Visitantes

terça-feira, 9 de março de 2010

A Ribeira do Carneiro

O rio Paiva cresceu nos últimos meses graças a S. Pedro.

Para muitos crentes, a S. Pedro se deve também uma nova ribeira que apareceu no sopé do Outeiro da forca, um pouco acima da piscina da vila. È a Ribeira do Carneiro que surgiu em Outubro.

Como isto é visto como um milagre dirige-se ao local muita gente, sobretudo gente simples para agradecer o que não é de agradecer e para perguntar por promessas.

Devido a esse milagroso aparecimento da Ribeira do Carneiro, Castro Daire está a transformar-se num centro de peregrinação levando a que tabernas, cafés, restaurantes e hotéis estejam sempre cheios.
Alguma água da ribeira vai abastecer a piscina da Câmara. Com a majestosa orientação do tio Luís, os entendidos estão a pensar aquecer a agua, a lenha, em potes numa barraca do tio Fernando indo a agua, depois, a descer para a piscina. E como a descer todos os santos ajudam não é preciso electricidade nem motores.

Diz a vizinhança que a agua desta nova ribeira é um bocado suja, mas isso resolve-se com a filtragem a cargo do genro do tio Fernando que tem um curso tirado no Brasil e assim fica tudo em família para alegria da D. Aida que tanto se esforçou.

O caudal é tão grande que algumas ruas da vila já foram alagadas e a Câmara já mete água. O tio Fernando para não ficar afogado foge num laguna preto para casa e guarda-o lá durante a noite. È um carro da Câmara, mas isto não interessa porque é para bem da família.

Já houve várias inundações porque a Ribeira do Carneiro não tem um curso próprio nem um rumo. Vê-se que é a agua que faz o seu próprio caminho sem controlo.

Os estragos só não são maiores porque foi clamado o Eng.º Ernesto para comandar a Ribeira do Carneiro e definir o seu rumo. Abençoado o leite que mamou o nosso Eng.º Ernesto porque é artista na engenharia e na politica. Há gente que diz que o Ernesto não foi eleito. Mas o que interessa isso? O que é preciso é mandar e mandar bem. Se não mandasse bem, mandava? Se não fosse competente mandava, ainda mais, agora, o engenheiro Ernesto na Câmara? Só gente de vistas curtas e maldosa não compreende a bondade do nosso Ernesto para ensinar o tio Fernando, o tio Moita, o tio Luís e o calmo rapaz de Mões.

Vai haver uma escola nova em Castro Daire. Mas não será construída onde a Associação de Pais e os professores querem, mas onde o Ernesto mandar. Concordo que seja o Eng.º Ernesto a mandar porque em casa de cegos quem tem olho é rei. O Ernesto tem olho e visão para dispensar os incapazes.

E a D. Eulália? Segundo informações, andou desaparecida no rio Paiva levada por uma onda da Ribeira do Carneiro em Outubro. Depois de muitas buscas foi encontrada fria e desanimada. Não queria ir ao médico, mas depois de muitos pedidos lá foi, tendo-lhe sido recomendado repouso e trabalho doméstico. Não deve sair de casa.

Apesar do tempo estar fresco e a rua da Câmara alagada, quem passa por lá sente cheiro a suor. Dizem que é o tio Luís a trabalhar dia e noite por querer tirar o tapete ao tio Fernando. O tio Luís além de trabalhar muito, tem muitas responsabilidades porque, depois do Eng.º Ernesto, é o que manda mais. Manda no tio Moita, no tio Fernando e no rapaz de Mões que ganhou na sua freguesia ao Sr. José Manuel que toca na banda, mas o pessoal parece não gostar muito da sua música. Mas o Sr. José Manuel não vai desistir de ver onde param as águas da Ribeira em que esteve quase afogado.

Segundo informações o jovem calmo de Mões já tem emprego para a mulher e o tio Luís esforça-se por arranjar trabalho também para o filho. Só o tio Moita é que não tem nada. Ele é nervoso, mas tem de ter calma e esperar porque isto de empregar famílias e clientela está a dar muito nas vistas.

Um que deixou muitas saudades foi o querido Paulo. Era a atracção das meninas e o braço direito da D. Eulália. Também foi arrastado pela Ribeira do Carneiro mas sobreviveu porque é um nadador de águas profundas. Os jornais já anunciaram que anda a pingar amor.

E o que é feito do Giroto? Esse fugiu antes de nascer a Ribeira do Carneiro porque já tinha separado as águas com a D. Eulália. Livrou-se das enxurradas da nova Ribeira e é o Presidente da Junta de Alva, onde se dedica ao povinho, levando uma vida de monge solitário divorciado da política. Está á margem a contemplar as águas e os peixinhos da Ribeira. Ouve-se dizer que vai tirar a carta de pescador para ocupar os tempos livres. Como não serve para mais nada que Deus tenha pena dele.

