Visitantes

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O COLETE


Hoje com uma maior cultura e também por imposições legais, é habitual verem-se os operários, com colete, nas obras. O colete é usado com factor de segurança e protecção.
Quem andou nos incêndios e, sobretudo, quem se empenhou no seu combate como foram os bombeiros e os populares reparou, nomeadamente, em Farejinhas e na zona de Lamas – Soutelo, que andaram por lá Presidente da Câmara e um Vereador passeando-se, em jeeps de bombeiros, ostentando Coletes de Promoção porque nada mais andaram por lá a fazer.
Podiam ter vestido o Colete da Protecção mas esse não se dependura até aparecer um  incêndio. Esse veste-se, não para parecer e aparecer, mas no trabalho e nas atitudes diárias de prevenção dos fogos florestais.
 Sendo o Presidente da Câmara o responsável máximo pela Protecção Civil Municipal, pergunta-se o que tem feito a Câmara, a que preside, nesta área?
Quantos  caminhos florestais já abriu, reabriu ou reparou desde que está nesse cargo?
Quantas faixas de protecção ás aldeias já foram abertas neste mandato?
Quantos pontos de  água já construiu na mancha florestal concelhia?
Desde que estão na Câmara, mais do que o Colete da Promoção, Presidente e Vereador deviam, diariamente, ter vestido o Colete da Acção, o Colete da Protecção, o Colete da Prevenção.
Mas para vestirem o Colete da Acção, da Protecção e da Prevenção deviam desgastar-se menos em conflitos com os Bombeiros em que tem grandes responsabilidades o Presidente da Câmara mas também o Vereador que ,tendo feito parte da Direcção dos Bombeiros, de lá se demitiu em conflito com os restantes e, ao que parece, ainda não terá esquecido essa demissão e as suas causas.
Pode haver ou ter havido erros de gestão nos bombeiros, nomeadamente, no tempo daquele que,agora, é vereador, mas isso não seria impeditivo das pessoas se sentarem á volta de uma mesa, debaterem tudo o que houvesse a debater, definir um rumo, cada um dar o que pudesse para atenuar as dificuldades presentes e, com boa vontade, olhar em frente, sem questiúnculas pessoais ou políticas pelo meio, de modo a que Castro Daire deixasse de ser palco mediático de ridicularias e de desgraças. È que só há disto nas televisões acerca de Castro Daire, com grande responsabilidade, maior responsabilidade para um Presidente de Câmara do que para um Presidente dos Bombeiros.
O Colete da Protecção, o Colete da Acção, o Colete  da Prevenção exigiria  o que só está ao alcance de alguém que tem alguma grandeza, o que não tem sido o caso.
Ninguém estará á espera que a Câmara suporte toda a dívida dos Bombeiros, mas também ninguém estava á espera de tão má vontade da Câmara quanto aos bombeiros.
A propósito de ajudar os Bombeiros e como há prejuízos que não têm preço e gritos de aflição de valor inestimável, uma senhora de Lamas, de poucos recursos, quando o fogo estava mais  afastado, disse que oferecia um Quadro que tem em casa para ser reproduzido por patrocinadores e cuja venda reverteria para os Bombeiros ao menos para o gasóleo não faltar. Independentemente da valia da ideia e dos seus resultados, aquela senhora que até é pobre, tem o que alguns não têm – boa vontade. Com boa vontade já muitos problemas estavam ultrapassados e o concelho tinha sido poupado á má imagem que estamos condenados a dar pela figura e pobreza  de discurso, de ideias e de certos  valores do Presidente da Câmara e de alguns que o acompanham.
E a pobreza é tanta que parece sentirem-se com o dever cumprido por aparecerem, vergonhosamente em carros dos bombeiros que guerreiam, ostentando os Coletes da Promoção, os Coletes da Exibição.
E o povo é que paga. Até quando?
PS.: O senhor Carneiro já clicou no balcão para aparecerem os Centros  Escolares?
Quando é que o tanque do joãozinhodecastro, construído na via pública, é destruído?
Ou o sr. Carneiro, o joãozinhodecastro e o de Bigorne vão acabar por não respeitar, já lá vão umas semanas, o que decidiram os vereadores do PS e do PSD?
E quem vai pagar a demolição e o outro tanque se for construído? Será a Câmara? Seremos nós todos, os contribuintes?

