Visitantes

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

BEM PREGA FREI TOMAZ


Quem anda pela vila começou a ver que as obras da Câmara já foram muito mais fiscalizadas do que agora. Antes havia sempre dois fiscais de serviço todo o dia. Um dos fiscais, já velhote, cansou-se de caminhar, de protestar tão ruidosamente que até enrouqueceu, perdeu o pio e pediu a reforma antecipada. Atendendo a tantas caminhadas, durante anos, dizem que as autoridades lhe deviam ter oferecido um par de botas para recompensar tantas solas de sapato. Com as cordas bocais feridas, o ex-fiscal agora não fala . Bem, mas agora também está tudo bem . E também é outro tempo! Pois, sobretudo isso.

O outro que fiscalizava também e tão bem as obras deixou de aparecer, não porque se tivesse reformado, mas porque pediu escusa desse trabalho porque foi para Presidente da Câmara. É compreensível a sua decisão porque ganha muito mais do que como fiscal. Além disso, não precisa de andar vila acima e vila abaixo porque, agora, já não pode dizer só mal daquilo que ainda não acabou. Depois, se aparecesse tanto como aparecia ,até lhe podiam lembrar algumas promessas que fez e que agora não cumpre porque o engenheiro não deixa.

Antes até desconfiava do engenheiro. Agora, Fernando Carneiro confia nele cegamente . Por isso compreende-se que o Presidente da Câmara se tenha deixado da fiscalização das obras. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades até para o engenheiro que agora é bom por obra e graça de Fernando Carneiro que o” converteu”.Ou não terá sido Fernando Carneiro a ser convertido? Puxem pela cabeça.

Por causa das obras na vila, Fernando Carneiro não tratou muito bem João Matias porque,aos quatro ventos, dizia que andava a enterrar granito serrado, a desperdiçar dinheiro, a alargar demais os passeios, a apertar as ruas na nossa vila. Fez esta pregação durante anos dizendo que com ele nada seria assim. Chegado a Presidente da Câmara, Fernando Carneiro criou o Dia do Autarca, decidindo que seria sempre na data do falecimento de João Matias, o que constituiu e constitui uma homenagem merecida e o elogio do passado de que João Matias foi o principal responsável como Vereador e Presidente da Câmara.

Inesperadamente, durante o último ano, assistimos á desvalorização do passado, por parte de Fernando Carneiro e de alguns dos seus acompanhantes. Dizem que nada ou pouco foi feito. Perante isto, ficamos confusos e seria bom que Fernando Carneiro dissesse em que ficamos. O passado, bem representado por João Matias e consagrado no Dia do Autarca , ainda é bom ou passou a mau? O passado não pode ser bom por mero oportunismo e ser mau quando convém! Em que ficamos senhor Presidente da Câmara? Lembre-se que desse passado antigo e recente fez parte Luís Lemos e não devem chateá-lo com o passado a que ele pertenceu e de que maneira!

Mas voltando ás obras, constou-nos que andava um empreiteiro nas Termas do Carvalhal. Fomos ver. O que vimos? Vimos o despesismo antes tão criticado por Fernando Carneiro ,pois já há lá muito granito serrado enterrado e disseram-nos que aquilo ainda não chegou a meia missa. O despesismo promete continuar e o dinheiro que está a ser enterrado vai fazer falta noutro sítio. Oh senhor Fernando, não se opõe? Não é despesismo? Foi isso que prometeu? É esse o tal rigor? Temos um Presidente de palavra e de posições firmes. Aquilo é cá de uma firmeza! É! É!

Mas vimos também que nas Termas do Carvalhal os passeios estão a ficar largos demais, as ruas estreitas demais e lugares a menos para estacionamento de carros. Tudo como foi feito na vila e tudo tão criticado, tão enxovalhado por Fernando Carneiro! Pela língua morre o peixe! Se Fernando Carneiro fosse peixe…

Onde está o que antes apregoava ? Dizem que está no bolso do engenheiro se ainda não o deitou ao lixo.

