Visitantes

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O SENHOR DO TERCEIRO MUNDO

 O Terceiro Mundo designa o conjunto de países e regiões do planeta com subdesenvolvimento e atraso ao nivel social,económico, cultural, onde também há carências básicas muito longe de estarem resolvidas.

Apesar de tudo, nem Portugal nem Castro Daire fazem parte desseTerceiro Mundo mas temos cá um que se comporta como
estivesse lá. Cultiva e quer propagar o terceiro-mundismo
O terceiro-mundismo esteve nas ilusões criadas acerca de quem atribuia as reformas e pensões, o rendimento mínimo e o
 subsídio do idoso, de quem concedia as "baixas" e outros subsídios..
 
O terceiro-mundismo esteve e está na procura de gente idosa ou não informada para fazer crer no que não é credivel para gente informada ou que sabe onde está a informação disponivel.

O terceiro-mundismo esteve, há dias, do lado de fora do portão da Escola Básica 2,3 de Castro Daire.

O terceiro-mundismo andou e continua a andar por outros sitios e outras circunstâncias, onde é alimentado á custa da fragilidade e do sofrimento
O terceiro-mundismo sabe aproveitar "exemplarmente" a pobreza, a fragilidade e as carências.
O terceiro-mundismo vai aos funerais quando é dito a familiares fragilizados, seja no cemitério, nas capelas ou igrejas, para tratarem do assunto na Casa do Povo como se isso fosse para ser lembrado quando há "feridas" a sangrar, emoções, sentimentos e recordações a respeitar.

Este terceiro-mundismo não é desrespeitador dos sentimentos e do sofrimento das pessoas? Não é uma tentativa disparatada de aproveitamento destas situações?Não haverá ninguém nas famílias que saiba que é necessário tratar do subsídios e pensões a que as pessoas têm direito? Isso é novo? Os responsáveis pelas agências funerárias não sabem disso?

Este terceiro-mundismo ainda continua crente no obscurantismo.
Este terceiro-mundismo ainda continua a querer manter as pessoas dependentes das suas "luzes"

Já passaram umas semanas depois do acontecimento trágico do desaparecimento de um idoso de uma povoação do concelho. A consternação foi geral. O sofrimento e a angústia dos familiares foram incalculáveis e lá apareceu o terceiro-mundismo para "aproveitar" o desespero e prometer que ia mandar vir um cão de Lisboa para procurar o homem.

Afinal, como era esperado, não veio o cão de Lisboa. Vieram vários com os respectivos agentes da autoridade fazer uma operação de busca programada pelos responsáveis policiais.

Não há muito tempo, para os lados de S. Pedro do Sul, desapareceram pessoas, num desporto de aventura, num rio. Por sinal foram bombeiros de Castro Daire que, envolvidos na operação, descobriram os desaparecidos.
Terá o Presidente da Câmara de S. Pedro do Sul tentado fazer crer a alguém que foi ele que mandou ir os bombeiros de Castro Daire numa tentativa descarada de aproveitamento da tragédia? É claro que não. Isso só por cá..

Não estamos no Terceiro Mundo mas que há quem tenha a visão terceiro-mundista,  que se sente como peixe na água junto de gente mal informada e, preferencialmente, sem informação, lá isso há.

O Terceiro Mundo é triste mas a visão terceiro-mundista é lamentável porque usa as pessoas, sobretudo, as que não têm defesas ou são dependentes seja do que for.
O terceiro-mundismo é atrevido e tão atrevido que, aproveitando uma procissão numa aldeia, foi meter-se debaixo do pálio,sem convite do pároco e até para surpresa deste. O terceiro-mundismo é mesmo descarado pela cegueira do voto.
 
 
O que acham deste terceiro-mundismo? 
O terceiro-mundismo deve perdurar entre nós?
O terceiro-mundismo não  gera indignação?

56 comentários:

Anónimo disse...

Eu estava lá na procissão e isso foi verdade. O Sr. Fernando Carneiro foi meter-se ao pé do Sr. Padre debaixo do pálio e também sei que não foi convidado por ninguém. O Sr. Moita também veio mas porque tem mais vergonha ficou mais atrás como qualquer pessoa.
O Sr. Fernando Carneiro nem olha a que pode pôr as pessoas em situações desagradáveis como pôs o Sr. Padre que não o tinha convidado para ocupar qualquer lugar na procissão nem sabia que ele vinha á procissão.

Anónimo disse...

Para quem não sabe, infelizmente perdi á dias um familiar e a Agência Funerária, a quem foi entregue o serviço de funeral é que tratou de todo o processo na Segurança Social, a semelhança desta Agência todas trabalham da mesma forma, não é preciso o Sr. Fernando nem a D. Aida dar informação aos familiares ainda mesmo vulneráveis pelo que estão a passar e entenderem que lhes ficam na obrigação de votar nele, por um mero aproveitamento desse senhor que não olha a meios para atingir os seus objetivos. Olhai eu caí a primeira vez na segunda já não caiu, abram os olhos.

Anónimo disse...

