Visitantes

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A MÁ GOVERNAÇÃO

Quem anda pela rua e fala com as pessoas sabe que cresce a convicção que a Câmara está a ser mal gerida e está a ser desperdiçada uma grande oportunidade do concelho se desenvolver.

É sabido que dificilmente voltará a haver uma oportunidade como esta em que a Câmara está a receber muito dinheiro da União Europeia. Devido a essa comparticipação da União Europeia, a Câmara só paga 20% ou 15% do valor das obras com dinheiro próprio e para pagar esta pequena parcela (20%, 15%) até contraiu um empréstimo de mais de 2 milhões de Euros com juros elevados, não se comprometendo o senhor Fernando Carneiro a pagar, neste mandato, nem um cêntimo desta dívida. O contrato é assim!

“Fazer agora e pagar depois” foi a política socialista a nível nacional. Já todos estamos a sentir os seus resultados e a pagar uma pesada “factura”. Ora é essa mesma política de gastar “agora” e pagar depois que está a ser seguida pelo actual Presidente da Câmara. Vai, por isso, deixar uma má herança a quem lhe suceder, mas, sobretudo, uma má herança para todos nós e para as gerações seguintes num tempo em que não vai haver Fundos Comunitários e a possibilidade de contrair mais empréstimos é muito, mas mesmo muito reduzida porque o concelho tem de pagar as dívidas e na própria Banca o dinheiro é pouco como se sabe. Por isso, estamos a ser levados para um beco sem saída por desnorte e por irresponsabilidade política.

Mas se o dinheiro da União Europeia e os mais de 2 milhões de euros pedidos á Caixa Geral de Depósitos fossem bem utilizados não haveria razões para criticar. Mas a crítica existe e só pode ser feroz porque grande parte desse dinheiro não está a ser usado onde é necessário. Os grandes problemas vão ficar por resolver e, entretanto, esta oportunidade de desenvolver equilibradamente o concelho é perdida e o dinheiro não volta. Ficam as dívidas e os problemas maiores e mais graves.

Neste mandato não houve nem haverá obras de saneamento básico em qualquer aldeia.

Não vai ser feita qualquer nova ETAR para Castro Daire e aldeias vizinhas quando se sabe que a actual é velha, ultrapassada, pequena para a população que serve e é público que, em virtude de tudo isto, está a criar problemas ambientais no rio Paiva-

Muitas estradas a necessitar de investimento vão ficar como estão.

Os Centros Escolares que representavam um salto na qualidade de ensino no concelho e que eram a grande prioridade para o actual Presidente, tudo indica que vão ficar por fazer na totalidade ou em parte. Ficam os projectos que o senhor Fernando Carneiro mandou fazer em mais um acto de desperdício absolutamente gritante, nomeadamente, o do Centro Escolar de Parada há muito abandonado.

O Multiusos nem vai ser começado.

Fazendo um esforço, esqueçamos tudo isto e fixemo-nos em Castro Daire.

Quando era Presidente da República, Mário Soares realçou o “Direito á Indignação”. Apesar da falta de sentido democrático por parte do SR. Carneiro, o “Direito á Indignação” continua a existir. Por isso, temos conhecimento que muitos castrenses estão indignados com a inqualificável utilização que a Câmara está a dar a “rios de dinheiro”. Nuns lados podia-se poupar e fazer obras com menos custos, sem enterrar tanto granito e noutros sítios, as OBRAS NÂO DEVIAM SER FEITAS PORQUE NÃO SÃO OU NÃO ERAM NECESSÁRIAS.

Deixando de lado os exageros nos custos e o granito enterrado que revolta tanta gente que não tem acessos aceitáveis a suas casas ou ás suas aldeias, falemos do que está em curso na Rua Padre Américo e do que querem fazer na AV. Maria Alcina Fadista.