As obras continuam a ter o mesmo desenho, a ter os mesmos erros, a ter o mesmo desperdício porque os luxos pagam-se. Com estas “riquezas” fica o povo mais pobre e o concelho também. Não acha senhor Fernando Carneiro? Ou já não acha? O mais certo é não achar nada. Ao menos podia ter aprendido com os erros dos outros.

Antes de dizer o que dizia e de prometer o que prometeu devia ter pedido autorização ao engenheiro. Como não pediu, agora está a “engolir” o que “vomitou” ao longo de anos. E está a “engolir” tanto!

Se o velhote de Castro Daire que fiscalizou as obras, aqui da vila, for ao Carvalhal não vai gostar nada do que vai ver. Ficará revoltado, indignado e passará a atacar Fernando Carneiro com tanta força, como atacou os outros. Ou não será? Bem, agora o tempo é outro! Pois é! E também pode ter mudado a vontade e os critérios como aconteceu com o senhor Fernando.

Temos um Presidente da Câmara como Frei Tomás. Por isso, não ouçam o que diz, nem olhem para o que ele faz.

Para além de obras, do que se disse e do que se faz, soubemos que há camaleões, mas daqueles que mudam de cor e não só. Como a informação era pouca e desconhecíamos que houvesse jaulas ou algum jardim zoológico perto, dirigimo-nos ao Posto de Turismo da Câmara e ficámos mais elucidados. Foi-nos dito que os camaleões andam á solta, acrescentaram que estão cheios deles e aconselharam-nos a ir gozar férias porque pode ser que estejam só de passagem por Castro Daire.

Agradecemos, fugimos e estamos na praia porque, com o tempo de chuva e de frio, com a crise e com o que de mau Sócrates nos trouxe, agora é tudo mais barato mesmo com o aumento dos impostos. Não há clientela na praia. Clientela só mesmo a socialista em Castro Daire.
P.S.;Não se diga mal do passado para não ofenderem também o senhor Fernando Carneiro porque disseram-nos que sempre esteve na política desde o 25 de Abril. Nem queria acreditar que foi autarca, para aí uns 20 anos, pelo PSD e que depois foi pelo CDS antes de ser do PS. Até nas Termas do Carvalhal não é capaz de corrigir os erros do passado, segue-os. É tão fiel ao passado! Nós votamos contra o passado, a favor da mudança. Mas copia o passado e se não copiasse os erros ainda estaríamos assim, assim. Não há quem o emende?

28 comentários:

Anónimo disse...

Nas próximas eleições quero ver com que lata o sr fernando e a dona aida vão pedir para lá ficarem mais quatro anos de porta em porta pela saúde do sr fernando e pelo futuro dos seus filhos e netinhos...Com a crise que está, desemprego e necessidade na casa dos portugueses são bem capazes de serem corridos com tomates podres.. Tal insultuoso...

Anónimo disse...

O sr. Presidente anda a fazer uma obra igual á da vila nas Termas do Carvalhal? Se é assim não se compreende. Ele falou com o meu pai e com um tio meu para serem contra as obras e não deve ter sidi só com eles e agora faz o mesmo? Se isto é verdade é uma vergonha.Disse mal da política e há razões porque com pessoas que dizem uma coisa e fazem outra e enganam as pessoas.

Anónimo disse...

O senhor Fernando Carneiro não. Mas o senhor engenheiro Ernesto ás vezes entra nos terrenos sem falar com as pessoas. Primeiro devia falar e ver se o dono deixa ou não porque o que é privado deve ser respeitado. Aqui deve ser assim e em todo o lado pois não estamos no comunismo embora ás vezes parece que estamos,mas não estamos e o que tem dono, tem dono e a falar tudo se resolve

Anónimo disse...