O Moita também já vai a procissões nas aldeias?

Nunca vai á missa nem ás procissões da vila e vai ás aldeias?

O tacho deve ser bom para obrigar o Moita a ir a missas e procissões que nunca foi. Nunca teve esse costume como sabe qualquer pessoa.
Oportunista.

Anónimo disse...

Quem não quiser ver o sr. Fernando nem a Dona Aida é obrigado porque eles até se metem pelos olhos dentro.
Quem não os quiser ver só tem mesmo de fechar os olhos porque aparecem onde se não espera.

Anónimo disse...

Tenho informação segura de quem será o candidato do BE em Castro Daire!

Engº Pedro Figueiredo já anda a tratar de formar lista!

Anónimo disse...

Não desvies as atenções para o BE ou não te interessa o ridiculo?

Anónimo disse...

Não sei se aconteceu em outra aldeia o Carneiro meter-se dabaixo do pálio, mas aqui em Cujó aconteceu.
O Moita tanbém esteve na procissão, mas era notório que estava fora do seu ambiente, pois o moita não vai às missas na vila.
Ái voto a quanto obrigas!

Anónimo disse...

Ai também aconteceu em Cujó!
Então o atrevimento do Carneiro de se meter debaixo dos pálios para surpresa dos padres está a ir longe. Já vai em Cujó.

Anónimo disse...

Ele mete-se debaixo do pálio, na feira da Ouvida pediu pra ir ler uma leitura, no Fôjo em Gosende não sei porque só fui de tarde, mas ele estava lá desamparado, chegou o Luis Lemos, cumprimentou-o e virou-lhe as costas. Ai voto ao que me obrigais este ultimo ano de mandato a mendigar por todo o lado.

Anónimo disse...

Tenho tanta vergonha!!! Porra!!!
Mas cada um tem aquilo que merece.
Não podemos olvidar sermos um concelho em que as habilitações escasseiam e a ignorância abunda!
Também as governações anteriores têm culpa no cartório a esse respeito.
e a realidade é que o Fernando Carneiro, sendo pouco habilitado e altamente ignorante, têm a inteligência de se aproveitar da ignorância de alguns. Coage-as.
isso é crime.
Dentro das minhas possibilidades, irei de tudo fazer para que o Sr. Carneiro participe num programa televisivo de debate sobre esta nova questão da resstruturação das fraguesias.
O Sr. precisa de ser enverginhado para ter vergonha!

Anónimo disse...

O sr. não anda só em funerais e outras coisas também anda em procissões. È em procissões com música ou sem música? Ele é um valente músico.

Anónimo disse...

Olhamos para a “obra” deste carneiro e moita, pois o executivo é, já há muito tempo composto por estes dois, só vimos festas, mais festas, conforme podem consultar no facebook da câmara.
Estradas que necessitam de obras urgentes, nada!
Localidades que necessitam de acessos condignos, nada!
Localidades que necessitam de rede de saneamento, nada!
Desenvolvimento económico, nada! Houve retrocesso!
ETAR, só de fachada, pois tratamento de águas residuais não faz, além do cheiro nauseabundo que emana a longa distância, e podem comprovar na diferença da cor da água do rio Paiva antes e após da ETAR!
Centros Escolares, nada!
Nada, nada, nada…
Uma obra existe, por parte do executivo da câmara ( carneiro, moita), braguês é mais para recados, implementação do medo, ditadura, aproveitando-se da ignorância das pessoas, e de quem não é ignorante e não mostra medo, atacam-nos por todos os meios que o poder lhes proporciona. Mas devo dizer que nem assim os calam, mas se lhes fosse permitido dar ordem de prisão para todas as pessoas que dizem o que pensam ou não concordam com tanta atrocidade praticada por estes “seres” já tinha construído uma prisão, pois a que existe não daria para colocar tanta gente, que eles queriam “prender”.
Não fazem nada, para o desenvolvimento, para a educação, pois é na ignorância que esses “seres” vão buscar o poder, implementando o medo, na população!
Fala-se muito no poder do coveiro, mas algo estará por detrás…
Foi construída uma estrada com tapete de alcatrão na Carvalhosa que não vai dar a lado nenhum, sendo gasto nessa estrada, provavelmente centenas de milhares de euros, quando ao lado existe uma estrada que serve de acesso a várias localidades, sendo até muito utilizada, e que necessita de obras urgentes! Quero com isto dizer, que há algo de errado “nestas obras” sem serventia para ninguém, neste caso, nem para a Carvalhosa!
Quem de direito deveria investigar estas situações! Quem estiver interessado, ou quem não acreditar, desafio que vá confirmar com os próprios olhos o que eu digo, e vejam como está o estado da estrada que dá acesso ao Rossão, Campo Benfeito, Gosende, etc. por parte de quem vai na estrada nacional para Cinfães.
Por “obras” como esta, quem de direito, deveria usar todos os mecanismos legais, para saber o que está por detrás do “pano” das mesmas! Quem de direito deveria usar todos os mecanismos legais para saber a riqueza destes “seres” antes e depois do poder!
Além do que supra mencionei, há outro perigo para os castrenses, pois estes “seres” aliaram a uma “árvore”, cujos “ramos” esmagam tudo e todos que se atravessem no seu caminho! É do conhecimento público a opressão instalada, onde se ramificam esses ramos!