Isto merece a indignação das pessoas porque não havia qualquer justificação para intervir e gastar tanto dinheiro naquela rua atrás do tribunal. Sabemos que já aqui falámos disto, mas não podemos deixar de o fazer novamente porque os castrenses precisam de fazer eco da sua inteligência, da sua opinião e da sua revolta. E não falamos, para já, dos resultados dessa obra.

E não vale a pena a gritaria e a berraria do senhor Engº Ernesto porque não nos convence nem convenceu os castrenses que já tratou mal por causa de obras e das obras. Devia utilizar a força da razão, mas como a não tem substitui-a pela força da língua. E que língua atrevida!

Sabemos que, na Câmara, esse técnico, que devia ser só técnico, tem voz de comando e comanda ,realmente, como sabemos, aquele que foi eleito para presidir mas que não preside. Cá fora, não comanda os castrenses ainda que se calem por terem a educação que outros não têm. Mas não os convence! Cada vez convence menos. Ainda convencerá alguém esse “ILUMINADO”?

A indignação de que aqui fazemos “eco” não abranda e até cresce perante mais um atentado que se avizinha ao desenvolvimento do concelho e ao combate ás desigualdades no progresso das freguesias. Esse atentado ao interesse geral do concelho já começou com a compra de terrenos para transformar a Avenida Maria Alcina numa auto-estrada, de duas faixas em cada sentido e de separador ao meio.

Houve algum estudo sobre o número de veículos que lá passam por dia?

Houve queixas de “engarrafamentos” do trânsito? As pessoas perdem lá muito tempo na fila?

Essa auto-estrada vai ter continuidade pela vila abaixo? Onde acaba? Como acaba?

Essa auto-estrada, para cima, onde termina? Vão abaixo as Bombas da Galp e a oficina em frente?

Termina na Estrada Nacional, acima das bombas da Galp? E a Estrada Nacional, para a auto-estrada acabar bem, também vai ser transformada em auto-estrada? Até Lamego?

Já que o Presidente da Câmara não manda nada, muitos castrenses, através dos “Ecos do Paiva” dizem ao SENHOR ENGENHEIRO ERNESTO:

-TENHA DÓ DO NOSSO DINHEIRO!

- Receba o vencimento e fique em casa porque o concelho fica a ganhar.

O concelho dispensa-o e anseia vê-lo pelas costas! Alguém duvida?

41 comentários:

Heitor disse...

Mas a culpa também é da aida gulosa e do joão branquinho! "Eles comem tudo e nã deixam nada".

Anónimo disse...

O João branquinho já beneficiou com isto, segundo se ouve dizer pois vendeu um terreno onde não podia fazer nada por um preço igual aos dos terenos onde se pode construir.A propaganda no jornal está a render e as fotografias de primeira página também. Só o zé povinho é que perde.

Anónimo disse...

É altura de pensar numa forma de mostra a nossa indignação. Basta de desperdício, basta de incompetência,basta de arrogância, basta de vingança, basta de rancor etc. Vamos marcar um dia para mostrar o nosso descontentamento. Vamos mostrar que não aceitamos tudo. Apareçam sugestões para o dia.

Anónimo disse...

O joão branquinho sabe viver. Ainda lá há-de colocar o filho a comandar as tropas e outros negócios farão. Ainda há lugar para outro busto?

Anónimo disse...

Como li em algum lado sobre o espírito português:
"borá lá fazer uma revolução a sério e mudar isto tudo de uma vez?"
...."SIM!!!"....
"Então vá camaradas vão andando que eu vou só ali carregar o telemóvel"
É que é mesmo isto, falam aqui de manifestações, mas ninguém quer dar a cara.

Anónimo disse...

Alguém sabe o preço do metro que de terreno que foi pago ao tal João Branquinho? Não sei de quem se trata mas os terrenos que dão para construir tem um preço e os outros devem ter outro mais baixo.Se não é assim, qual é a razão?

Anónimo disse...