40 comentários:

Anónimo disse...

António Variações cantava"O Corpo é que paga". Os castrenses, com uma gestão ruinosa,dizem: "Povo é que paga". E é duro ver tudo isto. Não é?

Anónimo disse...

Este assunto dos bombeiros já foi debatido quanto baste neste blog, no entanto este post aborda dois pormenores que merecem o meu comentário.
O primeiro refere-se à quase ausência de trabalho no âmbito da Protecção Civil. Como se sabe, compete à Câmara planear e executar a abertura de estradões e fazer a manutenção dos que estão abertos. É a Câmara Municipal que deve fazer esse planeamento em conjunto com os Bombeiros e toda a Comissão Concelhia de Protecção Civil. Neste âmbito nada foi feito. Passaram quase três anos da sua tomada de posse e a Câmara só se lembrou de promover umas reuniões no auditório onde o Presidente e um dos vereadores foram tentar «dar nas vistas».
O segundo comentário é apenas para dizer que, sendo o Presidente da Câmara o primeiro responsável pela Protecção Civil do Concelho, é natural que ele esteja presente quando há alguma calamidade, algum incêndio, algum desastre. Deve estar presente, mas acompanhado pelos seus serviços, pelo seu gabinete, para dar colaboração aos bombeiros se eles precisarem dela. Com o relacionamento que o Presidente tem com os Bombeiros, qual poderá ser a sua colaboração?! O Presidente tem de «abrir os cordões à bolsa», caso contrário que colaboração pode dar aos bombeiros? Se vai para o incêndio no carro dos bombeiros, só vai estorvar! Devia estar junto do comando para poder decidir sobre os apoios logísticos, não devia andar a «mostrar-se» pelas estradas onde o fogo estava a chegar!
Fico-me por aqui, mas desejo que as relações entre o Presidente da Câmara e os Bombeiros se recomponha com rapidez. Os castrenses não estão para aguentar mais «tacanhês» e «burrice». A imagem de Castro Daire junto de outros concelhos está muito em baixo por causa destas questiúnculas.
Boa Páscoa a todos os leitores, aos administradores do Blog e, em especial, a todos os castrenses que não podem passar a Páscoa junto das suas famílias.

novas oportunidades disse...

Li e voltei a ler.......
O administrador do blog antecipou-se e deu a verdadeira pista de quem é? Entenderam a pista.
Falou em dois lugares. Farejinhas e Lamas.

O administrador do blog ficou sábio e esperto!!!!!

Ainda não me respondeu às minhas questões? Quinta feira há missa

Anónimo disse...

O colega comentador fala de pistas. Pistas para os incêndios seriam um luxo. Não queria tanto.Bastava fazer manutenção dos caminhos e abrir outros para que o combate aos incêndios fosse mais fácil e mais rápida evitando-se que os fogos se desenvolvam tanto. Mas para isso era preciso que houvesse um bom relacionamento entre o Presidente da Câmara e os bombeiros, dialogassem acerca de um plano de intervenções e o concelho estivesse mais preparado para enfrentar os incêndios. Isto é que era importante e não as cenas televisivas a que se tem assistido nem as entrevistas do sr. Presidente da Câmara á Rádio Limite e á Rádio Lafões em que se mete na vida particular do Presidente dos Bombeiros e em que estupidamente atacou o modo como os bombeiros atacam os incêndios.

Anónimo disse...

De farejihas e de Lamaas só conheço uma pessoa que é o reguila! o reguila é que é o adminisgtrador deste blog?

Anónimo disse...

Criar as condições necessárias para a defesa da floresta, segundo o Presidente da Câmara, não dá votos. Os caminhos florestais não se vêem, a não ser quando há incêndios e depois lá aparece com o colete como salvador da Pátria quando nada fez para salvar ninguém.
As que interessam são as obras na vila porque cá toda a gente as vê! Infelizmente os grandes fogos que já houve descobriram que o senhor Presidente nada tem feito.

novas oportunidades disse...

Li e voltei a ler........
Não é esse o administrador. É mais alto do que o reguila.

Estes anónimos estão cada vez mais nervosos com as constantes entrevistas do Presidente de Câmara.

