Visitantes

terça-feira, 29 de maio de 2012

“O TU LÁ,TU CÁ” E A FALTA DE VERDADE!


Este Presidente da Câmara, talvez por estar mal habituado na Casa do Povo, não mede distâncias ou porque “manda” tanto que instituiu o “TU” como forma de se dirigir ás pessoas.


Se a gente nova e jovem até se compreende, o mesmo não se pode dizer de pessoas mais velhas, que não são das suas relações. Se tivessem o descaramento do Fernando da Casa do Povo diziam-lhe que não tinham andado na mesma escola.

Da última vez falámos de uma situação concreta de falta de educação. Hoje vamos falar em faltas á Verdade.

Neste mandato foi instituída a falta de verdade por desrespeito a compromissos assumidos e por uma clara falta de consideração pela” palavra dada”. Temos na presidência alguém que se descompromete com a mesma facilidade com que se compromete e promete.

Já se sabe que para chegar onde está fez uma campanha farta em promessas, prometendo demais. Mas, provavelmente por ter considerado que ainda tinha prometido pouco, o Fernando da Casa do Povo continuou a Campanha Eleitoral depois de ser Presidente da Câmara prometendo mais porque não havia nada que ele não fosse fazer com milhões, muitos milhões que não se cansou de anunciar.

Com ele é que era! Ele é que trabalhava! O pessoal que fazia os concursos e candidaturas das obras aos Fundos Comunitários era excelente, a começar pelo de Bigorne, que até trabalhava de noite e fazia concursos urgentes, que abriam e fechavam num abrir e fechar de olhos. E os concorrentes ficavam alerta toda a noite para concorrerem! Aquilo é que era! E a Câmara até ia receber um prémio devido a tanto trabalho porque quem trabalhou devia ser recompensado e não as outras Câmaras que não fizeram o trabalho e foram preguiçosas, dizia ele.

 O tal prémio já veio? Não houve cerimónia para a sua entrega? Ou foi mais uma do Fernando da Casa do Povo?

Talvez por ser de noite, o pessoal estar cansado e ensonado houve candidaturas reprovadas e o Tribunal de Contas não aprovou certas coisas.

No início criticou quem já não tinha os Centros Escolares construídos como o Presidente de Resende. Com ele iam ser feitos quatro, ia tudo andar depressa porque queria que já funcionassem em 2011. Aquilo ia ter a duração de um sopro! Afinal, há muito que de 4 passou para 2 e destes 2 passados mais de 2,5 anos… NADA! Nem os alicerces! Nem o terreno comprado!

Diz que apoia as Associações. Só não diz que já estamos em meados de 2012 e ainda não pagou o que lhes deve de 2011. Em 2013 pagará 2012 e 2013 por ser ano de eleições? Se o não fizer esperamos que em 2014 já não seja o Fernando da Casa do Povo a pagar os subsídios de 2013. Vai ás festas das associações, “vota faladura” come, bebe e depois ainda tem coragem de ir no ano seguinte a dever o ano anterior e  dizer que a Câmara apoia. Não podia dizer a verdade? Se tivesse vergonha!

Ai se as associações fossem geridas como a Câmara! Já tinham parado e lá ficavam por dar os beijinhos da Senhora Aida ás suas clientes e não havia os famosos discursos do Fernando da Casa do Povo. Já viram a falta?

A mentira e a hipocrisia é tanta que, depois de andar num Domingo por povoações da freguesia de Castro Daire,” a dar porrada” no governo e, particularmente, em Passos Coelho por estar a impor os sacrifícios devido a um acordo entre o Governo Socialista e a Troika, no dia seguinte, Segunda Feira, o mesmo Fernando Carneiro, mandou retirar, “por estar indignado”, um espantalho que retratava” um país enforcado em dívidas” servindo-se da figura de Passos Coelho.