Quem é que anda a comprar os terrenos na Maria Alcina Fadista?
É o sr. Carneiro ou é o engº?

Anónimo disse...

Se estou a ver bem, esse João Branquinho não dá ponto sem nó. Aproveita-se para fazer "render o peixe"e outos compram esse "peixe" reles ao preço do bom para merecerem estar de bem com quem julgam que ainda tem muita influência e que se diz detentor do 4º poder. Não estão a ver que é um "bom negócio" para as duas partes? O povo é que paga!

Anónimo disse...

Com dinheiro que vem de fora e com o emprestado o senhor presidente da Câmara podia evitar luxos desnecessários e distribuir o dinheiro por mais obras que beneficiariam muito mais gente. Assim gasta tudo ou a maior parte no Carvalhal e em Castro Daire ficando os outros sem nada.Se pensa que ganha com isso, só perde porque já muita gente viu isso, mesmo gente que votou no senhor Fernando. As pessoas não são cegas e vêem os erros que está a praticar.

Anónimo disse...

A pagar 15% ou 20% do valor de uma obra e para isto pediu dinheiro emprestado a um banco muitas obras podiam ser feitas se diminuissem certas coisas em algumas e tivessem a preocupação de olhar de um modo igual para as aldeias. Na nossa vila gasta-se muito dinheiro mal gasto.Não verão que estamos em tempo de crise e é preciso pensarem muito bem onde vão aplicar o dinheiro. Não há ninguém que chame á atenção?

Anónimo disse...

Bem era precisa uma fossa nova na vila porque quem é pescador sabe a lástima em que está o nosso rio na zona da Ponte Pedrinha.Aquela fossa não pode funcionar porque se funcionasse não se via o que se vê no rio. De lá não vem só água suja, vem muito mais. Só quem já viu é que pode imaginar a porcaria que lá está e o que se vê no rio, nem é bom falar nisso.

Perguntão disse...

Ao Anónimo que disse...

"... Só quem já viu é que pode imaginar a porcaria que lá está e o que se vê no rio, nem é bom falar nisso."

Se não é bom falar nisso, porque fala?

Anónimo disse...

E a renovação de 17 contratos nos balneários por 8 meses em altura que até vão estar fechados.

Anónimo disse...

Fazer outra fossa é uma necessidade e devia estar antes de muitas outras obras

Anónimo disse...

Acabo de ler um comentário em que me custa acreditar, pois é dificil acreditar que tenham sido renovados 17 contratos quando os balneários termais vão estar fechados vários meses como é costume.
Isto, a ser verdade, consiste em a Câmara pagar vencimentos para as pessoas não trabalharem.Esta é uma gestão que devia ser investigada porque algo de anormal está a passar-se. Desgovernar com o dinheiro dos outros não custa nada.
O comentador que deu esta informação desta louca gestão podia dar mais pormenores se souber. Digo isto porque custa a acreditar no prolongamento de 17 contratos nas termas do Carvalhal nesta altura do ano.É mesmo verdade?

Visigodo disse...

Que houve uma renovação de contratos é verdade.

Que as termas vão fechar "tantos" meses não é verdade.

Se te informares junto das pessoas que estão lá para isso vais ficar de cara à banda.

Depois vais ver que até não é difícil evitar dizer asneiras.

Anónimo disse...

A gestão do do Sr. Fernando Carneiro é vergonhosa. São despesas e mais despesas desnecessárias que vão arruinar a Câmara por muitos anos porque está a criar empregos e a fazer contratos, ao contrário de muitas Câmaras que estão a reduzir as despesas.É uma vergonha o modo como o sr. Fernando Carneiro desgoverna a Câmara. O que é que as 17 funcionárias a quem foi «renovado o contrato por 8 meses vão fazer com as Termas fechadas? Ficam a fazer companhia umas ás outras para não terem medo porque trabalho nas Termas não têm? Já se sabe que vão fabricar uma razão qualquer para pagar vencimentos desnecessários. Bem dizia a D. Aida: "Agora vamos nós para lá" e lá estão a fazer palhaçadas e despesismos.Se lhe saísse do bolso, de certeza que o Fernando Carneiro não fazia as asneiras que está a fazer.Quem fica de cara á banda é o concelho com esta administração. Ainda dura o pagamento de promessas das outras eleições ou ´são já privilégios para garantir os votos nas próximas? Esse homem só olha ao votito.Pelo voto até vende a alma ao diabo. Abrenúncia!