"Se fala é porque fala.
Se não fala é porque não fala".

Tenham calma, porque o Presidente quando fala, fala bem.

E já agora onde estava o governo PSD/CDS nos incendios. Quais foram as medidas que eles tomaram com todos aqueles hectares que arderam?

No governo do Socrates ainda veio a Castro Daire o Ministro da Agricultura e da AI.(Incendio de Moledo - no ano passado). E este governo PSD/CDS não sabia dos incendios? Pois não.

Anónimo disse...

De facto, os membros do (des)governo do PS, vieram aproveitar-se das populações em sofrimento, prometendo-lhes mundos e fundos que nunca chegaram. Curioso, onde é que eu vejo uma situação idêntica?....há! Na CMCDR.

Anónimo disse...

Ri e voltei a rir.
É que o(a) novas oportunidades no tema anterior comentava.
Sexta feira só se come peixinho!
Deixa que te diga, tu pões-te mesmo a jeito para te malharem! És mesmo burro(a)!
Essa recomendação deves fazê-la ao teu dono, pois ele é que tem a arca cheia de cabritos, do Américo de Savariz e de tantos outros Américos.

Anónimo disse...

FAÇO DAQUI UM APELO E ROGO POR FAVOR DEIXEM O PESSOAL DA CAMARA(PRESIDENTE, E OUTROS LACAIOS) EM PAZ, PORQUE ESTAMOS EM ÉPOCA PASCAL E A LEI DE DEUS DIZ PARA NÃO BATERMOS EM MORTOS. E ESSES ESTÃO TODOS MAIS QUE MORTOS, EM TERMOS POLITICOS É CLARO.

Anónimo disse...

Mortos e já cheiram mal!

Salvador disse...

Não é na Páscoa que se celebra a ressurreição? Se estão mortos podem ressuscitar! Vocês estão condenados ao inferno por falta de fé. Vão arder nas chamas profundas do inferno. E o catequista, papa-hóstias, cantor do coro, assistente de missas e funerais lá de cima, do céu a ver o vosso sofrimento. Seus pecadores!

Se tivessem andado a apagar fogos como andou o nosso Fernando já teriam uma ideia aproximada do inferno que vos espera, onde não faltarão lágrimas e ranger de dentes. Nem vou continuar a falar do inferno porque já é tarde e com tanto medo ficam com insónias. Amen!

Incendiado disse...

Fiz copy past diretamente da pagina da câmara para vos mostrar quais as competências da CMPC:

"A Comissão Municipal de Protecção Civil (CMPC) tem como principais competências e composição as que constam no n.º 2 do artigo 40.º e artigo 41.º da Lei de Bases de Protecção Civil e do artigo 3.º da Lei nº65/2007 de 12 de Novembro (protecção civil no âmbito municipal).

Convocação
Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire

Composição
Vereador Substituto da Protecção Civil
Comandante Operacional Municipal
Comandante Bombeiros Voluntários de Castro Daire
Comandante Bombeiros Voluntários de Castro Daire
Comandante do Posto da GNR Castro Daire
Autoridade de Saúde do Município
Dirigente máximo da Unidade de Saúde Local
Representante da Segurança Social
Representante do Hospital São Teotónio de Viseu
Representante da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire

Competências
a) Accionar a elaboração do plano municipal de emergência, remetê-lo para aprovação pela Comissão Nacional de Protecção Civil e acompanhar a sua execução;
b) Acompanhar as políticas directamente ligadas ao sistema de protecção civil que sejam desenvolvidas por agentes públicos;
c) Determinar o accionamento dos planos, quando tal se justifique;
d) Garantir que as entidades e instituições que integram a CMPC accionam, ao nível municipal, no âmbito da sua estrutura orgânica e das suas atribuições, os meios necessários ao desenvolvimento das acções de protecção civil;
e) Difundir comunicados e avisos às populações e às entidades e instituições, incluindo os órgãos de comunicação social.

