Visitantes

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ÁGUA E ESGOTOS


Já ouvimos o senhor Presidente da Câmara a afirmar que as suas prioridades são a educação, a acção social e a saúde.

Embora não vejamos o que fará de extraordinári o para dizer que a saúde é uma das suas prioridades, o senhor Presidente lá sabe e nós cá estaremos para ver.

As pessoas de muitas aldeias não compreenderão que a água e os esgotos não sejam uma das suas prioridades. Parece-nos mesmo que a água e os esgotos não o preocupam, pois é assunto que não faz parte das suas entrevistas nem dos discursos a que tivemos acesso.

Soubemos que há várias povoações que nesta época de Verão não tiveram água e vimos um camião da Câmara a transportá-la. Este esforço é louvável, mas não deve chegar e não é solução.

A acta da Câmara do passado dia 22 de Julho relata que gente da povoação da Cela, numa reunião, falou com senhor Presidente sobre a água e da necessidade de uma rede de esgotos. O senhor Presidente disse-lhes que a Cela não estava esquecida e que tinha sido feito um protocolo entre o Município de Castro Daire e a empresa das Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro e ficou-se por aí. Se numa futura reunião da Câmara Municipal lá aparecer gente de outra aldeia a falar do mesmo assunto, o senhor Presidente dirá sempre que a povoação X não está esquecida . Fica dada uma resposta mas quanto a compromisso, nada. E andará com essa lengalenga mais 3 anos? É que um ano já está praticamente passado e ainda não vimos nem sabemos de nada .

Essa empresa de Trás-os-Montes já começou a trabalhar no concelho?

Quais são as aldeias a ter esgotos em primeiro lugar? Sabe-se o que está a passar-se naquela fossa da Ponte Pedrinha. Muitos dias custa a aguentar aquele mau cheiro a quem passa na estrada. Coitada daquela gente que lá vive. E o que está a passar-se no nosso rio Paiva! Aquela fossa ainda funciona? Não precisa de ser arranjada? Não pensam construir uma nova ? A de Mões, por causa da escola ,está a transbordar e o Paiva é que sofre e sofrem todos os que consomem água do rio. Considerem isto uma prioridade . É preciso despoluir o rio Paiva para melhorar a qualidade da água que se consome nas nossas casas.

Vejam as fossas de Mões . São fonte de doença. Cá estaremos para assinalar os melhoramentos.

13 comentários:

Anónimo disse...

A acção social não é na casa do povo e com quem está lá? E a saúde não é com os médicos ? Acho muito bem que a Câmara cuide da educação, se preocupe com os transportes e com a comodidade das crianças.Mas resolver o problema da água é urgente porque não se admite que nós nas Nonteiras tenhamos um bom depósito ao cimo da Relva e a água passe para outras aldeias e nós sem nenhuma.

beirão disse...

Nos esgotos não chega abrirem valas e enterrar a tubagem nas ruas porque se não houver fossas em condições ainda é pior.

Anónimo disse...

Em Folgosa há terrenos inundados com a porcaria das fossas. Os donos já nem os cultivam. Mas o problema não são só os terrenos mas é também o rio onde chegam as águas das fossas.Junto á praia fluvial a água está muitas vezes imprópria e é pena porque é um lugar que não é por ser a nossa terra,mas é lindo.

Anónimo disse...

Em Savariz já nem falo em esgotos. Tivéssemos nós sempre água no Verão. É um problema antigo mas que,cada vez, se agrava mais, com mais gente cá no Verão. Aqui isto tem solução porque há muita água na serra e nem ficará muito caro.

Anónimo disse...

Se essas fossas de que falam estão a prejudicar o rio, então ainda vai ser pior se a fossa da Granja funcionar mal porque também está próxima do rio. As fossas têm de ficar sempre perto dos rios? Vai ser mais uma a prejudicar o rio Paiva e a àgua que as pessoas têm em casa?

Anónimo disse...

Não sei quando chegarão os esgotos a Ester, mas isso não me importa muito. O grande problema aqui é a água em vária aldeias. Ás vezes é da cor do barro. Mas nem a Câmara nem a Junta Têm olhado para isto a sério. A água devia estar em primeiro lugar. Fazem~se outras coisas que podiam esperar e o problema da água continua. Venham á Ribeira e vejam

Anónimo disse...

De facto o cheiro na Ponte Pedrinha ás vezes é insuportável.Quem lá vive tem sofrido bastante, pois se é mau para quem passa, como não há-de ser para quem está sempre.

Anónimo disse...

Em Lamelas é todos os anos o mesmo.E não há maneira de resolverem o problema. Na Portela é onde sofremos mais e com o depósito tão perto. A ´pouca água vai para os sítios mais baixos.Santa Margaridoa é que tem sorte.

Anónimo disse...

o que valeu alguma coisa foi a camioneta da câmara e dos bombeiros.

Anónimo disse...

Estranho o outro anónimo ser de tantas aldeias. Ou o outro anónimo conhece bem as fossas do concelho?!... talvez tenha tido a oportunidade e pouco tenha resolvido quando também ocupou o cargo de dirigente.

Pinto disse...

Ao que parece todos os anónimos acreditaram que " a sua obra era a 1ª prioridade ". Tenham calma, se calhar quem prometeu era anónimo!

Anónimo disse...

Um anónimo e um pinto pequenino não gostam que as pessoas digam o que se passa e até parece que incompreensivelmente se sentem atingidos. Estejam à vontade porque cada um que escreve aqui como anónimo ou como um igualmente anónimo pinto, também estou à vontade, e não serão as vossas manifestações que calarão quem livremente quer escrever. Doi-vos? Paciência porque quem não quer ser lobo não lhe veste a pele. E porque suspeitam de A e de B aqui vai mais uma queixa quanto às fossas de Lamelas. Culpem A ou B mas sou uma C e cada vez mais existirão outras queixas porque isto está mal e as promessas de fazer tudo a muitos foram muitas. Agora aturam-me e aturam os outros e não vale a pena incomodarem-se porque o incómodo é bom.

Anónimo disse...

Pelo que se Vê há falta de àgua em várias aldeias, o que não é bom quando ,ainda por cima, está cá gente a passar férias e não ter água para cozinhar e tomar banho é muiti aborrecido.