumida!Mas há mais, muito mais...
Nós, contribuintes pagamos-lhe todas as condições para fazer empreitadas particulares a custo zero para o próprio, gasóleo, material, horário, complemento de horário e viatura! A troco da sua função de bufo falso, denunciar quem quer que seja com informações falsas e também a troco desta função nunca lhe serão pedidas responsabilidades!
Nas próximas eleições temos o dever de mudar, votar em quem quer que seja menos nesta corja, pior do que estamos é impossível ficarmos! E se não gostarmos mudamos outra vez, temos esse poder através do voto!
Não há que ter medo de certas campanhas eleitorais ameaçadoras, o voto é secreto!
Quando alguém nos ameaça com o que quer que seja, e deixarmos, nunca seremos donos de nós mesmos! Quando alguém nos ameaça, temos por obrigação denunciar essas ameaças, não vivemos numa ditadura, viveremos sim, se nos deixarmos ameaçar e viver em função dessas!
Nossos pais ou avós lutaram pela nossa independência, não vamos deixar que a ditadura seja o futuro em Castro Daire! Além de todos os males que é viver sob este regime, está provado que não traz futuro a todos o níveis, para ninguém!

Anónimo disse...

As termas do carvalhal fecharam por ordem do Presidente da Câmara. É a ele que se devem pedir responsabilidades. Se não soube gerir os furos, as obras envolventes e o próprio balneário, terá de ser responsabilizado por isso. Quando digo responsabilizado, não digo apenas politicamente. Deve ser responsabilizado também judicialmente por má gestão e prejuíjos a terceiros. Será que não há ninguém nas Termas que lhe peça responsabilidades, a ele e ao vereador responsável, pelos prejuízos que a decisão de fechar as termas deu?

Anónimo disse...

Expressões como "Somos serranos mas não somos burros!", em nada credibilizam a "luta". Evocam o síndrome da inferioridade!Não somos inferiores. Também não andamos aos "gritos"! Aqui ninguém grita! Insurgimo-nos!
Não se pretende um sindicalismo de ocasião! O Sr. Presidente da Delegação de Castro Daire da Ordem dos Advogados, e Presidente daqueles em prática isolada, que deixe as "faixas" e o jornaleco - a quem, quem decide, importância alguma dá - e vá até Lisboa, juntamente com os restantes, marcar a posição de um concelho. Aí até pode mostrar as faixas ao fundo do escadario! E aí sim, até poderá falar do alto da "burra" -animal em vias de extinção até na serra! Vejam, não somos mesmo burros, porque não serra já não há buroos!

Anónimo disse...

Nalgumas aldeias as pessoas dizem que a senhora Aida continua a chamar a ela e ao marido a doação de benefícios sociais por parte da Segurança Social.Ninguém deve ter medo. O voto é livre e secreto para além da D. Aida e o marido dizerem que têm um poder na Segurança Social que não têm. Eles nada decidem, nunca decidiram embora isso lhes dê jeito para os votos e para os cabritos, as batatas , o azeite etc.E agora que o Diretor da Segurança Social e o Governo não é do PS mandavam? Só acredita quem quer no que eles dizem. Quando é retirado algum subsídio da Segurança Social também são eles que tiram? Não são. Não dão nada nem tiram nada. Aproveitam-se da ignorância de algumas pessoas, o que é triste. Governam-se com a igorância e até a alimentam para sua conveniência. Isto é uma tristeza.

Anónimo disse...

Vejam esta, o Sr. Fernando Carneiro nem se quer vai precisar de ir a votos para conseguir mais quatro anos á frente do conselho de Castro Daire, isto se a proposta do Rui Rio for à vante, ou seja ele propôs que as autarquias individadas, não fossem a eleições.
A nossa reune esse mesmo requisito.

Anónimo disse...

Tinha sido melhor gastar o dinheiro na água termal e no balneário do que em todas as ruas porque algumas podiam esperar. Antes com as ruas como estavam, havia pessoas. Agora há ruas arranjadas e não temos ninguém nos estabelecimentos.

Anónimo disse...

Só mesmo de inteligentes é que podia estar o tal furo sem o apetrechamento necessário para funcionar como alternativa para evitar o encerramento das termas. Mas as sondas, a bomba para bombar água e o resto não se viam e essa foi a razão porque está por fazer. Não dava para encher o olho como as ruas.

Anónimo disse...

Só uma questão, caso alguém me possa responder. O concurso aberto para a vaga de Assistente superior com formação em Historia, para funções de Arquivo e Documentação será para a filha do Sr. José Manuel Ramos?

Anónimo disse...

O Carneiro tem de ser corrido porque é um incompetente e ficará na história (negativa) das Termas do Carvalhal.

Anónimo disse...

Quando é que as Termas do Carvalhal voltam a funcionar?
O que é que irão fazer para recuperar o prejuízo?

HabitantedasTermasdoCarvalhal disse...