Anónimo disse...

Carneiro espalha abraços hipócritas pela festa das colheitas!

Será que ninguém corre com este palhaço?

Anónimo disse...

Depois de ler o comentário de 21 de Setembro ás 14,35, e convencido que tamanha atrocidade não poderia ser verdade,desloquei-me à referida estrada para verificar in loco a veracidade,ou não dos factos. Afinal é mesmo verdade.Para quê gastar euros inúteis numa estrada que ninguém vai usar? Só mesmo com o intuito eleitoral. Pelo menos deveriam ter tido o cuidado de sinalizar,com placas de informação a dita estrada. talvez dessa maneira alguém a descobrisse e por lá passasse,apenas para gastar gasolina e ver até que ponto se anda desnecessariamente a gastar o dinheiro dos contribuintes.

Bocas disse...

É preciso poupar!
Poupas tu e poupo eu.
Poupemos e não tenhamos dúvidas: o Carneiro dá uma ajuda. Não faz por menos. Põe a Castro Daire TV a focar-lhe aquela carantonha linda. Se não acreditam perguntam aos cangurus. Toda a Austrtália já viu o fenómeno. Castro Daire on-line. Todos os dias até ao encerramento da festa das colheitas. Um assessor e um ajudante de campo (a mais recente aquisição do Carneiro) a fazer 24 horas sobre 24 horas de serviço.
Para que Castro Daire tenha o seu canal de TV.
Patrocinado e promovido pela autarquia.

O QUE DE ACORDO COM AS LEIS QUE REGULAM A RÁDIO E A26 TELEVISÃO ME PARECE ILEGAL!

Anónimo disse...

Que lindos que estão o casal de jarros!
O Carneiro está cada vez mais palhaço!
A aida está cada vez mais hipócrita!

É a vergonha desta terra!
Como é possivel a oposição estar calada?

Como é possivel este abuso dos meios públicos para promover alguém?

Anónimo disse...

Eles comem tudo! E bebem ainda mais!
Já viram um palhaço bebado?

Anónimo disse...

Também eu fui ver a dita estrada comentada aqui, para a descobrir tive necessidade de andar às voltas até encontrar alguém da Carvalhosa que me desse informação sobre a sua localização, a dita estrada fica no alto da aldeia e vai dar à serra, não tendo utilidade para ninguém. Mas infelizmente existe uma oposição que talvez tenha poderes para fazer tudo que o anónimo escreveu e nada faz. Foi criado o tal canal de televisão que visa a campanha política dos que lá estão e não para o fim que nos querem impingir. O povo diz – vamos votar em quem? – Não há oposição! Se a oposição quer recuperar o concelho e o respeito dos castrenses, deverá começar agir, e começar por questionar e averiguar situações como esta estrada. Começar a agir de maneira a que o Povo acredite que estão interessados na mudança, na transparência. Usarem o poder que têm enquanto oposição na fiscalização destas obras e de todo o dinheiro gasto ninguém sabe onde, gasto naquela estrada que leva a lado nenhum.

Anónimo disse...

O terceiro-mundismo como muita gente lúcida viu também esteve na Festa das colheitas com o Fernando e com a Aida.O concelho será assim tão estúpido para não ver a figura que essas duas criaturas fazem?
Continuarão de olhos fechados e a gostar da sua palhaçada que não dignificam a Câmara nem o concelho esse casal lambe-botas e lambe-votos?

Guardador do Rebanho disse...

Ao ver o que o Carneiro e a Aida dizem e fazem parece que estamos num concelho de gente muito atrasada.
Ou será que estão á espera da hora do voto para darem a resposta devida porque ele é muito vingativo e as pessoas têm receio das suas vinganças?

Anónimo disse...

Para esse par de jarras, vai chegar também a hora de serem julgados. Pena é que o concelho seja composto de gente tão inculta e pobre de espírito. "Cá se fazem cá se pagam". Não vale a pena estar aqui a lavar roupa suja, mas eles já começaram a pagar!
Para bom entendedor.......

Anónimo disse...

Ai agora o carneiro passou a ir à missa fora? Nas procissões só vai para debaixo do pálio para se proteger do sol coitado! Em relação a tudo o que faz de ilegalidades e que têm sido sobejamente faladas neste Blogger, haja gente capaz de as denunciar no local certo e a quem de direito.Aqui tal como afirma o comentarista anterior é só lavar roupa suja, e de nada adianta.

PSD disse...

olha o Burro do Pedro Figueiredo?
quem está do lado dele?

esse gajo é um grande burro, ninguém lhe dá credito, ninguem lhe dá bola no facebook nem no blog dele!
É um grande pecado para o BE!

Quiz lember as botas ao PSD, mas correram com ele, pois viram que com ele só perdiam votos!

