Visitantes

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Balanços e Balancetes

O nosso presidente da Câmara é um comunicador admirável, com dotes extraordinários que eram desconhecidos por gente muito ilustre cá da terra. Para fazer render esses dons, ele gosta de discursar longamente às multidões á boa maneira de Fidel Castro. Ele vence e convence as massas e os jornalistas pelo cansaço porque são horas e horas como era em Cuba. Apesar disso as rádios e os jornais não o dispensam, porque faz toda a diferença como crente. Já disse em entrevistas que é devoto de Pedro – o nosso padroeiro e já dissemos porquê. Mas ouve-se que agora também venera João é generoso e lhe dá honras de primeira página até a cavar. Sim a cavar e ele nunca tinha cavado nem sabia o que era uma enxada. Foi uma admiração que esgotou a edição.
Há tempos soubemos que o nosso presidente ia fazer um balanço dos seus primeiros 100 dias. Á hora marcada apresentou-se a nós e aos jornalistas com sala cheia dando a imagem de Santa Felicidade. Sem esperar por perguntas, o nosso Fernando começou com grandes pensamentos e com um tal entusiasmo em se ouvir que ignorou, que ignora, que desconheceu que desconhece dando valentes pontapés no dicionário e na gramática provocando a admiração dos jornalistas e dos ouvintes das rádios.
Foi um consolo ouvi-lo a dizer que fez muito e tudo bem nos 100 dias e mostrou que honra a palavra pois tinha prometido que nunca diria mal dele a ninguém.
Como já passaram uns tempos depois do mágico numero 100, vamos dar o nosso contributo para balanços e balancetes dos 150, 200 ou 250 dias e como gostamos muito do nosso presidente, prometemos-lhe sempre ajuda para não sobrecarregar a sua já frágil memória e a dar-lhe notícias do que se vai dizendo lá fora.

O povinho bondoso que o elegeu começa a dizer que o nosso presidente é fraquinho e que a falar é um desastre. Alguns insuportáveis críticos até já dizem que devia ir para umas novas oportunidades que há agora porque o Sr. Luís que é encarregado da cultura já lá anda. Isto é gente que não percebe nada e que julga que o Sr. Presidente não esté ocupado, mas esté e nós somos testemunhas que esté na Câmara 25h por dia. Como é que o Sr. Presidente ia para a escola á noite se emprega o tempo todo a treinar, a ensaiar umas peças e mesmo assim há quem não goste das suas representações?

O nosso presidente, já com alguma idade, tem problemas em decorar os textos e nas encenações já lhe custam certos movimentos ensinados por Mestre Ernesto, mais valia ser o mestre a ir sempre ao palco e poupar o homem a este esforço. É preciso praticar a caridade. No seu balanço o nosso presidente disse que a sua vitória deu a democracia e a liberdade ao povo. Realmente antes era uma miséria porque o povo não podia dizer o que queria e havia mulheres e homens presos porque eram contra César, João e Eulália, mesmo quando o nosso Fernando esteve no PSD e no CDS com César Santos.

Mas o nosso presidente tem razão porque aquilo antes era um horror e um terror com gente amarrada com cordas a pinheiros no Outeiro da Forca e outra enjaulada nas catacumbas da casa do povo à guarda do Sr. Luis que aprendeu a torturar com o César, o João e a Eulália. Logo que soube que tinha ganho, o nosso Fernando mandou cortar as cordas no Outeiro da Forca e deu ordens ao Sr. Luis para abrir as portas para que toda aquela gente presa ajudasse a encher o jardim e as ruas da vila como nunca se tinha visto. A festa da vitória foi de rachar, mas houve milhares e milhares de pessoas que foram para casa sem conseguir tocar as vestes do nosso presidente e sem dar um beijinho à D. Aida. No dia seguinte tiveram de ir para filas e filas para a Casa do Povo para lhe chegar. Outros mais amorosos cercaram a residência presidencial só para vê-los ao longe. Até vieram uns paparazzi por conta de revistas cor-de-rosa. Mas há pessoas malvadas que se julgam muito inteligentes que dizem que a câmara não tem rumo não tem orientação. Esta gente tem é inveja e se tivesse experiencia sabia que não é fácil pensar e que é muito difícil decidir. O homem até decide e nós até somos testemunhas de que já tomou grandes decisões. Decidiu abrir as termas tarde e a más horas e beneficiar umas meninas que lá meteu a mais e que dizem que agradecem o emprego ao partido. Parece que há empregadas a mais e termalistas a menos. Lá vai o nosso dinheiro. Mas as decisões não ficaram por aqui.

