Em fins de 2009 e princípios de 2010 os Centros Escolares iam ser todos feitos. Eram 4. Parece que o número nas intenções já foi dividido por dois pelo senhor Carneiro. Já são só metade! E se a seguir o senhor Carneiro subtrair esses dois? Ficamos com os projectos mas sem os muito prometidos Centros Escolares. Admiram-se?
Os Centros Escolares, segundo as promessas, já estariam todos a funcionar no ano lectivo 2011/2012. Onde estão?
Como tudo estava parado e continua parado, o senhor Fernando Carneiro disse que o arranque das obras estava dependente de um balcão onde ia “clicar”. Já clicou? Não podia “clicar”!
Como já estamos habituados a “embrulhadas”, enredos, histórias e anedotas do autor, já nada nos surpreende e, por isso, não ficámos espantados por sabermos que o tal “clique” para o Centro Escolar de Castro Daire ainda está muito longe se é que, algum dia, o senhor Fernando Carneiro vai “clicar”.
O que aconteceu para estes adiamentos sem prazo? Houve um concurso para a elaboração do projecto do Centro Escolar de Castro Daire e esse trabalho foi entregue a um ilustre socialista do distrito. Acontece que a empresa que apresentou a proposta mais barata ao ver que tinha perdido aquele concurso reclamou e foi-lhe dada razão. E, agora, se aquele a quem foi entregue o projecto já o tiver feito? Ouvimos dizer que sim!
Perante isto, pode haver dois projectos, dois pagamentos de dois projectos a duas empresas para uma única obra sobre a qual há muitas dúvidas que venha a ser feita. A ser verdade, que gestão é esta? Não há danos nesta gestão? Que competência é a do Ernesto - Carneiro? Quanto vai custar esta incompetência?
Quanto ao projecto e á obra falaremos mais tarde se houver obra mas seria bom que alguém esclarecesse o assunto porque as pessoas podem estar a ser injustas. E não há necessidade!
II
A incompetência é sucessivamente repetida nos concursos pelo “sabe tudo” de Bigorne. Cada concurso é um tormento. Um que também correu mal foi o da estrada Mós-Faifa. A obra foi começada por um empreiteiro. Depois esteve parada, para ser recomeçada por outro. O que é que esteve na origem dessa trapalhada? Diz-se que foi por irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas. Foi assim senhor Ernesto -Carneiro? Expliquem-se ao povo, falem-nos dos prejuízos causados por estes sarilhos, se há sarilhos. Mas parece que houve e os empreiteiros nada tiveram a ver com isso. Não foi assim? Esclareçam.
III
O “Joãozinhodecastro”parece que é como o vinho do Porto. Quanto mais velho, mais refinado na sua “arte” e nas piruetas negociais, sempre a seu favor e contra o parceiro. Nunca se engana, talvez por inspiração divina.
Há dúvidas sobre a justeza do preço na compra de um terreno, propriedade do Joãozinhodecastro, á beira de uma linha de água ali para os lados da Rotunda do Ganha Pouco. Diz-se que o metro de terreno foi pago como se fosse de construção! Terá sido verdade?Depois, a Câmara construiu -lhe um tanque em espaço público e conforme está e onde está, o tanque é também um perigo público, esteja cheio ou vazio, para quem passar por lá distraído.
Mas como a construção do tanque no espaço público está a ser muito criticada porque dá muito nas vistas, diz-se na vila que o “sabe tudo” de Bigorne vai disfarçar aquilo dando, ao Joãozinhodecastro, mais terreno público para depois alinhar o muro de vedação á Quinta. Não acreditamos,no que se diz por aí ,que aquela Quinta vai crescer. Não acreditamos mesmo.
Com as obras na rua principal da vila, tocaram em muitos terrenos, de muitos donos, desde a Garcia até ao cimo da Av. Maria Alcina Fadista, mas mexeram no jardim do Joãozinhodecastro? Se aquilo fosse de um pobretana ficava assim?
Mudam os presidentes mas o “sabetudo”continua, agora com o poder todo, dado por aquele que dizia que “ia correr com ele”. E esta?
Quem suceder ao sr. Carneiro nas próximas eleições só deve prometer que põe no lugar “o sabe tudo” para os custos com a incompetência e a arrogância serem drasticamente reduzidos, até porque não vai haver dinheiro depois desta “sementeira” de granito que não germina e nada produz.
E as dívidas que o senhor Carneiro vai deixar?
PS.:: Quando é que o “sabe tudo” de Bigorna manda compor o campo junto á escola primária? Não perguntamos ao senhor Carneiro porque não vale a pena. Ele não manda!