Visitantes

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

AINDA O FOGO NOS BOMBEIROS


O “fogo” entre a Câmara e os Bombeiros continua a “lavrar” com intensidade e sem fim à vista. Não é por falta de trabalho dos bombeiros, nem por escassez de carros e até de aviões.
 
O incêndio prossegue muito vivo mas não se vê. Sem chama é difícil combatê-lo. Não se vê nem se ouve porque está nas vontades. E são as vontades que fazem a guerra ou a paz.
 
Independentemente de erros e faltas de vários lados, os Bombeiros, para além do seu carácter de voluntariado, constituem uma estrutura que dá emprego ao longo do ano e, mais ainda, durante o Verão no combate a incêndios. As pessoas trabalham e recebem o que é devido. 
  • Os Bombeiros envolvem actualmente muita gente.
  • Os Bombeiros têm potencialidades para gerar mais empregos.
  • Os Bombeiros têm obrigatoriamente funções de comando em que a nomeação depende da Direcção que estiver.
Fala-se na possível nomeação de um Comandante Municipal, dando-se ao cargo um carácter profissional, provavelmente bem remunerado, com visibilidade e isto depende da Câmara Municipal. Mas como tem de haver coordenação com os Bombeiros,” o ambiente” não está fácil se a Câmara tem essa intenção.
 
Provavelmente estamos perante um “fogo” para ajuste de contas com o passado e de um “jogo” de influências, de poderes, de controlo, de empregos em que alguns vislumbram a compensação se o “edifício” ruir e passar a ter os “ocupantes” desejados pelo poder político. 
Com esta teia de causas, de objectivos e de estratégias quem pode queimar-se mesmo são as pessoas que não têm nada a ver com este “fogo”.
 
Este é um “fogo” por falta de dinheiro, mas também por política, má vontade, cargos, empregos, influências…
 
Para cumprir certos objectivos o melhor é a Câmara criar um corpo de bombeiros municipais. Embora isso custe mais dinheiro de todos nós, resolvem o problema e a Câmara manda directamente e às claras, até no comandante, como quer. Deixamos a nossa proposta para que acabe o “fogo”do poder e para que o “funcionamento em rede” entre a Casa do Povo e a Câmara se alargue também aos bombeiros e a outras instituições. Para isto ser “perfeito”, o melhor é “municipalizarem” tudo. O “fogo” do poder quer consumir o que puder . Quem o apaga?
 
PS.: O senhor Presidente da Câmara reconheceu o trabalho dos Bombeiros Voluntários no fogo que empobreceu a freguesia de Moledo. Anunciou a visita do Ministro da Agricultura para apoiar as pessoas que tiveram prejuízos. Aplaudimos. Que depois da hora da desgraça não se fique pelas palavras do costume. Venham esses apoios.
 
Que as autoridades locais e nacionais não se lembrem dos fogos só no próximo Verão. Porque não prevenir incêndios em vez de combatê-los apoiando os proprietários na limpeza? Investir na prevenção é reduzir a despesa no combate. Porque não fazem isso as câmaras e o governo? Evitar-se-iam tantos prejuízos às pessoas. E os prejuízos no ambiente! Até podiam reduzir ou retirar mesmo os subsídios aos bombeiros.

40 comentários:

Anónimo disse...

Quando não há vontade os problemas não se resolvem. Se houvesse boa vontade as pessoas e os organismos entendiam-se para bem de rodos. E os bombeiros, voluntários ou outros,são insubstituíveis como se tem visto.É uma questão de fazer contas e se os municipais ficarem mais baratos, porque não? Em qualquer caso é preciso vontade e dinheiro. Mas era bom que isto acabasse para castro daire deixar de aparecer na televisão só por problemas dos bombeiros e dos incêndios que é uma tristeza. Entendam-se porque toda a gente agradece.

Anónimo disse...

Excelente ideia a do CDS-PP, colocar alguns benificiários do rendimento social de inserção a limpar matas e a colaborar com as autarquias e bombeiros para prevenir fogos florestais. Não vamos colocar todos os benificiários no mesmo plano, não pode pagar o justo pelo pecador. Mas como toda a gente vê, em muitas das nossas aldeias, essas afligidas pelos fogos florestais, muitos desses benificiáris passam a vida nos cafés a gastar o dinheiro dos nosssos impostos.

Anónimo disse...