A câmara já está cheia com pessoal a rebentar pelas costuras mas o nosso presidente anunciou que vai alugar umas lojas. Enquanto gasta demais com clientela também vai gastar menos num pavilhão de desporto que não vai fazer e assim faz poupança. Vejam se isto não está equilibrado! O nosso presidente decidiu também empregar uma senhora alta e loira que ninguém sabe o que faz. Os outros dois que estão com ela têm como missão não a deixar adormecer. Mas o nosso presidente vai meter mais gente, porque tem de cumprir promessas. Foi para isso que alugou mais lojas e se for preciso aluga mais. Por isso quem tiver lojas para alugar apresente-se na Câmara e fale com o nosso presidente porque vai ser necessário sempre mais uma. O presidente prometeu rigor e trabalho para ele e para as suas tropas mas impõe rigor a todos nós aumentando o lixo e proximamente a água, obrigando-nos a trabalhar mais, para eles trabalharem cada vez menos e com mais pessoal. Porque os balanços do nosso presidente não podem ter más noticias, ele disse que a nossa vida está mais cara, não por causa dele, mas porque uns funcionários lhe disseram que era preciso subir os preços. Por favor não culpem o presidente, os funcionários é que são uns patifes! O nosso presidente foi arrojado ao decidir seguir mestre Ernesto quando sabe que o Sr. Luís não gosta disso e até torce o nariz. Mas a grande decisão do nosso presidente, para travar as ambições do Sr. Luís, foi já ter anunciado que daqui a 4 anos será candidato outra vez à câmara pelo Partido Socialista. Que ninguém se atreva a atravessar-se à sua frente porque o tacho é bom e com a nossa ajuda será melhor. Não se diz nada lá fora mas ele também disse que quer estar na câmara 12 anos, ate ser velhinho, porque ainda quer arranjar emprego aos netos mais velhos. Assim seja sob a protecção de S. Pedro e S. João, este que se rendeu, que se converteu e que também é apóstolo na terra. Que S. Pedro ajude aquela gentinha a quem o senhor Fernando prometeu emprego nas Termas e que ficou em casa, as promessas eram tantas que não foi possível. Desculpem lá essa coisinha.

12 comentários:

Anónimo disse...

hum, muito bom!! as verdades são para ser ditas, doa a quem doer!!

Anónimo disse...

Ola a todos.
Bem este blog está a ter sucesso... Apesar de alguns comentários... mas é o que vai na alma.. agora vêm ai as avaliações... dos funcionários... esta avaliação feita pela ponderação curricular dos anos anetriores até 2009 tinha de ser feita... existindo injustiças... existirem muitos bons sem serem reais.... pessoas que se esforçam e trabalham e so recebem bom porque não tem pontos na antiguidade....e outros q tem muito bom pela antiguidade... acho que deve ser dado alguns pontos mas distinguir um funcionario pela antiguidade... fico na duvida.... também existem pessoas que tem experiencia de fora e não são valorizadas pela sua experiência... enfim... o que posso dizer mais....qdo for realmente implementado o siadap onde existem objectivos a cumprir.... será diferente. vamos ver se o trabalho será valorizado ou não... ou ira ser a mm coisa... tenho duvidas. espero que sejam avaliados c rigor e q dêm importancia às pessoas que dão algum merito a camara e não oportunistas q so dão graxa... e q não fazem nada. daquilo q vejo tem sido assim. só sobem aqueles que se sabem mexer devido a cunha e q não trabalham....atenção não são tds q sobem que são assim...ou por exemplo meterem pessoas no quadro sem haver qualquer tempo de experiencia tb n axo correcto. dp existem pessoas contratados durante mt anos....não contando os anos que estão no contrato para a carreira. e não são metidas no quadro pq? pois tem primeiro meter uns q são isto ou q pertecem aquele... estão la e não dao valor por ter um emprego... respondem ,são mal educados desrespeitam os seus supriores.e um contratado tem de ficar calado vendo injustiças não podendo fazer nada. aguardando anos ate ser resolvida a sua situação... uma pessoa fica revoltada... mas vamos ver se o sr. presidente e os avaliadores sejam justos no futuro e não avaliar pelos lindos olhos mas sim pelo desempenho.... to mm a ver q ira haver mt guerras entre colegas.... mas acho n devemos pensar assim... a concorrencia faz bem desde q seja honesta... também devo refrir q mt funcionarios já não sobem a anos e acho q com esta avaliação se tivrem pontos suficentes devem subir e com alguma justiça. pq existem funcionários que estão a mt tempo na camara e q não são subidos a nivel monetário... acho justo. pq mt deles ganham mt pouco...e nunca subiram pq nunca souberam mexer-se. são pessoas simples e mt vezes confiam demais nas pessoas e o que disserem para eles está td bem. mas uma pessoa , isto digo pela minha experiencia, não devemos confiar mt nos outros pq qdo damos conta beneficiam aqueles q gostam e outros q se lixem. mt vezes não é ético... mas para quê falar em ética se existem valores e principios a serem violados... estou aqui no meu canto a observar... dp no futuro direi mais alguma coisa qdo for conveniente. Obrigado pela vossa atenção. Veradeiro