Visigodo disse...

Gosto de atacar (estes ou outros) quando vejo razões para isso.

Mas

"Que as termas vão fechar "tantos" meses não é verdade."

Informa-te!

"Se te informares junto das pessoas que estão lá para isso vais ficar de cara à banda.

Depois vais ver que até não é difícil evitar dizer asneiras."

Anónimo disse...

Houve, há já centenas de anos, os Celtas, Os Iberos e os Visigodos. Esta encarnação de Visigodo que anda por aí agora proveio de algum "OVNI"? Estará também sentado no pedestal, sem nada fazer, como vão ficar as funcionárias das Termas?
Haja quem ponha algum tino nessas cabeças iluminadas que proliferam no Município.

Anónimo disse...

Os comentadores não devem estar contra as 17 pessoas contratadas porque a vida está difícil e tem de se aproveitar todas as oportunidades.
Quem não perdeu o juízo tem é de estar contra esta gestão desnorteada e desastrosa do sr. Fernando Carneiro. Não se importa de gastar o dinheiro deste e de outros modos.Em poucos dias põe a Câmara a pagar vencimento a estas 17 pessoas mais a uma enfermeira, a uma nutricionista e a uma museóloga. São mais 20 vencimentos escusados e não tem vergonha de dizer que vai apagar muitos candeeiros de iluminação das ruas nas aldeias. Deita dinheiro fora com pessoal e quer cortar na iluminação das ruas.Este homem estará bem? O que é isto? Saberá o que está a fazer?

Anónimo disse...

Mais vinte ordenados mensais é demais! Onde vai parar a Câmara assim? Só pode ser na falência. Venha a TROICA para Castro Daire porque este senhor não sabe governar.

Aidinha disse...

Com estas obras o concelho vai ficar mais culto.
Com estas contratações as Termas vão ficar mais bem apetrechadas.
A Rua Padre Américo vai ser redenominada o passeio do carneiro.
As termas do carvalhal vão ser o SPA do rebanho.
Como o concelho ainda tem muitos rebanhos, é preciso pessoal para cuidar deles.
É preciso aliar a cultura com o bem estar corporal.
Deixem-se de criticar as acções geniais deste que vós mesmos escolhestes para vosso prefeito.
Ele está a cumprir o que prometeu: Ser diferente.

Anónimo disse...

Está ser diferente e muito rigoroso nas contas.Diz que vai cortar em tudo. Só aumenta o pessoal!Debaixo daqueles telhados tem os votos certos de todos.Dos das obras tem os votos de todos mais os das famílias. Do pessoal que continua a meter, o carneiro já fez as contas (dos votos)desse pessoal, mais os das famílias , mais os dos amigos. Feitas as contas e estas dos votos é que interessam ao carneiro vê-se que é uma farturinha.Até dizem que ele está com a cabeça gasta destas contas.As contas dos euros não interessam ao carneiro e com essas dorme ele descansado mais a sua Aida. Aquela Aida que foi,é e será a alegria da campanha.

Anónimo disse...

Se na vida dele fizesse como está a fazer na Câmara quando morresse não deixava herança nenhuma aos filhos. Bem até deixava, deixava-lhes dívidas para eles pagarem.Mas como com o dinheiro dele não se entrega a gastar sem tino, os filhos vão ter uma boa herança. Os castrenses é que ficam deserdados e a pagar as dívidas que nos vai deixar daqui a dois anos. Ainda falta tanto! Ainda vai estragar tanto dinheiro.