A câmara está a usar o garrote para sufocar os bombeiros e o senhor presidente com grande lata a agradecer aos bombeiros voluntários através da televisão. Aos nossos podia fazê~lo pessoalmente, bem como ás suas direcções. Se todos os presidentes da câmara fizessem o que ele está a fazer não teriam estado mais de 250 bombeiros a combater o incêndio nas aldeias de Moledo. Uma boa lição para o senhor presidente aprender.

Anónimo disse...

Casa do Povo ,Câmara e eventualmente os bombeiros também entregues á estrutura do funcionalismo público em Castro Daire é o descalabro total. Somando a governação socialista, junta-se o útil ao agradavel. É o polvo a asfixiar quem trabalha, paga impostos para alimentar a máquina do estado e parasitas associados. Veja-se o exemplo da Câmara e casa do povo, somos todos Castrenses e pagadores de impostos, mas aquilo só funciona bem para os compadres.

Anónimo disse...

Se a direcção e o comandante dos bombeiros se demitissem e fosse para lá os amigos do pessoal da câmara veriam se o dinheiro era problema. O problema está na política e como diz outro comentador na política do polvo. Já é a Casa do Povo, a Asol, a Câmara e se a seguir for os bombeiros, etc. etc . etc é úma maravilha para o senhor Fernando Carneiro e companhia.

Anónimo disse...

De um Anónimo para outro (O que diz que devia agradecer ás direcções dos Bombeiros), o nosso presidente não tem nada a agradecer à direcção dos bombeiros de Castro Daire, tanto quanto sei quando é acionado o PME (Plano Municipal de Emergência) TODOS os poderes de decisão passam para ele, e com eles também passam TODAS as despesas e responsabilidades.
Tanto quanto sei, pelo que ouvi dizer, o Sr. Director dos bombeiros foi visitar os bombeiros que estavam a combater as chamas mas o melhor se calhar era não ter ido, pois ele estava com uma senhora carroça que é de admirar como ele próprio não ardeu com tanta substância inflamável que ingeriu.
Acham que com uma pessoa que se encontra como director de uma associação de bombeiros que faz uma figura destas à frente de todas aquelas entidades envolvidas no combate ao incêndio merecere continuar onde está?
Eu não.

Anónimo disse...

Não se deviam atacar as pessoas, pessoalmente mas enfim...Vamos ao que interessa e eu gostava de saber se já há alguém em vista para comandante municipal.

Anónimo disse...

A tralha socialista,a começar pelo chefe, gosta muito de devassar a vida privada quando não têm explicações ou é abordado um assunto que incomoda. A tralha socialista deve falar do que interessa a todos e deixar esse péssimo hábito de tratar questões pessoais. Ainda não vi falarem do senhor Fernando Carneiro enquanto pessoa mas enquanto presidente da câmara. Não interessa a ninguém discutir se o sr. Fernando sai à noite ou não, vai à missa ou não, se é bom ou mau marido, bom ou mau pai,nem interessa se ele só bebe água. Deixem~se de assuntos pessoais. Fica-vos mal.

Beirão disse...

Não acredito que o senhor presidente da câmara queira ir também para presidente dos bombeiros ou queira lá pôr alguém por critérios politicos, até porque há eleições para a direcção. E o senhor tem assim tanta vontade de controlar?

Anónimo disse...

Ou me engano muito ou brevemente o senhoe Presidente da Câmara vai apresentar todas as razões e mais uma para nomear um comandante municipal porque já provou que gosta de preencher os lugares todos custe o que custar´.E já sabe quem é e há gente que só não aponta o dedo mas fala num ex-comandante dos bombeiros. Será?

Tojal disse...

O senhor Fernando Carneiro quer controlar os bombeiros? Não admira pois deve querer transformar aquilo em mais uma agência de empregos para familia e afilhados. Não lhe chega a câmara para isso? Parece que não e com a ex-chefe dos correios a quem deu emprego na cãmara arranjou mais um emprego para mais um sobrinho como carteiro.É um que tinha uma garrafeira perto da GNR.Amor com amor se paga.É uma vergonha, mas eles não a têm e vão-se governando ficando outros para trás. Isto ultrapassa todos os limites do descaramento. Ninguém tenha dúvidas de que o sr. Fernando Carneiro quer usar politicamente os bombeiros como mais um tentáculo de quem tem uma ganância ilimitada.

beirão disse...