Novas Oportunidades disse...

20 000 visitas por ano...

Anónimo disse...

E assim terminaram as festas das colheitas. Foi pena a chuva ter estragado um pouco o dia de hoje.

Curto e Grosso disse...

Comentários

"20 000 visitas por ano..."
Só? E a que se refere este número)

"E assim terminaram..."
Sem oportunidade!

Anónimo disse...

De Mões é o vereador
Com o pelouro da educação
Não aguentava tanto labor
Trouxe o rapaz´pela mão.

O rapaz não tinha emprego
Agora por aqui anda
Não se contenta com tostões
Pra fazer a propaganda

Já criou uma televisão
Noite e dia a trabalhar
Carneiro diz que é prá emigração
Mas quer é dos votos cuidar.

Carneiro na apresentação
Disse querer todos aproximar
Mas tem uma televisão
Sem da carteira puxar

A Câmara a bater n fundo
Mas tem uma televisão
Que espalha por todo o mundo
Do carneiro a visão

Um câmara sem igual
Com uma televisão
Estamos em Portugal
E é a única da Nação

Agora é que vai ser falar
Carneiro em toda a ocasião
Para votos arrebanhar
À custa da população

Para ele está tudo bem
Para nós é que está mal
Assim não gasta um vintem
Nesta campanha eleitoral

O carneiro ao longe vê
Os votos que quer conquistar
Agora tem a TV
Sem nada ter de pagar.

Rabo de fora disse...

notícia de ultima hora:

As autoridades descobriram onde está a ser criado e gerido o blog ecos de Mões!
É na escola básica integrada 1,2,3 de Mões!
O bloger já sabe disso e hoje colocou o blog privado, mas já não se vai escapar das autoridades!

Parece que o Salazarismo chegou ao grupo Princesa da Serra, pois apagaram 2 post de pessoas singulares que decidiram partilhar algo. Quem são os administradores desse grupo?

Em breve será publicado aquilo que foi apagado, para que as pessoas possam ver que a sensura chegou ao grupo do Facebook que se dizia independente!

Aquele que pensam que podem dizer tudo em anonimato, fica aqui este conselho!

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1792872

Anónimo disse...

Dentro de pouco tempo vamos saber a identidade dos comentários! Força pessoal está a comentar mal de todos! Nem o proxy vos vai livrar!

O Ecos de Mões vindo de quem vem já não era de admirar, agora vamos ver como ele se vai livrar desta!

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=12651

Anónimo disse...

Dentro de pouco tempo vamos saber a identidade dos comentários! Força pessoal está a comentar mal de todos! Nem o proxy vos vai livrar!

O Ecos de Mões vindo de quem vem já não era de admirar, agora vamos ver como ele se vai livrar desta!

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=12651

Anónimo disse...

Carneiro já tinha o boletim
Acrescentou-lhe o facebook
Ele é sempre assim
A TV é mais um truque

Para isso veio de Mões
O rapaz muito sagaz
Faz filmes para os serões
Mas o secretário jaz.

Ele jogos começou a fazer
Para o Paiva preservado
Uma ETAR é preciso fazer
Com o carneiro ensinado.

É um caso de ambiente
E tambem de cultura
Façam lá isso prá gente
E pela agricultura.

Lembem-se dos peixinhos
Que vivem no brio Paiva
Não olhem só por tachinhos
A gente fica com raiva

Com o carneiro não há azar
Pelo poder é que é
O que é preciso é ganhar
Seja a cavalo ou a pé.

Anónimo disse...

Parece que a assembleia Municipal hoje decorreu «sem sobressaltos».
O presidente da Câmara lá foi respondendo que ele é que mandava e por isso não ía dizer nada sobre a troca de pelouros que incluiu o vereador Luís de Lemos.
Parece que os munícipes não têm nada a ver com o modo como o dinheiro dos impostos é gerido na Câmara!
Parece que o mais importante para o concelho é a TV!!!
Parece que os Cidadãos de Castro Daire terão de se remeter «ao silêncio ordenado pelo presidente» e não têm de saber se continua a haver um vice-presidente a tempo inteiro ou não!
Parece que o importante agora na Câmara é encontrar os autores dos comentários!
Parece que a razoabilidade, a responsabilidade, a honestidade intelectual e política desapareceu de vez no nosso meio.
Parece que acabou de vez a vergonha e a honra de quem a devia ter!

Anónimo disse...

40 000 mil euros de multa por difamar alguém num blog?

O editor do Ecos de Mões já fechou o blog, pois ontem só se falava do nome do autor na festa das colheitas, que depois de o ter tornado privado, acabou por o fechar!

http://ecosdemoes.blogspot.pt/

No entanto foi um ato em vão, pois de quem de direito já tem todo o conteudo do mesmo e agora vai proceder como manda a lei!

Foi também tema de conversa o salazarismo implementado no Grupo do facebook, princesa da Serra em que apagaram alguns post que não continham qualquer maldade! Quem gere esse facebook? Não é o Presidente da Câmara, mas outros senhores que só sabem fazer este tipo de politica.