Visigodo disse...

“Houve, há já centenas de anos, os Celtas, Os Iberos e os Visigodos.”
Ainda aqui faltam os Godos, os Romanos e muitos outros mais ou menos bárbaros. Isto sem contar com os Mouros, por exemplo! Só não percebo é isto dos OVNI; se calhar este é o brinquedo preferido do “Anónimo”.

Não estou sentado em nenhum pedestal porque é um sítio incómodo como o catano.

Anualmente faço uma temporada nas Termas do Carvalhal e vejo como os funcionários das termas são competentes e diligentes (coisa que se calhar o nosso agastado anónimo não sabe o que é).

Com respeito ao Município (este ou qualquer outro) o anónimo falhou o tiro.

Para finalizar vou aproveitar a sua deixa. “Haja quem ponha algum tino nessas cabeças iluminadas que proliferam” por aí ao sabor do rendimento mínimo (leia-se rendimento dos vadios e drogados).

Ah! ... E não seja tão azedo!

Anónimo disse...

Ainda não se viu ninguém a duvidar da competência das funcionárias das Termas. Se não fosse a sua competência, o seu profissionalismo e a sua simpatia as Termas quase podiam fechar as portas. Não venha agora o Visigodo inventar e mentir nem desviar o assunto do debate porque o que aqui se tem criticado, por vários comentadores, é a péssima gestão da Câmara Municipal. Podem dizer o que quiserem mas nunca conseguirão justificar o desgoverno que é a Câmara, nesta altura, estar a pagar 17 vencimentos de pessoal das termas mais os outros elevados (3)vencimentos de mais 3 "invenções" eleitoralistas do Senhor Fernando Carneiro que está preocupado é em manter o tacho e não em gerir bem o dinheiro público. O Senhor Carneiro é tão tachista que numa reunião de um órgão distrital do Partido Socialista se virou a criticar os dirigentes distritais do Partido Socilista por não terem arranjado um tacho para a sua esposa (D- Aida) enquanto o PS esteve no Governo. Isto sabe-se e conhece-se esta forma miserabilista e miserável de estar na política. Compreende-se,por isso, que o senhor Fernando Carneiro não mereça a simpatia dos actuais dirigentes distritais do PS. Eles sabem e reconhecem a incompetência e incapaciodade do Senhor Carneiro. Alguns deles até dizem que em Castro Daire têm um problema e não uma solução.Ao que isto chegou! Que imagem a de Castro Daire na nossa região devido á fraca figura(infelizmente)muito conhecida do presidente da Câmara.

Visigodo disse...

Em 25 de Novembro de 2011 16:26
“Anónimo disse…
Ainda não se viu ninguém a duvidar da competência das funcionárias das Termas. Se não fosse a sua competência, o seu profissionalismo e a sua simpatia as Termas quase podiam fechar as portas.”

Em 24 de Novembro de 2011 11:18
“Anónimo disse...
Mais vinte ordenados mensais é demais!”

Se tirarmos os três tachos dos doutores, então a opção será fechar as termas?
É que sem os (as) dezassete funcionárias … … como é que é?

Em 24 de Novembro de 2011 14:21
“Aidinha disse...

Com estas contratações as Termas vão ficar mais bem apetrechadas. …
… As termas do carvalhal vão ser o SPA do rebanho.
Como o concelho ainda tem muitos rebanhos, é preciso pessoal para cuidar deles. …”

Esta ainda é pior que a outra.
Não querem lá ver que está a chamar rebanho aos aquistas?
Se calhar sou eu que estou a percebi mal.

Em 24 de Novembro de 2011 01:39 eu mesmo escrevi e repito que "gosto de atacar (estes ou outros) quando vejo razões para isso."
Mais adiante digo: “Que as termas vão fechar "tantos" meses não é verdade."
Onde está a mentira?