Lei habilitante
Lei n.º 65/2007 de 12 de Novembro"

Está bem escito e fica bem no papel!
Também vi na comunicação social que não deixaram falar o presidente, talvez pensando nas argoladas que iria meter, pois é costume todas as vezes que abre a boca.Falou o vereador que por coincidência abandonou os bombeiros quando estes estariam no fundo do poço, estranho, abandonar o barco tal como aquele comandante dum cruzeiro que abandonou os passageiros enquanto o barco se afundava, que tão falado foi na comunicação social, não sei porquê mas quando se fala nessa noticia o comandante faz-me lembrar sempre este vereador.Estava eu dizendo que quem falou desta vez à comunicação social foi o tal comandante, perdão, o tal vereador, conforme podem confirmar na edição de 30/03/12 na Sic,onde pude confirmar que a burrice é coletiva, pois este meteu os pés pelas mãos com as declarações que prestou, chegando ao ponto quando questionado por os montes não estarem limpos, este entre muitas desculpas dizer que só tem uma engenheira no gabinete tecnico florestal, tendo falta de pessoal, ridículo, qualquer ignorante sabe que a engenheira não vai limpar os montes, sabemos que é o executivo que tem poder para ordenar a limpeza do mato!É típico, deste comandante, perdão,vereador,deitar as culpas para um subordinado do que assumir as responsabilidades!
Mas vou deixar um conselho:
Já que optaram por esta segunda escolha para falar à comunicação social, é melhor arranjarem uma terceira opção, porque esta segunda escolha não foi a melhor, também é copy past do presidente,pensando bem já não sei é se o presidente é copy past do comandante, perdão vereador!

Anónimo disse...

Últimos números das termas do carvalhal:
Aquistas: 2
Estagiárias: 20
Contratadas: 42???

Realmente, com tanto pessoal para apenas dois clientes, as Termas do Carvalhal devem ser o n.º 1 mundial no rácio clientes/funcionários.

Assim anda o nosso dinheiro... depois não chega para as obras nas aldeias!!!!

Anónimo disse...

A gestão da Câmara está a ser tão boa que com as Termas fechadas tiveram lá 17 funcionárias sem terem nada para fazer. Isto só de tolos!

novas oportunidades disse...

Li e voltei a ler.......

O anónimo anterior é mesmo muito esperto. Mas vou esclarecer o sábio anónimo, porque de missa não entende nada e de colinária também não. Mas vou esclarecer: Há Sexta Feira na minha casa é custome comer coelho estufado, mas tive de dizer á patroa que temos de comer pescada. Agora não sei se vai ser estufada, grelhada ou assada.

Já que os anónimos sábios sabem tanto e estão bem informados, qual é a razão para o administrador não responder às minhas questões?

Agora para os anónimos Sábios: "Acham que o governo PSD/CDS tiveram bem em não dar a cara pelos incendios que ocorreram em Castro Daire e noutros conselhos do nosso Portugal?

Tenham calma, muita calma

Bons Sonhos.......

Anónimo disse...

O ano passado o sr, Fernando Carneiro deu á língua a anunciar a vinda do Ministro da Agricultura á zona de Cela - Lamas para dar apoios aos proprietários lesados pelo incêndio.

Ainda antes da vinda do Ministro da Agricultura, o sr. Fernando Carneiro disse que os técnicos estavam a avaliar os prejuízos para haver ajudas.

O Ministro lá veio depois de ter acabado o incêndio fazer um discurso a correr entre Lamas e Cela.

Passado quase um ano, pergunto ao sr, Fernando Carneiro:
-Qual foi o valor do prejuízo desse incêndio avaliado pelos técnicos?
-Qual foi o valor da ajuda prometido pelo senhor Fernando
Carneiro?
-Esses subsídios já foram recebidos? Quantos proprietários receberam?
- Ou tudo não passou de promessas?
- O sr. Fernando Carneiro já mandou avaliar os prejuízos do incêndio da semana passada.
-Quando vai estar pronta essa avaliação?
-Que compensações vai haver para os prejuízos?
-O que vai fazer a Câmara na área da floresta daqui até ao Verão?

-Ou espera o Senhor Presidente da Câmara eo senhor Vereador Moita pelos incêndios no Verão procurando,daqui até lá,mandarem lavar, engomar e dobrar os seus coletes para voltarem a vestir quando a sirene quando tocar?

É esse o trabalho que vão fazer? Antecipadamente,desde já, os nossos parabéns.

Anónimo disse...

Será verdade que o Plano Municipal de Emergência foi desactivado antes do tempo?