Parece que o ministério publico anda a investigar alguns milhares de blog e já há editores e comentadores nas barras dos tribunais.

É mais facil apanhar um editor e um comentador do que um ladrão de carros!

Caro editor do Ecos do Paiva, continue fazer a sua atual escrita que nada atenta contra a honra e bom nome das pessoas, assim como os seus subditos que vêm comentar de forma assertiva!

Mas dou-lhe os meus sinceros parabéns, pelo menos o senhor não é salazarista, pois aceita todo o tipo de comentários.

Tome mais cuidado quando andar na rua, pois há gente muito zangada!

Anónimo disse...

Há momentos na vida de cada ser

humano que são ou serão sempre

marcos importantes para o que

dessa vida ficará na memória das

pessoas com quem se convive.

Há instantes de lucidez, e há

também instantes de escuridão.

Tanto a lucidez como a "escuridão"

de cada indivíduo podem ser

afectadas por determinado

deslumbramento momentâneo advindo

da aquisição de um emprego, da

aquisição de um bem material

qualquer ele que seja, na

perspectiva de que os outros não

serão capazes de alcançar esse

bem.

Esses momentos de deslumbramento

começam a pairar por aí! É preciso

pôr os pés na terra! O poder não é

eterno!

Guardador do Rebanho disse...

Seja a cavalo ou a pé
Tem de ir também você
Dê o salto nesta maré
Não deixe de ver a TV

A TV é pró Carneiro
E o concelho a pagar
Propaganda o dia inteiro
Quer os votos ganhar

O de Mões é prá TV
O de Mões pra isso veio
Tenha cuidado você
Estou cheio de receio

Isto está uma ditadura
Desde que veio o Carneiro
Não há mal que sempre dura
Com um pontapé no trazeiro

Anónimo disse...

Andam a aqui a amedrontar
A acusar o anonimato
Querem isto parar
Está aí o seu retrato

Campeões da hipocrisia
Sabem pregar moral
Andam por sacristias
Mas só sabem fazer mal

Anónimos acusam o anonimato
Mas seguem a mesma via
Já não sou um timorato
Com esses que fazem espia

Salazar morreu
Ficou o salazarismo
Sentem os outros e eu
Com este socialismo.

O Carneiro quis tudo
A rádio, a TV, o jornal
Para o pessoal ficar mudo
No processo eleitoral

A rádio e a TV em cadeia
Estão a funcionar
Eles formaram uma teia
Só pró Carneiro falar

A televisão não vi
Mas ainda vou vê-la
Vamos ficar por aqui
O Carneiro é a estrela.

Isto já cheira a mofo
Ver tanta ignorância
O homem não tem estofo
Para tanta importância.


Anónimo disse...

Boa tarde, já tem conhecimento da anulação dos tão "badalados" concursos para Nutricionista e Museóloga!!!???
Valha-nos as AEC's...

Anónimo disse...

Onde é que isso está escrito?
Não será só boato a anulação dos concursos para a museóloga e para a nutricionista?

Anónimo disse...

Não é boato, está no site da câmara a sua anulação...
Porque será??????????????

Anónimo disse...

A Rádio Limite e a TV já anunciaram essas anulações dos concursos para a museóloga e nutricionista?
A Rádio limite e a TV não passam dessas notícias? É só das outras que lhes convêm?
Isto é que é uma informação "objetiva" e completa.
Os emigrantes não têm de saber disso através da tal TV?

Anónimo disse...

O Povo está acordar e já se fez ouvir.
Acordou, fez-se ouvir,os concursos foram anulados e já está a ver a máquina da propaganda que está a ser montada por essa televisão que até mereceu publicidade e entrevistas na rádio limite. Uma falta de vergonha sempre dos mesmos fazendo de parva toda a gente, mas uns vêem o que se está a passar e outros verão os interesses de gente que quer dominar Castro Daire por todos os meios.

PSD disse...

Como é possível que o vereador da cultura e vice-presidente Luis Lemos não tenha estado presente na festa das colheitas?
E o Carneiro o tenha esquecido nos elogios que fez no discurso de sabado á noite?

Adeus carneiro! já foste!

És a vergonha dos socialistas!
És a vergonha de Castro Daire!

Anónimo disse...

O Senhor Luis Lemos no Sábado estava de férias e o Sr. Fernando Carneiro diz que está tudo bem com ele e que combinou tudo com o Sr. Luís Lemos.
Se assim foi porque é que retirou os afazeres, na Cãmara, ao Sr. Luís Lemos quando este estava de férias?
Há pessoas de quem se diz que quando dizem uma verdade cai-lhes um braço mas ainda estão com os dois.

Huuuuummmmmmmmmmmmmmmmmm!

Anónimo disse...

O Fernando a desgovernar
Com o Luís na prateleira
O carneiro está a ganhar
Nós a perder com a asneira

Anónimo disse...