No resto do comentário não desdigo o tal Anónimo.

Não estou aqui para inventar nada: Muito menos mentir.

Anónimo disse...

Este está aqui a querer esconder o sol com uma peneira? Não brinques com a inteligência dos outros como faz o mestre Ernesto. Ao menos sê inteligente e não mexas no assunto.Ísto é mais uma invenção da gestão catastrófica que vai ter 17 vencimentos a pagar quando as termas estão encerradas.Ninguém fale nos médicos porque estes são um caso diferente e não recebem nenhum vencimento da Câmara. Este parolo quer confundir as funcionárias com os médicos quando estes são pagos pelos termalistas. Não consegues esconder mais um acto de gestão que trata mal o nosso dinheiro.

Veneno disse...

Quando alguém que não sabe ler me quer chamar parolo deve ter alguma atenção:

Onde está a referência a médicos?

Será que também és doutor em estupidez ou isso no teu caso é doença?

Quem está a confundir o quê com quem?

Podes estrebuchar à vontade, podes insultar o que quiseres, podes mostra toda a tua ignorância,

Para mim, este caso entá absolutamente encerrado.

Visigodo disse...

É evidente que , não sei como escrevi Veneno em lugar de Visigodo.
As minhas desculpas àquele.

Anónimo disse...

A Cãmara sempre vai construir uma nova ETAR para ultrapassar o cheirete na Ponte Pedrinha e a sujeira no Rio Paiva?

Anónimo disse...

Porque a minha inteligência é muito menos que a dos inteligentes da Câmara, gostava de saber se na rua atrás do tribunal vai ser aumentado ou reduzido o nº de lugares de estacionamento

Anónimo disse...

Vai lá contá-los e já sabes ou queres que façam o trabalho por ti, ó seu malandro que deves ser mais um crítico da "esquina" como o ZÉ ou então é mesmo o Zè ou outro Zé.

Perguntão disse...

Qual rua ATRÁS do tribunal?

Anónimo disse...

Este Perguntão, não sabe por acaso qual é a rua que anda em obras junto ao tribunal? És muito ingénuo ou és da turma do Zé da Esquina? Só podes ser porque não vês essa grande obra na rua Padre Américo que está a provocar dor de cotovelo a muita gente.

Anónimo disse...

E essa obra também incomoda esta seita que escreve neste blogue.Não gostam do nosso presidente da Cãmara, mas é um gande presidente. Só não vê quem não quer!

Perguntão disse...

Sim, mas ... "ATRÁS" do tribunal há alguma rua?

Anónimo disse...

Grande presidente? Nem no tamanho. Mas de inteligência e de cultura é ainda mais pequeno e o resultado está á vista nas "actuações". Já é artista muito conhecido e por esse distrito fora já se sabe que não é preciso vir cá nenhum palhaço. Palhaçadas já há cá quem faça e não há bilheteira. Tudo de Borla

Anónimo disse...

Os senhores da Câmara não podem informar qual é preço a pagar pelos terrenos para a tal autoestrada de castro daire? Se é segredo e o segredo pode ser a alma do negócio, não digam. É alguma imobiliária que está a tratar disso?

Perguntão disse...

Já lhes perguntaste?

Anónimo disse...

Grande discurso fêz o Perfeito em Parada de Ester. De olhos nos olhos falou, falou e disse toda a verdade. Porquê escadarias em Parada de Ester? Porquê um parque de merendas em Parada de Ester? Tudo isso foram obras inúteis, mais inútil ainda do que seria o Centro Escolar que alguém disse que cá queria fazer.
Ao fim de umas dezenas de minutos a discursar, foram tantos os aplausos que se houvia longe os ecos das palmas fortemente batidas.
Há, só não soube foi a que título o Sr foi discursar naquele lugar.
Mas que foi uma autentica obra prima o seu discurso, isso foi.
Parabens.