É verdade que o braço de ferro continua entre a câmara e os bombeiros. Na Câmara e nos bombeiros não há ninguém com bom senso para que o problema seja resolvido. Se for preciso arranja~se alguém para mediar o conflito porque isto não interessa a ninguém.

Anónimo disse...

Bombeiros municipais para quê? É preciso arranjar quartel,, ambulâncias, carros grandes e pequenos para os fogos e pagar ordenados ao fim do mês. Ficará mais barato isto do que apoiar os bombeiros voluntários? Façam contas.

Anónimo disse...

Na minha opinião a câmara não deve criar bombeiros municipais pois temos duas coorporações e é apoiá-las e mais nada.

Anónimo disse...

Sou bombeiro. Sei do que falo e o senhor presidente da câmara devia ter orgulho nas unidades locais de formação do concelho que servem para nós e para muitos outros de outros concelhos que deixam dinheiro no comércio, nas refeições que ao contrário do que se diz não são pagas pelos bombeiros de castro daire.É pena que o sr, Fernando Carneiro não tenha formação para ver a importância da formação e destas unidades. Alguns bombeiros de fora que andaram no nosso concelho tiveram cá formação. O nosso concelho aré por isso tem benefício. É pena isto t
náo ter significado +ara algumas pessoas

Anónimo disse...

A direcção dos bombeiros não está a pensar pôr o quartel de Parada a funcionar brevemente. Nós náo temos culpa e estamos a pagar a factura da guerra.

Anónimo disse...

Se o Senhor Américo fosse Presidente da junta o quartel já estava aberto porque ele fazia tudo para isso como fez para a sua construção. Andamos de cavalo para burro

beirão disse...

O comandante dos bombeiros de castro daire esteve muito bem nas declarações que prestou à comunicação social. Finalmente alguém que não nos envergonha.

Anónimo disse...

O Engº José Sócrates veio ontem a Mangualde. Em virtude da grandeza do incêndio na freguesia de Moledo e dos prejuízos que causou, o Primeiro Ministro podia ter dado um pulinho até cá, ver a zona ardida e começar a tratar dos apoios às pessoas.Onde está a força do sr. presidente da câmara com o Engº Sócrates aqui tão perto?

Anónimo disse...

Para que serve o comandante municipal? Já há nomes para o cargo?

beirão disse...

Quanto a incêndios era bem melhor prevenir do que andar a apagar. Quanto se gastará anualmente no combate? Porque não fazer uma campanha semelhante à " Limpar Portugal" e as autarquias e o governo apostarem no ordenamento florestal e na limpeza da floresta.

Anónimo disse...

A câmara e a casa do povo trabalham em rede. A D. Aida faz do balcão da casa do povo uma extensão da câmara. Mete muita política e há gente que a procura evitar porque a música é sempre a mesma. Não há quem a ponha no lugar? E se os funcionários da câmara fizessem política ao balcão contra o senhor presidente? Era correcto? Julgo que não mas os procedimentos da D. Aida deviam ser de funconária pública e não de política. Isto numa terra com gente menos dependente e mais esclarecida já tinha tido consequências para a senhora. O seu procedimento simboliza perfeitamente o atraso desta terra.

Anónimo disse...

Porque será que os professores e os outros funcionários públicos do tribunal, do registo, das finanças não amdam com politiquice no seu local de trabalho? Porque sabem do seu dever e têm um nivel superior.
Na casa do povo usa-se e abusa-se da simplicidade e falta de informação das pessoas. Até sobre bombeiros a D. aida mostra a sua sabedoria.

Anónimo disse...

o autor do blog esta a tentar passar as pessoas por ridiculas fazendo passar a culpa da situaçao dos bombeiros pela camara quando toda a gente sabe, ou sabem os mais atentos que a nao é bem assim...

Visigodo disse...

Ao anónimo que disse “Porque será que os professores e os outros funcionários públicos do tribunal, do registo, das finanças não amdam com politiquice no seu local de trabalho? Porque sabem do seu dever e têm um nivel superior” (SIC) peço desculpa mas penso que está enganado na análise.
Pela minha óptica aqueles referidos funcionários não se metem em politiquices PORQUE O TEMPO NÃO LHES CHEGA PARA DORMIR. É só irmos àquelas repartições e ver a velocidade com que se movem.

E ainda se fala dos alentejanos!

Anónimo disse...