As entradas para os terrenos estão tão mal feitas e gastam tanto dinheiro. Quem passar em frente ao hotel e se distrair está sujeito a espatifar o carro com aquelas entrada na avenida. Não podiam ser de outra maneira com menos despesa e menos perigosas? Não vejo aquilo com bons olhos e não sou só eu porque aqui no café as pessoas criticam muito isso e têm razão. O que está mal , está mal e deviam compor porque ainda estão a tempo de corrigir o que está mal aquilo só náo vê quem é cego. Abram os olhos para bem de todos.

Visigodo disse...

Ainda não vi as obras das Termas, mas fiquei com curiosidade. Assim que arranjar uma boleia vou lá espreitar. Mas já vou de pé atrás, porque estas quatro descrições feitas pelo Anónimo deixam muito a desejar!
Começa por dizer: “O sr. Presidente anda a fazer uma obra igual á da vila nas Termas do Carvalhal? Se é assim não se compreende. Ele falou com o meu pai e com um tio meu para serem contra as obras e não deve ter sidi só com eles e agora faz o mesmo? Se isto é verdade é uma vergonha.Disse mal da política e há razões porque com pessoas que dizem uma coisa e fazem outra e enganam as pessoas.” Ora aqui está a dizer que as obras, tanto na Vila como nas Termas, Até são boas. Só não concorda com a falta de coerência destes politiqueiros.
Eu também não, mas adiante.
Depois faz um elogio ao São Pedro e enche o ENFERNO de mentiras. Também se dirige a não sei quem ao dizer “lembre-se.nao sao os passeios mais largos e jardins junto do hotel montemuro que tapam os olhos,a promessas feitas.”
A seguir comenta “O senhor Fernando Carneiro não. Mas o senhor engenheiro Ernesto ás vezes entra nos terrenos sem falar com as pessoas.”
O que é que isto tem a ver com obras? Quando muito te a ver com o ir à massarocas!
Outro comentário giro é o que segue. “As entradas para os terrenos estão tão mal feitas … … Quem passar em frente ao hotel e se distrair está sujeito a espatifar o carro com aquelas entrada na avenida … … Não vejo aquilo com bons olhos e não sou só eu porque aqui no café as pessoas criticam muito isso e têm razão.”
Claro que àquelas, como a tantas outras obras, falta a engenharia de café! Era só o que faltava. Fazer obras sem consultar um grupo de desocupados que se juntam nos cafés a beber copos e jogar sueca. Como é que estes iluminados justificavam o RSI?

Mais informo que não votei Carneiro. E vou ver estas obras na primeira oportunidade que tiver .
PARA DEPOIS DIZER DE MINHA JUSTIÇA!

Anónimo disse...

ainda bem que ja se começa a ver obras... sinal que fernando nao anda a dormir...
mas como é obvio o povo, critica se há obra ou se nao há...
é muito bom a zona envolvente ás termas ser requalificada, e acredito que num futuro proximos as termas tambem serão...

Anónimo disse...

O senhor Fernando da casa do povo agora é que devia fiscalizar as obras porque é presidente.Mas se se deixou disso deve ir ao menos medir as obras dos empreiteiros para fazer as contas.

Anónimo disse...

Apertam, apertam tanto que um autocarro vai ter didiculdade em passar á frente do hotel.O senhor Presidente não vê isto. Não tenha medo e corte a direito porque isto é realmente a mesma porcaria que fizeram em Castro Daire. Mudamos de presidente, mas não mudou o engenheiro e a pocaria continua a ser a mesma. Para a próxima deve ir a eleições o engenheiro Ernesto e não o senhor Fernando Carneiro. Afinal quem manda não é o Carneiro.

Anónimo disse...

Nunca me tinha lembrado desta de ser o Ernesto a ir a eleições. Pois, mas se é ele que põe e dispõe nas obras é bom que vá a votos para ver a sentença do povo. Tem de se dar o prémio ou o castigo a quem o merece,

Sou PS disse...