O melhor para homenagear o Fernando Carneiro é fazer-lhe uma estátua aqui no Carvalhal, na avenida ou mesmo em frente aos balneários para ficar assinalar o descuido em relação ao que é importante nas Termas - água.
Ficará na história porque foi com ele que se deu esta desgraça para as Termas, para os comerciantes daqui do Carvalhal e para toda a gente que tinha rendimentos por termos umas termas aqui.Abaixo o Fernando Carneiro

Anónimo disse...

Isto no Carvalhal está uma miséria.

Anónimo disse...

Já há lojas que vão fechar. Não há gente para comprar e a maior culpa é da Câmara. Se estavamos mal pior ficámos

Anónimo disse...

Depois de não ter feito nada para o Tribunal não fechar;depois de ser criticado pelos advogados por nada dizer sobre uma reunião havida em Lisboa;depois de haver ameaça de manifestação no dia de uma inauguração, Fernando Carneiro está a organizar uma manifestação.
Onde é que já vimos isto? Isto não cheira ba mofo? Isto não "é um faz de conta" para limpar a escrita que borrou? Vai Ficar bem no "filme"?

Anónimo disse...

O Carneiro já nos habituou a isto. Ele nunca age. Ele reage orientado por pressões e influências que neste caso foi por pressão e crítica do Dr. Sevivas que é o Presidente da Delegação da Ordem dos Advogados que lhe malhou forte e feio por não fazer nada e por não dizer nada. Agora Carneiro quer lavar as mãos como pilaros. Um fraco de intaligência que vive de imitações.

Anónimo disse...

Ele está é a tentar evitar qualquer manifestação para o Cavaco. Isso é o que ele está a tentar e mais nada.Com o Tribunal nunca esteve muito preocupado e isso está mais que visto e dito e escrito

O Carvalhal disse...

Não há ninguém para informar o pessoal do carvalhal sobre o que se passa há mais de um mês com as portas das termas encerradas?

castrense deslocado disse...

Sem duvida es perplexo com tais acontecimentos.

Não percebo como pode o Icone Maximo de Turismo do concelho estar fechado sem qualquer informação ou data previsivel de resolução do problema.

De quem é a responsabilidade? será que não haverá mais alguem culpado?

Se uma obra começa por 1 executivo, não deveriam ter planeado a conclusão do trabalho logo a data? iniciam a escavação sem negociarem logo a bomba.

Efectivamente existem coisas muito estranhas no envolvente das empresas ligadas a camara, mas antes de crucificar toda a gente não deveriam primeiro achar os responsaveis??????

Anónimo disse...

O responsável é quem em mais de 2 anos se preocupou com ruas do Carvalhal e não olhou ao que é principal numas termas - água.Mais de 2 anos não chegaram para instalar a bombagem da água do furo? Quantas obras sem importância não foram feitas? E não houve tempo nem dinheiro para comprarem o sistema de bombagem da água? Ainda não chegaram 2 anos e meio para isto? Não se desculpem com o passado. Porque os do passado fizeram o mais dificil que foi fazer o furo. Se n~ºao fossem eles, pelos vistos nem o furo estaria aberto porque a preocupação seria como foram as ruas.Quem não quer ver?

Anónimo disse...

Acho muito estranho o dr.novas oportunidades não vir dizer nada sobre as termas!

Anónimo disse...

O novas oportunidades tem medo que a bactéria (Salmonela) se lhe cole na lingua,já de si tão debilitada em matéria de autodefessa bacteriológica.

Anónimo disse...

Parece que os responsáveis continuam de braços cruzados perante o sucedido nas Termas do Carvalhal. Ter ou manter as portas fechadas das Termas não tem importância?
Parece que há gente a fazer várias interrogações acerca de tanta falta de acção. "Aquilo" das Termas não interessa? Parece que interessa.

Anónimo disse...

Sera que alguem pode dizer o que se passa com as funcianarias??? sera que ja estao de ferias???

Anónimo disse...

Somos um concelho sem rei nem roque, conduzido, há muito, pela incompetência. Faltam-me adjetivos para qualificar o marasmo a que fomos votados. Credo!

Anónimo disse...

Parece impossivel mas é verdade um marasmo incompreensível para com um assunto que devia ser tratado com toda a urgência. Por que será?

Anónimo disse...

Dia 24 vai haver barulho... ou pensam que andam todos a dormir...
O Cavaco vai ver com os próprios olhos a maior vergonha do nosso concelho. O Sr. ilustrissimo Presidente Fernando Carneiro, burrado dos pés á cabeça pelo desgoverno que tem dado ao nosso concelho. O facto das Termas estarem encerradas tanto tempo não vai ficar impune, os prejuízos não podem ficar apenas para os privados, o poder politico tem que sentir na pele as consequências da sua inércia.

Anónimo disse...

O TRIBUNAL É UMA GRANDE CAUSA OU PEQUENA?
QUEM MARCOU ESTA DATA E ESTA HORA A FAVOR DO TRIBUNAL?