 Os alunos representaram Passos Coelho com um espantalho. O Fernando da Casa do Povo, não faz espantalhos por falta de habilidade, mas por palavras nos seus discursos enfadonhos e mal amanhados diz o pior de Passos Coelho e de outros governantes, mentindo não dizendo que a situação resulta do desgoverno de vários Governos e mais concretamente da responsabilidade dos Governos Socialistas.

 Qual a diferença entre o que diz o Fernando da Casa do Povo e o tal espantalho? O que será pior?

O Fernando da Casa do Povo é “muito zeloso” e quer dar uma boa a imagem de Passos Coelho. São muito amigos! Até se tratam por “tu”.

E se houvesse menos Hipocrisia e mais Verdade?

segunda-feira, 21 de maio de 2012

UM PRESIDENTE COM FALTA DE EDUCAÇÃO


Muito comentada tem sido a” falta de chá” do Presidente da Câmara Municipal e da prejudicada  imagem de Castro  Daire e dos castrenses.

Atitudes impróprias  de um Presidente da Câmara  têm-se repetido em diversas circunstâncias e lugares.
 falámos disso várias vezes, mas   somos forçados a voltar ao assunto devido a informações  saídas  da última reunião da Assembleia Municipal.
 Na falta de capacidade de resposta , o Fernando Carneiro continua a   responder de  qualquer modo, sem ter  consciência que  devia estar lá um Presidente da Câmara e não  o Fernando da Casa do Povo.
 O que se passou na  última reunião da Assembleia Municipal  feriu a dignidade da Assembleia Municipal   e  visou, particularmente, o seu Presidente – Dr. Albino Ramos que, segundo nos disseram, não isento de falhas, tem estado bem no desempenho das suas funções, com elevação, ponderação e equilíbrio que é o que tem faltado ao Presidente da Câmara.
O Presidente da Assembleia Municipal   falhou, fundamentalmente, ao  dar certas permissões ao Presidente da Câmara que não nos especificaram mas tudo deve ter a ver com o “atar” e o “desatar”
Na reunião  de 30 de Abril da Assembleia Municipal, o Presidente da Câmara  parecia que estava   numa feiral. Disseram-nos que se levantava- de mãos nos bolsos  enquanto  se dirigia á Assembleia Municipal . Está mal “polido”! Conhecem algum “polidor” que  possa dar-lhe um jeito? Não há, pois não? Está sem conserto!
 O Presidente da   Assembleia  Municipal, a dado passo, deu a vez ao Senhor Presidente da Câmara para uma intervenção, mas estava este, calmamente a falar ao telemóvel  e parece assim ter continuado com desprezo pelos presentes, nomeadamente, pelo   Presidente da Assembleia. As pessoas   ficaram abismadas com tal postura que ficaria mal a qualquer pessoa  mas muito pior a  quem  é Presidente da Câmara  e que está perante uma  Assembleia Municipal a que deve prestar contas.
Ainda não satisfeito com o triste papel de que estava a ser protagonista,ignorando  tudo e todos que aguardavam o fim da conversa telefónica e o inicio da intervenção esperada, o  Presidente da Câmara marcou,ainda, mais um nº no seu telemóvel e … mais uma chamada e… mais uma conversa e… toda a gente á espera.