Será verdade que como consequência dessa desactivação, as despesas do combate ao incêndio da zona de Lamas,Soutelo e outras povoações vão ser suportadas pelos Bombeiros de Farejinhas?

A ter acontecido essa desactivação antes do devido tempo,quais os critérios em que o senhor Presidente da Câmara se fundamentou para tomar tal decisão?

CORTAADIREITO disse...

Esqueci-me de dizer que quando está activado esse Plamo de Emergência quem suporta as despesas com combate ao incêndio é a Câmara.

Anónimo disse...

Já verificaram que o Carneiro abriu concurso para mais 8 funcionários (favores politicos)... é inacreditável!!!
Nem a oposição (PSD) chama à atenção para isso?
Este executivo aumentou em muitos milhares de euros a contribuição mensal para pessoal... Está a hipotecar o próximo e os próximos executivos!!! VERGONHA!

Anónimo disse...

Carneiro transformou aquilo numa colmeia. >A abelha-mestra está na casa do povo para arrumar os cabritos. Dizem que tem uma arca lá nos fundos.

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer se o Lemos ainda é militante do P.S.D?
É que dizem por aí que para a lista da comissão politica do P.S.D que vai a votos dia 14 deste mês, estão a contar com ele! Será? para já não creio, mas que ele vai fazer de tudo para deitar o Fernando abaixo, isso vai com certeza.
Ele quer ter o pazer de dizer que foi ele que o lá meteu, e agora é ele que o tira de lá!

Anónimo disse...

Tudo isto é vergonhoso.Ninguém,no Governo tem conhecimento disto?Maldita carneirada que não devora o mato,mas tão só as finanças municipais e púbblicas.Há que proceder ao funeral desta canalha,sem esperança de ressurreição...

Anónimo disse...

Realmente vestir os coletes quando há fogos é muito pouco .È preciso fazer trabalhos na floresta para sua defesa embora se saiba que os senhores da Câmara gostam é de fazer obras que dêem nas vistas e arranjar caminhos nos pinhais não se vê. Mas não é por não se ver que devem ficar no rol do esquecimento.

Anónimo disse...

O Luis Lemos não irá, creio eu para o PSD, até porque para velhos do restelo bem bastam os que vão entrar agora...

O Fernando fez uma purga no PS. Há por aí uns que estão a tentar fazê-la no PSD.

Acho que quem vai ficar a rir é o Sr. Fernando com os do PSD a cair de podres... e dos podres!!!

Além disso, dizem que a futura comissão política do PSD é liderada por um Luís, mas quem vai ficar a MANDAR é o António Giroto, que está mortinho para ser candidato à Câmra.

Anónimo disse...

Quando um funcionário ,com o seu procedimento,não prestigia a Função nem o Organismo que lhe paga,que atitude deve tomar quem lhe paga?-Procedimento disciplinar.Por que espera a autarquia?

Anónimo disse...

Tanto quanto sei,na lista do P.S.D não haverá Velhos do Restelo.bem pelo contrário.
É uma lista de gente nova,com ideias novas e com provas dadas!Se for realmente como me diseram, terá o meu apoio incondicional.Será gente que não anda à procura de tacho, gente que está empregada e apenas quer ajudar a sair deste caos em que nos encontramos.

Anónimo disse...

Empregada e reformada esta gente do PSD!!!

Anónimo disse...

O PS já tem candidato assumido há muito. É o Carneiro e só Carneiro porque não deixa que seja outro.E já se viu que não presta.O PSD tem várias pessoas que podem ser boas candidatas e e boas ou muito boas como Presidente da Câmara. Vai haver vários nomes na praça pública mas até pode ser alguém de quem não se fala. Estarei atenta e curiosa.Na hora de definirem quem é cabeça a lista, o PSD só pode orientar-se por um objectivo que deve ser de todos - devolver a dignidade e a credibilidade ao cargo de presidente da câmara.

Anónimo disse...

De facto a família acarneirada sente uma especial apetência "melífera".Reparem no Carneiro da Junta de Freguesia...Então agora já não pratica o "tempo inteiro"?Desta forma o "mel " escorre mais,com menos trabalho...Isto é que é uma "de3voção" pelos "fregueses'...Pobre país e infelizes castrenses.Corram com tal camarilha que vos devora.