Para os menos atentos é preciso lembrar que nas obras da Vila de Castro Daire foi utilizado granito importado de fora do nosso Concelho enquanto que nas obras das Termas do Carvalhal o granito é todo do nosso Concelho. Parece que o Tal Engenheiro, já não faz tudo o que quer e que finalmente, começou a ser controlado e ainda só passou um Ano de Governo PS.

Sou Cidadão Apartidádio disse...

Para os mais atentos é preciso lembrar que o principal interesse em obras, sejam em Castro Daire ou em qualquer ponto do concelho, não é de onde vem a pedra mas a sua utilização e qualidade das obras. Não me interessa se o vinho que se bebe é daqui ou do Alentejo. Interessa-me sobremaneira não aturar os bêbados.

Tojal disse...

Agora já não tem mal de se enterrar granito serrado porque a Câmara de Castro Daire, ao contrário do país, está em tempo de vacas gordas. Isto cá é um oásis.EH! EH! EH! EH!
Há diferença de preço ou o empreiteiro vai buscá-lo onde bem entender? Não brinquem com a memória e a inteligência dos castrenses. Eh!Eh!Eh!

Anónimo disse...

Do alargamento anormal doas passeios e de estarem a pôr mais estreitas as ruas já se está ver o resultado. Até agora quem precisave de ir ao Multibanco tinha lugar para parar os carros mesmo ao lado. Agora os deixa a estorvar na rua ou têm de ficar longe. E quando está a chover? E depois os lugares para parar os carros são menos.O resultado destas obras vai ser a complicação para quem cá vive ou cá vem como acontece em Castro Daire em que também é complicado parar

Arrebentapipas disse...

O sr. Fernando Carneiro estava apto a estar na oposição porque era só falar, dizer mal do João Matias e depois da Eulália e do que faziam. Na oposição o sr. Fernando Carneiro prometia tudo a todos e jurava que ia fazer isto mais aquilo, ia correr com este mais aquele técnico que mandava e não devia mandar.E agora cumprir o que prometeu? E fazer as coisas como deve ser?.Está a provar do "veneno" que usou. Será bom esse "veneno"?

Veneno disse...

Na minha terra diz-se que O FALAR VAI DOS QUEIXOS.
Será que o tal fernando tem queixos?

Simples disse...

Realmente o senhor Fernando da casa do povo foi muito venenoso mais a mulher e mais alguns.Mas agora faz o mesmo e nem os erros de que tanto falava é capaz de corrigir.E a prova está aqui no Carvalhal.Se houvesse vergonha ficava corado.

Acácio disse...

E a ponta de lança continua a vender o peixe da mentira no seu serviço público. Tudo o que as pessoas não concordam não é culpa do marido, é dos outros. O Carneiro e o luís perderam mais neste ano e meio por causa da língua dela do que por nada fazerem ou fazerem mal. E agora as taxas dos nossos toldos? também é culpa dos outros que nem votaram a favor? Enxerguem-se senhores da camara e srª da casa do povo! Haja decoro e um pouco de vergonha nessas caras.

Anónimo disse...

http://sic.sapo.pt/online/video/programas/companhia-das-manhas/2011/3/os-meus-filhos-passam-fome01-03-2011-135214.htm

Será que os nossos políticos não podem fazer mais???

Anónimo disse...

Perguntam se foi o engenheiro convertido pelo sr. Fernando Carneiro ou se foi o sr. Fernando Carneiro convertido pelo engenheiro!
Se os erros de Castro Daire se repetem aqui nas termas;se a Câmara mudou de presidente mas não mudou de engenheiro, não é dificil concluir que quem foi convertido foi o sr. Fernando Carneiro que se "esqueceu" do que dizia das obras e do engº Ernesto.Manteve-se firme o mais forte, mudou de ideias o mais fraco. É a vida de um político incapaz.

Anónimo disse...

