O tio Fernando continua incorrigível e a encaminhar a Câmara para o precipício com dinheiro emprestado e a meter mais pessoal.
Sobre a enormidade das despesas com pessoal já muito foi dito e não vamos repetir-nos. Só vamos acrescentar porque o tio Fernando não pára de engrossar o número de funcionários. Com ele é assim, sem fazer contas e sem pensar no dia de amanhã.
Agora deu-lhe na cabeça para contratar um(a) enfermeiro (a), um(a) nutricionista e um(a) museólogo (a).
Talvez a única contratação justificável seja a da enfermeira, se o Centro de Saúde não continua a dispensá-la gratuitamente, para o carro que anda de terra em terra a medir a tensão ás pessoas e pouco mais. Mas é preciso saber a verdade, não vá o tio Fernando arranjar mais um pretexto para fazer mais um favor a um amigo, camarada ou familiar. Não foi a isto que o nosso tio Fernando nos habituou?
Se alguém da área da enfermagem ainda se pode compreender com alguma dificuldade, o mesmo não acontece com o (a) museólogo (a) nem com o (a) nutricionista.
Se a Câmara tivesse um projecto e dinheiro para fazer um Museu, talvez, mais lá para a frente, se justificasse a contratação de um museólogo que, estamos convencidos que será uma museóloga, Só não adiantamos já o nome porque queremos ver onde vão parar as modas. Mas a Câmara não tem nenhum projecto para um Museu e o projecto de um verdadeiro Museu não entrou no rol dos projectos feito pela Câmara recentemente. Além disso, a Câmara não tem dinheiro para” mandar cantar um cego”.
O chamado Museu Municipal actual é um cubículo. O material está exposto e identificado. O que vem ou vai fazer a museóloga naquele espaço? Quantas pessoas visitam diariamente esse museu actualmente? O funcionário que lá está não é suficiente para “guiar as multidões de visitantes”? Justifica-se mais um salário elevado? Tenha dó tio Fernando do dinheiro que não é seu. E tenha mesmo dó deste povo que está a ficar farto do seu desgoverno.
A contratação de uma museóloga só pode justificar-se com o injustificável – resultado de uma “cunha”, de mais um favor que o tio Fernando quer pagar á custa do povo ,o que já é habitual desde que é o que não é – Presidente de Câmara ,de uma Câmara de todos e para todos.
Igualmente incompreensível e injustificável, a não ser pela “ política do favor”, é a contratação de uma nutricionista.
Quererá o tio Fernando promover a educação alimentar ás crianças, aos jovens, aos velhos, aos homens e mulheres deste concelho? Os médicos não fazem esse aconselhamento aos seus doentes? Informe-se tio Fernando.
Quererá o tio Fernando promover a educação alimentar nas escolas? Em que horário? Justifica-se?
Se o tio Fernando pretende que a nutricionista fiscalize as refeições nas escolas, como pode estar em todo o lado ao mesmo tempo?
Não venha o tio Fernando justificar a nutricionista e o seu tacho com as refeições escolares porque a Escola Secundária não tem nutricionista. A escola preparatória não tem nutricionista. A escola de Mões não tem nutricionista. E porque há-de ter a Câmara uma nutricionista se, quem esteve nos Conselhos Directivos, sabe que as ementas são definidas e aprovadas pelo Ministério da Educação? Portanto, aos actuais Directores das Escolas e ás Câmaras cabe apenas zelar pelo cumprimento das ementas e publicitá-las para que sejam do conhecimento de toda a gente e, particularmente, dos pais e dos responsáveis. Não queira enganar-nos tio Fernando porque nós não deixamos. Não complique com mais despesa porque só engana os tolos.
Os que não são tolos já viram que não olha a sobrecarregar o cofre da Câmara para fazer ou pagar favores ou então para criar compromissos a que na devida altura fará a “cobrança”.
Enquanto se assiste a contenção generalizada de despesas e muitas famílias estão a fazer muitos sacrifícios, o tio Fernando aumenta-as com gente absolutamente desnecessária. Por isso, só pode andar de cabeça perdida, desorientado, demonstrando, cada vez mais, a sua incapacidade para ser Presidente da Câmara.
O melhor é o tio Fernando ir governar a casa dele porque na Câmara só estraga.
O que dizem os nossos leitores/comentadores?
PS.: Quando arrancam os Centros Escolares?
Quando está reparado o polivalente junto á escola primária?
Onde vai ser o pavilhão multiusos?