Finalmente, toda a gente que puder, deve ir á Câmara pedir ao tio Fernando para não estorvar o Eng.º Ernesto porque quem não estorva já ajuda muito.

O tio Fernando também não deve desestabilizar desconfiando dos funcionários e dos computadores, porque nós estamos todos com ele, mesmo que os segredos que deviam estar guardados a sete chaves vão lá para fora, esteja descansado porque toda a gente guarda, fica só entre nós e ninguém mais sabe. O nosso Presidente pode dormir descansado porque gostamos muito dele e de S. Pedro que o recompensou. Ele também mereceu porque foi Catequista, canta no coro, convenceu ingénuos de que dava reformas, subsídios aos velhos e rendimento mínimo. E tudo junto rendeu para que se cumprisse o sonho da D. Aida e também o nosso.

33 comentários:

Anónimo disse...

hum... muito bom... vou estar atento :)

Anónimo disse...

Gostei.

Anónimo disse...

Gostei muito

Anónimo disse...

é assim mesmo
ele só faz uma coisa bem são as festas á conta da camera
mas isso é normal o dono do restaurante o MUSICO nao se vai importar.
Parabens muito bem escrito.

Anónimo disse...

nao concordo totalmente com a critica porque em alguns aspectos a camara tem evoluido, por exemplo tinham 5 minutos ao meio da manha e mais 5 ao meio da tarde para tomar cafe e passaram a ter 50 minutos.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

MEU deus!

Anónimo disse...

PAZ...AMOR...AMIZADE... O SR. CARNEIRO QUE TANTO FREQUENTA A IGREJA NÃO MERECE ESTES COMENTÁRIOS....MERECE MUITO PIOR!!! FORÇA AÍ PESSOAL

Anónimo disse...

Não digam mal do tio Fernando porque ele trabalha muitas horas... só falta dormir na camara. A D. Aida chora por falta de companhia...mas vale tudo para se manter como 1ª dama. Ao fim de muitos anos o tio Fernando, finalmente não atura a D. Aida a hora do almoço.

Anónimo disse...

A LUTA CONTINUA......PCP

Manuel CD disse...

O que aqui vai... O Zé da Esquina abriu outro estaminé????

Que tamanha ignorância e falta de respeito... enfim... gentalha...

Celestino disse...

Só te falta contar a história como a mulher do tio Luís entrou para a Câmara. Com a 4ª classe Ou a 5ª ou a 6ª, não interessa, passou à frente de malta com o 11º ano! Uma delas era aquí de Fareginhas!
Mas sabes ele queria ser Vareador para acabar de pagar a casa!
É verdade que já tem netos para a Aida tem sete, precisa muito das visitas domiciliárias e etc.

Anónimo disse...

Deve-se manter as Nossas tradiçoes

isto è o puro sangue Latino

Anónimo disse...

QUEM NAO GOSTA DEITA FORA


E O PAIVA A SEUS Pés

castrense disse...

HI,HI,HI... eu voto no Ernesto. O Tipo é o maior desde os tempos do César Santos que, como todos se lembram, tinha muito respeitinho por ele. E o Cag... Milho? Foi corrido. Lembram-se?
Nas costas dele todos falam; na frente todos o respeitam. Até o Corveira Ferrador, que quando o vê foge dele a sete pés. Não que elas mordem e esse já sabe quanto lhe custou no Tribunal.....

Anónimo disse...

isto é mesmo de quem nao tem mais nada para fazer lol

Anónimo disse...

que palhaçadas

Anónimo disse...

vai mas é trabalhar

Anónimo disse...

MUITO BOM MESMO,isto é a realidade de Castro Daire, só falta dizer que o Giroto agora vende telemóveis para passar o tempo.

Pedro disse...

Esqueceste-te dos que tanto criticavam o anteriormente porque não lhes enchia o papo e agora estão pior mas não dizem nada com vergonha de ter sido enganados.

Anónimo disse...

eu até concordo com os factos aqui apresentados, e digo factos porque qualquer parolo como eu se apercebe das manobras à frente das cortinas.
ele é pedra para enterrar, ele é emprego pó tio, pó sobrinho e pó primo, ele é com cada uma que até dá vontade de rir, mas pronto é aproveitar agora que isto são só quatro anos.
só me custa é que no meio disto tudo não se veja uma obrita assim pra todos assim daquelas que são para os castrenses.