Anónimo disse...

Quando é que alguns chefes de divisão a começar pelo de Bigorne deixam de estar nesses cargos legalmente ou se demitem ou são demitidos? Ó senhor Carneiro quando é cumprida a lei? Quer que se participe isso aos organismos? O senhor Carneiro para isto está acima da lei? Deixe-se estar a jeito.

Anónimo disse...

Lanço daqui un desafio aos bloguistas.
onde é que o Lemos vai ficar nas próximas eleições?
Fica no P.S ?
Vai para o P.S.D ?
Vai como independente?
Vai para casa gozar a reforma e gozar a vida?

CONTRAAHIPOCRISIA disse...

Não seria lindo nesta altura de sacrifícios pôr o Carneiro,o Ernesto e o joão duarte oliveira,cada um com sua picareta a destruirem po tanque da pouca vergonha? Eles são tão católicos que era justo fazerem esta penitência pelo pecado que cometeram, pois não está certo paparem hóstias e´andarem a roubar o público.

Anónimo disse...

Digo com imensa amargura:Sr. Dr. João...já deu muito pelo concelho...Dê espaço aos mais novos e acredite neles.Não acredite no bom sucesso do "namorico",real,visível,entre o "carias"e´´o o Fernando "papa-hostias".O sr é uma pessoa esclarecida em questões doutrinais de fé.Não perca tempo com Penude... O sr Bispo já sabia de tudo e não acreditou em si ,à semelhança do que aconteceu com o elogio ao "coveiro de Bigorne".Sr doutor,detenha-se,-caso contrario não tem quem o leve,morto,para o seu sumptuoso jazigo,...nem sequer os bombeiros do seu ex-amigo Antonio.Cuidado,doutor,há quem o queira enterrar vivo.

Anónimo disse...

E,no que toca a "chitas",...não se meta nisso nem sua Excelentíssima esposa.Sejam mais prudentes e descobrirão toda a aldrabice que a envolve e interesses financeiros,sim,financeiros,a coberto das "coisas da igreja".V.Ex.não é ingénuo,muito menos burro ou estúpido.Pense nisto.

Anónimo disse...

Por que não,uma manifestação de desagrado da acção camarária-digamos carneirada-,em frente ao "pombal",pedindo uma intevenção governamental,visando o comportamento daquele que diz que manda,mas não manda nada e enfiar o tal de Bigorne,no gavetão de "tristes memórias duma autarquia",vergonha e menoridade dum municipio envergonhado e humilhado,com tanta gente honrada,séria e capaz...até de lhe partir as "fussas" a tal animal...

Anónimo disse...

O plano de emergência foi actividado e desativado, mas quem paga a fatura são os Bombeiros de Farejinhas...

Anónimo disse...

Isso de desactivar o Plano de emergência quando andava a lavrar o fogo perto de Lamas e de Soutelo foi uma decisão irresponsável que não vamos esquecer. Num dia pôs isso em execução ,no outro retirou-o. Foi por não gostar daqui, do pessoal de Soutelo e Lamas? Diga isso ou não tem coragem? Venha cá aos votos depois e vai ver o resultado.

Anónimo disse...

Há dias um "carneiro"-,mais um!-mostrou a sua indignação;sim,estava furioso: é que,dizia ele,foi o filho da mãe do "corista",catequista e papa-hóstias,que diz que manda na Câmara,mas não manda nada,que ofereceu ao seu "confessor-carias",de certezinha o papel para o convite e lembrança de que pagar côngrua é um dever imposto pela Santa Madre,Superioa,Igreja.Vinha em papel cor-de rosa!Isto é que anda por aí um compromisso de "lealdade-igreja-politica encarneirada!-Não deram conta disso?".Mantenham-se vigilantes,mesmo não orantes e verão como eles caem nas "TENTAÇOES CARNAIS"...

Anónimo disse...

Meus meninos,como dizia um professor meu :-só o colete,continuarão desnudados e desprotegidos e, daqui até ao próximo ato eleitoral,já não conseguem apertao o cinto,suspensórios e pára-quedas...-A "QUEDA" é inevitável... E lá terá mais um trabalhito o "especialista destas lides-O COVEIRO DE BIGORNE E VALE DO PAIVA!... EH...EH... Olarilolé.