Até parece que ninguém deu conta da politiquice na eleição para agrupamento e agora para a referida "fusão" daqueles! Ai se não houve política!
E nas finanças, o que faz lá um doutor, (talvez advogado) que ninguém põe na ordem? Levámos cada seca, deve ser parente da tal miss berborreia!

Tojal disse...

Quando vem o Ministro da Agricultura á freguesia de Moledo?
Ou isso já está esquecido?

Anónimo disse...

Se a câmara não está interessada na mudança da direcção dos bombeiros porque é que até a "magnífica" Aida já falou com gente da direcção para se demitirem. Ao que isto chega!

Anónimo disse...

Se ela não se apercebe do ridículo alguém devia dizer à D. Aida que cai no exagero metendo-se demais nisto dos bombeiros e noutros assuntos. Devia conter-se,cumprir bem o seu dever de fumcionária na casa do povo e dedicar-se às tarefas domésticas. Mulher minha não se prestava a tão triste papel,mas cada um é como é para nosso atraso.

Machismo disse...

Vão-me desculpar, a figura triste que a D. Aida é exactamente igual á deste ultimo comentário.
Deve ser bonito lá em casa do anónimo que diz «Mulher minha não se prestava a tão triste papel».
Ups! deve ser por isso que assina anónimo! :)

Anónimo disse...

O que o presidente dos bombeiros fez mal foi ter a coragem de construir uma escola de bombeiros. Também errou ao acreditar em certas pessoas. Felizmente o presidente dos bombeiros não se limita a esperar que o tempo passe sentado na cadeira. Tem iniciativa como está à vista na secção de Parada, na compra de viaturas e equipamentos e a tal escola de bombeiros que alguns não compreendem mem percebem a sua importância. Castro Daire está na frente na formação de bombeiros mas alguns não vêem. No lugar de ajudarem, perseguem.E se essas pessoas precisassem dos bombeiros? Talvez aprendessem alguma coisa e mudassem de posição,

Anónimo disse...

graças a essa coragem foi destruida uma instituiçao, e quando aparece na televisao ou é pq vao apagar os fogos de taxi, ou o quartel de para vai fechar,ou este e aquele lhe deve dinheiro...

beirão disse...

Os bombeiros foram destruídos? Mas o quartel está aberto, vêem-se os carros e as ambulâncias a circularem e o pessoal a apagar fogos. Não compreendo como é que a instituição foi destruída. Pode ser destruída é com estas guerras.

Anónimo disse...

A d. Aida e a sua histeria explicam-se porque o tempo voa e não tarda terá que descer do seu pedestal de primeira dama e voltar às ruas de porta em porta a pedinchar o votinho pelos seus netinhos.

Anónimo disse...

Já começaram as avaliações dos prejuízos das pessoas da freguesia de Moledo anunciadas pelo sr, Presidente da Câmara. É que os meus pais tiveram prejuízos e ainda não foram contactados para isso.

Anónimo disse...

Onde estão os avaliadores de que o sr. Presidente da Câmara falou? Andam cá? Quem os viu? Nós,não. O senhor Presidente da Câmara também anunciou a vinda do Ministro da Agricultura à freguesia de Moledo. Mas ouve-se dizer que não vem. Passam-se os dias e isto fica para o rol do esquecimento. Na hora aparece-se para se aparecer nos jornais, nas rádios e nas televisões e promete-se muito. Depois é nada ou quase nada. É o habitual. Só conversa e propaganda.

Anónimo disse...

A equipa de vigilância florestal para a zona de Mões e Moledo custava cerca de 19.000 euros...

Anónimo disse...

O que é queres dizer com o que custava a equipa de vigilância florestal para a zona de Mões e Moledo? Custava 19.000 euros? Era muito dinheiro. E andou cá? Ou não andou cá por isso? Era bom que este assunto fosse esclarecido porque para outras coisas não se olha a preço.

Anónimo disse...

"O senhor Presidente da Câmara também anunciou a vinda do Ministro da Agricultura à freguesia de Moledo. Mas ouve-se dizer que não vem."

Posso-te adiantar que o ministro da Agricultura estará hoje em Moledo..

Anónimo disse...

parece que o Sr. Presidente da Câmara, prometeu na frente do Ministro uma máquina para a freguesia de Moledo poder fazer uma cinta de segurança ao incêndio evitando potenciais reacendimentos. a máquina chegou, esteve um dia e logo o Vice Presidente, mandou carregar a máquina para a Freguesia de Parada. Afinal o Fernando Carneiro manda pouco, que o diga o seu vice.