Anónimo disse...

faz falta quem se aperceba das coisas por cá...
bem alguns pelos vistos, mesmo com humor não deixam de dizer umas verdades...

pena é qua ainda haja tempo e quem faça a apologia de alguns reizinhos (só pouco mais que incompetentes funcionários porque faltam t...... a quem devia mandar) que respeito pouco merecem e deveriam isso sim ser recambiados para donde foram corridos (como politicos)

Farejinhas disse...

Eu acho que quem devia mandar na câmara era o sr. Ferrador....Ele bem tenta, mas hoje como ontem, não lhe ligam nenhuma. Porque será?

Anónimo disse...

A rir a rir se dizem as verdades, é pena que tenhamos um presidente que é o retrato do concelho, um concelho de ignorantes.... e gente atrasada.. e eu fui um deles que me enganei e agora estou a ver que este ainda é pior que os outros, os outros não enchiam tanto o papo da familia!

A Palhaçada Camarária disse...

O Presidente ainda só meteu como seus acessores o sobrinho e o genro, mas não descansa enquanto não meter a familia toda.
Mas atenção que esses cargos de acessores são politicos e quando ele vier embora (espero que seja o mais rápido possivel) eles vêem com ele. Portanto ele irá, o mais rápido possivel, engendrar uns "concursos internos - familiares" para os colocar no Quadro da Autarquia e depois já poderá abandonar o barco... e vir tratar dos netos...

Fui enganado disse...

Parabéns .. a palhaçada camarária... de facto hoje o senhor tem razão..os palhaços estão lá dentro... mas não têem competência para actuar no verdadeiro circo da câmara... toda a vida foi uma fábrica de fazer cêra...no patamar que se encontra a câmara ... vai ser a continuaçao .. da fàbrica de cêra .... o presidente que fique descansado que essa actividade ninguém lhe rouba .. já faz parte do património da câmara.....os tachos..... aí o presedinte e seus acessores e vereadores segurem -nos pelas crinas do cavalo... mas agarrem-no bem .. senão o cavalo pode fugir ....

Anónimo disse...

Concordo com todas as críticas, estão sem dúvida fenomenais, ou melhor VERDADEIRAS.
E esta é a pura realidade, é pena só darem conta dos factos neste presidente, pois é tudo igual !
Lá no fundo vai tudo para lá não pelo concelho, mas sim por ELES.
E esta a "lei" que todos vamos aceitando.

Gangster disse...

já agora o proprietario do restaurante "O MUSICO" (aonde há as jantaradas pagas pela camara) é primo carnal do tal tio paulo... Áfinal de contas e bom saber que existe cumplicidade entra a familia! há coisas fantasticas não há?

Anónimo disse...

Este Ganster deveria ter mais respeito pelas pessoas que já partiram de entre os vivos. Quando escreveu o seu comentário com certeza tinha um espelho à sua frente e estava a ver alguma coisa estranha na sua testa. Haja decoro nestas coisas.

Anónimo disse...

Ao princípio gostei do blog, achei e acho que está bem conseguido. No entanto considero de MUITO MAU GOSTO comentários de baixo nível que deixaram publicar quer sobre o Ppresidente da Câmara quer do Dr. Giroto.

Perguntão disse...

Queria pedir ao ganster que me facilitasse um pouco o trabalho aos meus fracos neurónios.

Assim:
1 - Esse tal de Giroto foi corrido exactamente como?
2 - O que tem a ver a ignorância de tecnologias com uma venda de bens, por muito ilegal que seja?
3 - Até aqui onde entra a alteração da merda e dos cheiros?
4 - "Já agora" expliaue se será seu hábito utilizer o esperma que lhe passa pela boca para fazer meninos ou para venda?

Agradeço que me tire estas dúvidas, mas de uma forma honesta e sem recorrer a uma lunguagem soez e imprópria, como perece ser do seu gosto. Do seu e de todos os analfabetos que polulam nestes espaços que deveriam ser aproveitados para conversar e não para explanar as frustrações de que alguns padecem.

Anónimo disse...

Sinceramente haja bom senso e boa educação. Respeitem estes senhores, quer os que lá estão quer os que saíram, pois pelo menos foram algumas das poucas pessoas que tiveram a coragem de se candidatar para (mal ou bem) dirigir os destinos da nossa terra. Se alguém está insatisfeito com estas governações camarárias, faça como o Sr. do MIC: tenham a coragem de se candidatar. As candidaturas sao abertas a todos. Mas pelos vistos, para a maioria é muito mais fácil criticar e nao deixar fazer do que CONCORRER e tentar ganhar democraticamente.