Oh! Valha – me Deus como anda Castro Daire!
Como andam as ruas, os passeios…. E mais …?
Como anda o Carneiro!
Realmente estamos mesmo muito mal……
Concordo com Leon Felipe Camino y Galicia quando diz:
"Em um mundo injusto, aquele que clama por justiça é chamado de louco

Arrebentapipas disse...

O engºm Ernesto errou ao não ir para padre porque tem muito jeito para converter as pessoas.A primeira conversão que fez foi a do sr. Fernando Carneiro que de "mestre" passou a apóstolo.

Anónimo disse...

Também concordo que esse engenheiro tem muito jeito para converter. Aqui no Carvalhal converteu um seu inimigo que dizia o piorio dele no café. E como cnverteu esse inimigo? Em troca de uns metritos de terreno e a estrada em vez de mais larga fica mais estreita e calou-se a voz irritante contra esse engenheiro. Não custou nada.

Anónimo disse...

Quem ler alguns comentários pode pensar que as pessoas estão contra estas obras, mas não é verdade. Ouve-se a dezer muito mal é contra a maneira dos passeios e das ruas porque em vez de melhorar vai complicar para todos.

Zé da Pena disse...

Há uns tempitos li num blogue das nossas redondezas um comentário que passo a transcrever:
«Anónimo disse...
Essa dos pralelos, ou seja tudo o que seja pedra, é compreensível por todos.
Não está este concelho, praticamente coberto de pedra?
Todos sabemos porquê!
E todos sabemos também, que estamos a pagar o ordenado à Presidente de Câmara, que não tem voto na matéria.
Também todos sabemos, que quem manda na autarquia de Castro Daire é o engenheiro. Vá-se lá saber porquê.
Não será já tempo, de isto mudar?
Anónimo disse...
Essa dos pralelos, ou seja tudo o que seja pedra, é compreensível por todos.
Não está este concelho, praticamente coberto de pedra?
Todos sabemos porquê!
E todos sabemos também, que estamos a pagar o ordenado à Presidente de Câmara, que não tem voto na matéria.
Também todos sabemos, que quem manda na autarquia de Castro Daire é o engenheiro. Vá-se lá saber porquê.
Não será já tempo, de isto mudar?
A esperança não morre.
4 de Agosto de 2009 14:51»

Aproveito de toda esta conversa a frase final. “A esperança não morre.”

Não morre mas cai de podre!

Digo eu.

Santo Exemplo disse...

O pessoal do Carvalhal que foi falar com o sr. Presidente por causa da obra que a Câmara anda aqui a fazer diz que foi muito bem recebido pelo senhor Presidente, mas diz também que perdeu o tempo porque o senhor Fernando não manda.Dizem alguns que deviam era "escobar" o Ernesto como fez um seu inimigo figadal. Esse é que foi esperto porque em vez de ir ao santo (Fernando) foi logo ao deus (Ernesto). Esta malta deve aprender para não perder tempo.

Anónimo disse...

Esta obra do Carvalhal até pode ficar bonita para os olhos mas isso não paga as dificuldades que as pessoas já estão e vão sentir com o aperto das ruas e os escandalosos passeios. Parar para levantar dinheiro leva a que os carros fiquem no meio da rua, pessoas que vêm de fora e também de cá já começaram a bater com os carros e a ter dificuldade nas manobras. um verdadeiro nojo é como isto vai ficar e com tanto terreno não havia necessidade.

Anónimo disse...

Haja Homens neste Concelho e toca a recolher assinaturas para expulsar da Câmara esse Engº que anda há muito a destruir aquilo que è nosso, sim nosso e não dele. Só da minha parte arranjo pra cima de 100 assinaturas.

Amigo do Fernando disse...

Ó Carneiro
manda lixar o engenheiro!...
Já estou farto de o dizer,
mas tu nunca ouves.
Olha que quem te avisa teu amigo é.