Boa noite,
Para "desanuviar" os comentários, aconselho vivamente a lerem o Livro Heróis do Ultramar, editado pela Oficina do Livro e escrito pelo Jornalista Nuno Castro.
Está já à venda (apesar de ter sido apresentado no Centro Cultural de Belém no dia 22/Set/2012), nas Livrarias: Almedina,Bertrand,Oficina do Livro, Fnac e outras.
Tal livro fala de Castro Daire.
Leiam e vão ver que valeu a pena, não mais que seja, para a nossa juventude poder "pulsar" os tempos de outras juventudes.

Com os melhores cumprimentos,
Um até breve.

Castro Daire, 2012-Set-25

Jacques Amaury disse...

Portugal atravessa um dos momentos mais difíceis da sua história que terá que resolver com urgência, sob o perigo de deflagrar crescentes tensões e consequentes convulsões sociais.

Importa em primeiro lugar averiguar as causas. Devem-se sobretudo à má aplicação dos dinheiros emprestados pela CE para o esforço de adesão e adaptação às exigências da união.

Foi o país onde mais a CE investiu "per capita" e o que menos proveito retirou. Não se actualizou, não melhorou as classes laborais, regrediu na qualidade da educação, vendeu ou privatizou mesmo actividades primordiais e património que poderiam hoje ser um sustentáculo.

Os dinheiros foram encaminhados para auto-estradas, estádios de futebol, constituição de centenas de instituições público-privadas, fundações e institutos, de duvidosa utilidade, auxílios financeiros a empresas que os reverteram em seu exclusivo benefício, pagamento a agricultores para deixarem os campos e aos pescadores para venderem as embarcações, apoios estrategicamente endereçados a elementos ou a próximos deles, nos principais partidos, elevados vencimentos nas classes superiores da administração pública, o tácito desinteresse da Justiça, frente à corrupção galopante e um desinteresse quase total das Finanças no que respeita à cobrança na riqueza, na Banca, na especulação, nos grandes negócios, desenvolvendo, em contrário, uma atenção especialmente persecutória junto dos pequenos comerciantes e população mais pobre.

Jacques Amaury disse...

A política lusa é um campo escorregadio onde os mais hábeis e corajosos penetram, já que os partidos cada vez mais desacreditados, funcionam essencialmente como agências de emprego que admitem os mais corruptos e incapazes, permitindo que com as alterações governativas permaneçam, transformando-se num enorme peso bruto e parasitário. Assim, a monstruosa Função Publica, ao lado da classe dos professores, assessoradas por sindicatos aguerridos, de umas Forças Armadas dispendiosas e caducas, tornaram-se não uma solução, mas um factor de peso nos problemas do país.

Não existe partido de centro já que as diferenças são apenas de retórica, entre o PS (Partido Socialista) e o PSD (Partido Social Democrata), de direita, agora mais conservador ainda, com a inclusão de um novo líder, que tem um suporte estratégico no PR e no tecido empresarial abastado. Mais à direita, o CDS (Partido Popular), com uma actividade assinalável, mas com telhados de vidro e linguagem publica, diametralmente oposta ao que os seus princípios recomendam e praticarão na primeira oportunidade. À esquerda, o BE (Bloco de Esquerda), com tantos adeptos como o anterior, mas igualmente com uma linguagem difícil de se encaixar nas recomendações ao Governo, que manifesta um horror atávico à esquerda, tal como a população em geral, laboriosamente formatada para o mesmo receio. Mais à esquerda, o PC (Partido comunista) menosprezado pela comunicação social, que o coloca sempre como um perigo latente e uma extensão inspirada na União Soviética, oportunamente extinta, e portanto longe das realidades actuais.

Assim, não se encontrando forças capazes de alterar o status, parece que a democracia pré-fabricada não encontra novos instrumentos.

Contudo, na génese deste beco sem aparente saída, está a impreparação, ou melhor, a ignorância de uma população deixada ao abandono, nesse fulcral e determinante aspecto. Mal preparada nos bancos das escolas, no secundário e nas faculdades, não tem capacidade de decisão, a não ser a que lhe é oferecida pelos órgãos de Comunicação. Ora e aqui está o grande problema deste pequeno país; as TVs as Rádios e os Jornais, são na sua totalidade, pertença de privados ligados à alta finança, à industria e comercio, à banca e com infiltrações accionistas de vários países.

Ora, é bem de ver que com este caldo, não se pode cozinhar uma alimentação saudável, mas apenas os pratos que o "chefe" recomenda. Daí a estagnação que tem sido cómoda para a crescente distância entre ricos e pobres.

A RTP, a estação que agora engloba a Rádio e TV oficiais, está dominada por elementos dos dois partidos principais, com notório assento dos sociais-democratas, especialistas em silenciar posições esclarecedoras e calar quem lenta o mínimo problema ou dúvida. A selecção dos gestores, dos directores e dos principais jornalistas é feita exclusivamente por via partidária. Os jovens jornalistas, são condicionados pelos problemas já descritos e ainda pelos contratos a prazo determinantes para o posto de trabalho enquanto, o afastamento dos jornalistas seniores, a quem é mais difícil formatar o processo a pôr em prática, está a chegar ao fim. A deserção destes, foi notória.