Enquanto esperavam que o segundo contacto telefónico do Presidente da Câmara terminasse, vários membros da Assembleia Municipal perguntaram, uns aos outros, se ele não estaria  “no gozo com eles”. Outros perguntavam, em voz alta, se não seria melhor irem almoçar enquanto o Fernando Carneiro  falava ao telemóvel.
Disseram-nos que  houve um ambiente de desconforto, de  riso e incredulidade perante o que estava  a passar-se. No fim das duas conversas telefónicas ,o Presidente da  Camara não justificou a  atitudes de falta de respeito, não pediu desculpa e começou a falar. Enfim…sem jeito! Cada um avalie o Presidente da Câmara que tem.
Nessa mesma reunião, o Presidente da Câmara teve “a coragem” de dizer que não devia nada aos empreiteiros, no que foi contrariado por alguns dos presentes que disseram em voz alta: Mentira! Mentira! Mentira! E Fernando  Carneiro  não ripostou.
 Com  mentiras como estas relativamente  aos empreiteiros e com faltas de educação e respeito, o Fernando Carneiro está a despedir-se do cargo de Presidente da Câmara que nunca devia  ter  ocupado.A educação cabe em todo o lado e, por maioria de razão, num Presidente da Câmara.
Quem tem atitudes de falta de educação, falta  á verdade e não respeita os outros, como pode ser respeitado? Não é!  E isso ouve-se  quando se referem a ele por muitos sítios.
Mas o povo, não é quem mais ordena?
Que nas próximas eleições o povo ordene melhor do que nas últimas e faça  a escolha de um Presidente da Câmara e não de um Fernando da Casa do Povo, marido de uma Aida. Porque ser Fernando da Casa do Povo e marido da Aida não é a mesma coisa que ser Presidente da Câmara.
É preciso eleger  alguém que saiba ser Presidente da Câmara, que dignifique o cargo, que dignifique os  outros órgãos e, no mínimo, tenha a educação que este não tem .
Não acham bem  calçar-lhe umas pantufas, pôr-lhe uns patins para ele subir, sem  bengala, a rampa  e ir para  casa?
PS.: A Coligação Fernando Carneiro – Zémanel  do  ex- mic , através da Câmara e da Associação de Comerciantes, está no inicio mas já há sinais visíveis a propósito do FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO. Aparece bem este título destacado numa  publicidade que andaram a fixar. Depois com grande destaque aparecem os logotipos da Câmara e da Associação de Comerciantes e com muito menos destaque aparecem os nomes dos restaurantes aderentes. Era ,mais importante realçar a Câmara  e a Associação de Comerciantes ou os restaurantes que são a “alma” da gastronomia? Quem vier a Castro Daire, no Fim de Semana Gastronómico, interessar-lhes-á  a  Câmara e a Associação de Comerciantes ou os restaurantes?
Até  nos cartazes dos Festivais de Folclore, vem com destaque o título e o nome dos Ranchos. A organização e os patrocinadores vêm em letra pequena no fundo do cartaz. Quando o Zè Manel  do ex-mic  e o Fernando Carneiro fizerem festivais de folclore fazem ao contrário! Inteligentes?!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