Anónimo disse...

concordo plenamente contigo, nesta câmara quem nao escova não mama!!! E com o sr actual presidente a coisa tende a piorar, tem muita familia...

Zé da Pena disse...

Vós sois uns más-línguas.
Que queriam? Cumprir promessas é ser gente de palavra.Ajudar quem mais precisa (ainda que seja da família) é ser bom cristão.
Quanto ao pessoal que por aí anda a mourejar, não podemos esquecer que num rebanho muito grande há sempre uma ovelha com ronha. Faz parte da vida e no género humano muitas vezes para vingar é necessário ter espírito de bufão. Dá sempre resultado, até porque o bufão não tem dono: era antes, é agora e será no futuro. Seja quem for o patrão, seja qual seja a cor partidária. Tal como os camaleóes são difíceis de detectar.

Recruta 0 disse...

Parece que já subiram a água.... como a minha é paga por transferência bancária e não podem cobrar mais de 25 €, deve ter sido por isso que hoje não há desde as 13h....

Ou terá sido gasta para encher as piscinas municipais, uma vez que há lá festa hoje?

Vamos para as Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro depressa!!!
Abre-se um túnel no Montemuro e vamos buscar água direitinha ao Douro!
Sim, porque lá ela não falha...

Anónimo disse...

gostei muito do blog, com respeito e eronia são ditas todas as verdade.. força!

Anónimo disse...

eronia????

Vá estudar um bocado de português básico, antes de vir para aqui destilar o seu veneno laranja...

Anónimo disse...

Quando se estuda uma língua, não se estuda aos bocados. Estuda-se e pronto. O português é uma língua muito linda mas também muito complicada. Não a compliquemos mais com a espécie 'português básico'. E também não a envenenemos.

Anónimo disse...

É que só agora reparo que começa a frase no plural e acaba no singular. E isto é um erro de português básico...


Mas, concordo consigo. O português é uma língua linda, portanto, VOCÊ, não a deturpe...

Anónimo disse...

De anónimo para anónimo:

Lido e "relido" o meu antereior reparo, não encontrei a falta de concordância a qie se refere. Pportanto e salvo melhor opinião, não lhe reconheço categoria de análise suficiente para a sua feaqueza de "contracomentário".
Notei com agrado que desta vez não vem a destilar "veneno às cores", o que já é bom.
E já agora, parafraseando um certo político "VOCÊ É A TIA".

Anónimo disse...

caro senhor, (que eu não desço ao seu nível e não o insulto)

No seu post de 11 de Maio de 2010 04:25 diz:
"todas as verdade..."

Saudações

Não Anónimo disse...

Caro(a)s comentadore(a)s, como diz o Diácono: Não havia necessidade.

Porquê perder tempo com o acessório e não comentar o proprio "post" deste blog?

Houve aqui um diálogo de surdos (ou pelo menos de pessoas a necessitar de bom senso, por que nao será difícil de perceber o que é erro e o que é ausência de conhecimento) sem sequer acrescentar seja o que for de útil ao assunto a comentar.

Vá se lá saber porquê? E pelos visto eu vou também a caminho de fazer o mesmo.

Ao post original, deixo os meus parabéns, tanto pela originalidade como pela ironia.

Aos professores de português deixo uma pergunta: quando começam a ensinar e deixam de vir para aqui corrigir os outros?

Aos utilizadores relembro apenas uns conceitos:
"post" (ou artigo) a forma substantiva do verbo "postar", refere-se a uma entrada de texto efetuada num weblog/blog.

"Comentários" - Um recurso característico dos blogs é a possibilidade de interação do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos postados

Logo, post não é comentário