A monarquia espanhola tem vivido em crise últimamente porque se exige aos Monarcas e a toda a família real um comportamento exemplar, o que pelo vistos nao tem acontecido por lá.
Portugal é uma República mas em Castro Daire reina uma Monarquia, com Rei e Raínha,Príncepes,Princesas e Infantes.
A Monarquia Castrense está igualmente em crise. Há tempos deu-se o divórcio entre um Príncipe e uma Princeza, com o Príncipe a ser despedido pelo Rei que deixou de trabalhar no Palácio do Povo. Perdeu a mulher, perdeu o emprego como consequencia mas nao perdeu o direito aos filhos nem perdeu o direito de,em certos dias, os ter com ele.
Mas como a ex-Sogra é Raínha e Raínha é Raínha decidiu esta ir buscar uma criança à escola que,embora sendo sua neta, nao tinha autorizaçao de o fazer por parte do pai, Ex-Príncipe e Ex-genro.
Como o Ex-genro terá ficado indignado com a atitude da Raínha "Santa", sua ex-sogra, dirigiu-se, de imediato, ao Palácio Real, lá para os lados da piscina para levar a criança. Tal atitude, completamente normal e legítima, nao foi compreendida pela Raínha que tratou de lhe rascanhar o rosto e rasgar a camisa com o Anel Real que tinha uns contornos ponteagúdos, que devia ser proibido, mesmo tratando-se de um Anel Real, mas compreede-se o seu uso pois é suposto que uma Rainha com nivel nao usasse tao insigne símbolo como instrumento de ataque numa zaragata. Mas o certo é que, ao que consta, aconteceu e as autoridades devem tomar providencias porque há sempre a possibilidade de haver uma raínha desmiolada que usa o Anel Real como material bélico.
Com o rosto ferido e a camisa rasgada, o ex-Principe abandonou o Palácio Real e terá ido, de seguida, ao posto da Guarda Nacional Republicana apresentar queixa contra a Rainha, sua ex-sogra. Mas esperta como é a Rainha, apressou-se igualmente a ir à GNR apresentar queixa contra o seu ex-genro e ex-Príncipe, à velha maneira de que "uma mao lava a outra" Surpreendente,esperta, inteligente esta Rainha e abençoado o leite que mamou.
Conta-se que o Rei,alertado pela zaragata, dirigiu-se,logo, para o Posto da GNR num carro de todos nós,à nossa custa, mas compreende-se porque era urgente, pois nao sabia se havia alguma hemorragia que era urgente estancar e defender, perante as autoridades, sua esposa e nossa Ilutre e Nobre Rainha.
Mas parece que o "caso" da nossa Monarquia nao ficou por aqui porque diz-se que o Ex-Príncipe e a Rainha foram a um exame pericial a Viseu para efeito de processo judicial que se seguirá, um processo singular e pouco vulgar porque parece que vai haver uma arguida, um arguido em razao das queixas mútuas. Ao que isto chegou! Ao que chegou o nivel de quem nos governa.
Talvez para sanar isto e outras crises seria bom que o Rei, em vez de ir tanto à Igreja, se dedicasse a dar Religiao e Moral lá no Palácio Real e levasse um balde de água benta para espalhar pela casa e dar um valente banho à Rainha.
Conhecendo nós o estilo impulsivo do Rei,próprio de um ABSOLUTISTA, é de esperar que procure silenciar o ex-Príncipe, seu ex-genro ou com o uso de uma mordaça ou com um toque de magia fazendo-o desaparecer do Reino de Castro Daire.