Não há um único meio ao alcance das pessoas mais esclarecidas e por isso, "non gratas" pelo establishment, onde possam dar luz a novas ideias e à realidade do seu país, envolto no conveniente manto diáfano que apenas deixa ver os vendedores de ideias já feitas e as cenas recomendáveis para a manutenção da sensação de liberdade e da prática da apregoada democracia.

Só uma comunicação não vendida e alienante, pode ajudar a população, a fugir da banca, o cancro endémico de que padece, a exigir uma justiça mais célere e justa, umas finanças atentas e cumpridoras, enfim, a ganhar consciência e lucidez sobre os seus desígnios.

Puxaacima disse...

Está enganado quanto á Televisão pois em Castro Daire dizem que há uma que tem como diretor de (des)informação Fernando Carneiro suportada por recursos alimentados pelos nossos impostos, sejam os que vão para o Estado Central sejam os que vão diretamente para a Câmara como é o imposto automóvel e a contribuição Autárquica que vai ver o bolo aumentado com as novas avaliações de imóveis. E vai o povo pagar para o Carneiro gastar mal como tem gastado e entrter-se com brinquedos como é essa dita televisão camarária em que o diretor e a estrela vai ser o carneiro diretamente ou indiretamente onde ele possa meter o bedelho. E cá continuam um Portugal e sobretudo um comcelho Dos Pequeninos que não saiem da cepa torta com os governantes nacionais e o desgovernante local que nos vai esmagar as finanças e deixar o concelho pobre até á eternidade embora diga o contrário, o que não é de estranhar porque mente com os dentes todos.

militamte PSD disse...

Parece que hoje as autoridades foram vista em Mões na escola Básica, eu bem avisei que este tipo de politica só iria prejudicar o PSD, na festa das colheitas não se falava outra coisa!


Falar do quimteto da comissão política do PSD, mamdam a raia míuda comemtarem contra o carneiro no facebook e os do PSD nem dão a cara nem um simples LIKE!

Esse quinteto pensa que depois lhe vão arranjar tacho, mas antes de chegar a vez dele ainda vão ter que esperar pela vez da raia mais grauda!

Vejam no facebook, são sempre os mesmo a criticar tudo e todos, e vejam quem faz "gosto" são sempre o mesmo quinteto!

Na minha opinião a comissão politica do PSD se quiser ganhar as eleições tem que se distanciar desse quinteto, pois já não têm credito junto dos castrenses e isso é notórios no resultados dos seus comentários.

Aquela que trabalha numa loja de Viseu até se compreende, pois foi nas lista do PSD agora tem que malhar no Carneiro, mas parece que só está a estragar, pois as pessoas já viram que é pura politica do não faz nada e está tudo muito mal!

Uma acabou agora o curso e nunca fez nada por castro daire e pelo que se sabe os seus conhecimentos são tipo os do relva!

A outra jinga por todo o lado, até jura vingança as colegas da Santa Casa!

O outro quer ir para Alvarenga e já não tem crédito nenhum nem na terra dele nem no facebook!

A outra pessoas deixo para vocês descobrirem!


O PSD não precisa destes parasitas facebookianos, todos vêm que eles não sabem o que custa a vida, nunca nimguem os viu a fazer nada, eles são os espertalhões, mas na prática estão sempre a comentar tudo.

O PSD que corra com eles, pois não precisa de ficar conectado a essa malta do mal dizer e que vêm comentar para os blogs para as pessoas pemsarem que é a comição politica!

Eles que se juntem todos numa lista, pois algums juram que são apartidários! Mas é sabido que nem sequer conseguiam ter elememtos suficiemtes para criar um lista!

Em relação a TV, uma boa jogada do Carneiro, mas quem vota em Portugal não são os imigrantes, por isso não vai ganhar nada!

Força PSD, livra-te desses parasitas!

Anónimo disse...

Jacques Amaury disse...

A política lusa é um campo escorregadio onde os mais hábeis e corajosos penetram, já que os partidos cada vez mais desacreditados, funcionam essencialmente como agências de emprego que admitem os mais corruptos e incapazes, permitindo que com as alterações governativas permaneçam, transformando-se num enorme peso bruto e parasitário. Assim, a monstruosa Função Publica, ao lado da classe dos professores, assessoradas por sindicatos aguerridos, de umas Forças Armadas dispendiosas e caducas, tornaram-se não uma solução, mas um factor de peso nos problemas do país.