PARECE QUE QUEREM DESVIAR AS ATENÇÔES E QUEREM UMA COISA SILENCIOSA.

PORQUE NÂO ESCOLHERAM O DIA 24 DE JUNHO?
PORQUE NÂO ESCOLHERAM O DIA 24 DE JUNHO?
PORQUE NÂO ESCOLHERAM O DIA 24 DE JUNHO?

Contra os Cobardes disse...

Não sou serrano nem burro e percebo muito bem porque não marcaram uma manifestação silenciosa com bandeiras pretas pelo tribunal para que o Cavaco visse o nosso descontentamento. Andaram a antecipar isto por motivos políticos e o Tribunal é uma coisa secundária para esses senhores. Tenham vergonha porque estão todos borrados e não brinquem com o povo. Intrujões e impecis!

Arre burro disse...

Uma pequena achega.

Fala-se tanto de bombagem de água, mas...

...num furo artesiano não é necessário haver bombagem! A água brota por si! Isto é o que acontece também aqui. A água sai sem ser necessária qualquer bombagem.

Falem (ou escrevam) sobre o que conhecem e evita-se dizer tantas asneiras como as que têm aparecido, porra.

Anónimo disse...

Ninguém se mexe para resolver o problema das Termas. As termas do Carvalhal,dia a dia, semana a semana estão a morrer. Alguém está a matá-las ou a colaborar na sua morte.

Esta situação faria correr qualquer pessoa que fosse responsável. Como não há responsáveis domina a irresponsabilidade.

O "POLÍTICO", o que já fez?

Anónimo disse...

Com isto que se está a dar nas Termas do Carvalhal, quantos passos atrás estão a ser dados no turismo.
Está a morrer a principal razão que trazia gente ao concelho.
O que já foi feito?

Anónimo disse...

O que já fez o senhor Presidente da Câmara a não ser mandar fechar as portas das Termas?
Quantas semanas já passaram?

E nada se vê feito nem ninguém a fazer? Porquê?

Anónimo disse...

Vai ser a manifestação por causa do tribunal.Quando é que há uma contra o sr. Fernando Carneiro por causa das Termas do Carvalhal.
O que dará mais prejuízo ao concelho? Será o tribunal ou as Termas fechadas e com o nome arruinado?

Anónimo disse...

Para o arre burro.

Num furo artesiano a água normalmente não brota à superficie, senão não teriam inventado as bombas submersiveis.
Por acaso o furo daqui das termas é uma exeção à regra e a água sai até à superficie naturalmente!

Mas isso não impede que tenha que ter uma bomba instalada, vai ter concerteza,vamos ver se vai ser comprada à empresa que o presidente da junta de Mamouros pediu preço,ou à que o sr. engenheiro eletrotécnico consultou.
Vai ter bomba,máquina para arrefecer a água e muito mais.
Só que já não haverá utentes! Partiram para outras paragens! Foram passar férias para outras terras com gente mais responsável, mais atenta ao desenvolvimento do seu concelho.
Fernando carneiro aposta mais na politica de proximidade,tem a máquina bem montada, começa na Casa do Povo e acaba na camara.

Anónimo disse...

Ao Carneiro o que interessa, como sempre, é a treta. Tanto ele como a mulher preocupam-se é engraixar quem se deixa ser engraixado. Trabalho e responsabilidade não é com ele. É tão curto de inteligência que ainda não deve ter alcançado as consequências do desastre que está a acontecer, há muitas semanas, nas termas do carvalhal. Continua a dormir.

Anónimo disse...

Para essa gente acordar só mesmo uma manifestação de desagrado pelo fecho da estancia termal e pelo encerramento do tribunal, no dia 24 de Junho em frente ao Presidente da República.

Anónimo disse...

Segundo se consta já há movimentações nesse sentido, aliás o Presidente da República já está habituado a ser vaiado nas muitas vezes que visita os Concelhos, a demonstração do descontentamento do encerramento do tribunal vai ser um recado muito bem dado á ministra da Justiça. Força...aproveitar as oportunidades é uma atitude de intelegencia.

Anónimo disse...

Parece que falta convicção para defender o tribunal.Se houvesse convicção a manifestação que deve ser sempre ordeira teria lugar no dia 24. A data não foi escolhida para defender o tribunal mas para defender outros interesses e por calculismos que não se compreendem nem aceitam.Quem tem mêdo? Porque têm mêdo?

Anónimo disse...

Acho que as Termas já abriram na semana passada.... Certo?

Anónimo disse...

Alguém sabe os resultados das eleições de sábado no PS Castro Daire?
Quantos votaram?
Quantos elementos tinha mesa de voto?
Desta vez quantas velhas foram buscar ao lar?

O Carneiro quantas marradas deu?

Anónimo disse...

E que tal uma denuncia às entidades competentes? Pelo que sei não são apenas as estradas, passeios e obra feita que terão auxiliado social e financeiramente toda essa "comandita"! Há questões ambientais, irreversíveis que urgem um correcto tratamento. Morre uma terra, morre uma região.