Não existe partido de centro já que as diferenças são apenas de retórica, entre o PS (Partido Socialista) e o PSD (Partido Social Democrata), de direita, agora mais conservador ainda, com a inclusão de um novo líder, que tem um suporte estratégico no PR e no tecido empresarial abastado. Mais à direita, o CDS (Partido Popular), com uma actividade assinalável, mas com telhados de vidro e linguagem publica, diametralmente oposta ao que os seus princípios recomendam e praticarão na primeira oportunidade. À esquerda, o BE (Bloco de Esquerda), com tantos adeptos como o anterior, mas igualmente com uma linguagem difícil de se encaixar nas recomendações ao Governo, que manifesta um horror atávico à esquerda, tal como a população em geral, laboriosamente formatada para o mesmo receio. Mais à esquerda, o PC (Partido comunista) menosprezado pela comunicação social, que o coloca sempre como um perigo latente e uma extensão inspirada na União Soviética, oportunamente extinta, e portanto longe das realidades actuais.

Assim, não se encontrando forças capazes de alterar o status, parece que a democracia pré-fabricada não encontra novos instrumentos.

Contudo, na génese deste beco sem aparente saída, está a impreparação, ou melhor, a ignorância de uma população deixada ao abandono, nesse fulcral e determinante aspecto. Mal preparada nos bancos das escolas, no secundário e nas faculdades, não tem capacidade de decisão, a não ser a que lhe é oferecida pelos órgãos de Comunicação. Ora e aqui está o grande problema deste pequeno país; as TVs as Rádios e os Jornais, são na sua totalidade, pertença de privados ligados à alta finança, à industria e comercio, à banca e com infiltrações accionistas de vários países.

Ora, é bem de ver que com este caldo, não se pode cozinhar uma alimentação saudável, mas apenas os pratos que o "chefe" recomenda. Daí a estagnação que tem sido cómoda para a crescente distância entre ricos e pobres.

A RTP, a estação que agora engloba a Rádio e TV oficiais, está dominada por elementos dos dois partidos principais, com notório assento dos sociais-democratas, especialistas em silenciar posições esclarecedoras e calar quem lenta o mínimo problema ou dúvida. A selecção dos gestores, dos directores e dos principais jornalistas é feita exclusivamente por via partidária. Os jovens jornalistas, são condicionados pelos problemas já descritos e ainda pelos contratos a prazo determinantes para o posto de trabalho enquanto, o afastamento dos jornalistas seniores, a quem é mais difícil formatar o processo a pôr em prática, está a chegar ao fim. A deserção destes, foi notória.

Não há um único meio ao alcance das pessoas mais esclarecidas e por isso, "non gratas" pelo establishment, onde possam dar luz a novas ideias e à realidade do seu país, envolto no conveniente manto diáfano que apenas deixa ver os vendedores de ideias já feitas e as cenas recomendáveis para a manutenção da sensação de liberdade e da prática da apregoada democracia.

Só uma comunicação não vendida e alienante, pode ajudar a população, a fugir da banca, o cancro endémico de que padece, a exigir uma justiça mais célere e justa, umas finanças atentas e cumpridoras, enfim, a ganhar consciência e lucidez sobre os seus desígnios.

Anónimo disse...

uma democracia duvidosa relativisada esta que paira como o arco iris sobre o Concelho de Castro Daire. Em Mões resolveram fazer caça ás bruxas malvadas, todas as vozes contra o poder instalado serão silenciadas.
A Pide está de volta e promete silenciar os anticarneiros que cada vez são mais por esse Concelho fora.A democracia já não é o que foi.

Anónimo disse...

Confesso que já me satura tanto derrotismo sobre Portugal e sobre Castro Daire. Motivos para nos sentirmos amargurados, decepcionados, irritados não faltam. Mas, antes de quaisquer outras considerações, enderecemos essa irritação contra classes dirigentes arrogantes, autoritárias e talvez incompetentes para enfrentar os graves problemas que, presentemente, nos angustiam.

Legalizámo-las com o nosso voto, confiando-lhes a responsabilidade de bem administrar o concelho. Jamais, todavia, para impor autoritariamente o que quer que seja e quaisquer que sejam os motivos. Muito menos por questões particulares.

Anónimo disse...

Queria ir prá a rua cedo
Ganhar prá a familia o pão
Mas estou cheia de medo
Com tal escuridão

Podiam poupar nas festas
E nas inaugurações
Não tinhamos noites como estas
Com tal medo dos ladrões

Olhe pra isto Carneiro
Governe de outra maneira
Veja o concelho por inteiro
Deixe de fazer tanta asneira

Quinteto disse...

A dor de cotovelo é fodida!

Quém é analfabeto tem inveja de quem foi capaz de estudar e tirar um curso superior!
Esse quinteto tem opinião própria e é capaz de pensar pela própria cabeça!
São gente culta, com ideias novas, e não se subjugam a meia duzia de velhos ditadores analfabetos!
Sabem muito bem o que é a vida! Sabem o que é uma vida fora da ditadura do compadrio de Castro Daire!

Anónimo disse...

Atenção que esse quinteto é uma sumidade!! Credo! Mais calma e menos presunção!!!

Anónimo disse...

Olhem cá por mim do que li há alguém que tem muito medo desse tal Quinteto, se chegarem à frente com lista independente é neles que voto, pelos vistos são os únicos que dão a cara, ahhh valentes, eu cá não me atrevo que o Carneiro ainda marra para o meu lado.