INAUGURAÇÕES EM SÉRIE



O Presidente Ernesto mais o Carneiro andaram a desperdiçar inaugurações.

Bem, uma tinha que ser. Vinha cá um Secretário de Estado. Mas por ter sido tudo acelerado por causa da inauguração já tiveram, os funcionários da Câmara, de andar a cimentar as tampas do saneamento na Rua Padre Américo e aquelas escadas, ainda por “calçar”, estão a ameaçar ir por ali abaixo ao” encontro” do José Clemente da Costa, instalado numa base “monumental” de granito, também ela “descalça”. O Carneiro fica com as” cunhas” para receber os cabritos e faltam as “cunhas” por baixo daqueles degraus e do maltratado José Clemente da Costa, obrigado a ver-se esquecido mais o novo canteiro. Ainda bem que, de noite, o projector, incide-lhe no olhar aliviando-lhe a vista do abandonado canteiro, também feito á pressa, para o Dia de S. Pedro.

Será que faltaram “as cunhas” ou faltou o dinheiro para os empreiteiros e as obras ficaram por acabar? As obras, mesmo por acabar, já serão da Câmara ou ainda serão dos empreiteiros? Talvez já sejam da Câmara porque o Fernando Carneiro, com os seus dons, multiplicou o dinheiro como Cristo multiplicou os pães e os peixes, operando um milagre, em segredo, de que só nós soubemos. Vocês não sabem nada!
A inauguração de obras apressadas também aconteceu no “Dia do Autarca”- naquele dia em que foi homenageado um de Gosende que, segundo pessoas da terra, na campanha eleitoral andou a arranjar votos para o Fernando Carneiro depois de ter andado a comer á custa de outra candidatura. Comeu á custa de um Partido e a trabalhou para outro. Um “troca-tintas” que já tem idade para não ser.
Assim se explica ter ido um autocarro da Câmara Municipal, a Gosende, no Dia do Autarca  trazer gente para assistir á homenagem do “Troca-Tintas”! “Tudo muito bem feito!”
 Porque não foi aquele autocarro ou outro a outras freguesias ou aldeias?
 Tendo andado a trabalhar para o Fernando Carneiro, devia ser este a pagar-lhe a medalha e o autocarro e não todos os castrenses que nada lhe deviam.
Soubemos que o Fernando Carneiro, na última reunião da Assembleia Municipal, surpreendeu toda a gente anunciando que todas as inaugurações, de todas as obras destes 4 anos, vão ser “empacotadas” até ao próximo ano para haver inaugurações na sua pré-campanha e na sua campanha eleitoral.
 Alberto João ensinou o Fernando Carneiro! Só faltam os comícios no fim das missas. Mas nisso o Fernando Carneiro já vai mais longe porque se serve de capelas e igrejas para o seu marketing político.
O que não foi inaugurado já não vai ser este ano e o que já foi será outra vez no próximo. Por isso, na vila, os comerciantes devem ter sempre uma vassourinha para manterem as ruas limpas de modo a que, quando houver as inaugurações, as obras tenham a imagem de acabadinhas de fazer. Esmerem-se e o Fernando Carneiro vos recompensará.
Nas aldeias, onde ande gado cá por fora, comprem fraldas para os animais. Tem de ser!
Depois não esqueçam de preparar ou uma merenda, ou um almoço ou um jantar para a malta toda se reunir. Vão deitando contas á vida porque se não pagarem só vocês, o prejuízo é para todos, mesmo para aqueles onde não há nada para inaugurar.
Além de não haver obras nessas aldeias desprezadas e esquecidas, a gente que lá vive não vai ter o privilégio de ver o Fernando Carneiro, a quem faltam as palavras, a tirar o papelito do bolso para encobrir a pobreza e ler umas palavras que alguém misericordiosamente lhe escreveu.
Essa gente abandonada, sem melhoramentos, ficará também privada do espectáculo que está a ser a “operação” de tirar o papelito do bolso. Então não é que o Fernando Carneiro deu em atrapalhar-se e troca os papéis!
 Não imaginam a risada que foi, há dias, com ele no palco, a meter a mão no confuso bolso e a tirar sempre o papel que não queria. Parecia enguiço! Com a atrapalhação de tirar o da ocasião, dizia ele para os seus botões e para quem estava a assistir:” político tem de trazer papel para não ficar toda a vida agarrado ao micro!”. Esta “inteligente tirada” mereceu um  irónico comentário da plateia: ”Lá está Castro Daire no seu melhor!” Esta é a opinião própria de quem exige que um Presidente da Câmara tenha as qualidades pessoais necessárias para o cargo. Infelizmente o Fernando Carneiro não as tem.
Como a imagem do Fernando Carneiro é a que é, disseram-nos que quando ele, arrogantemente, anunciou, na Assembleia Municipal, que ia inaugurar as obras todas do mandato só para o ano, mais visível tornou a sua fraqueza e parece que o riso e o sorriso foi geral, mesmo por parte dos socialistas porque toda a gente tem noção do ridículo, exceptuando o Fernando Carneiro que se presta a estas “cenas tristes” que dão para rir.
Ao contrário do Fernando Carneiro, nós aqui, nos ECOS, não discriminamos ninguém. Por isso, fica já tudo convidado para as inaugurações e para as “cenas” do Fernando Carneiro.
Mas estejam descansados porque depois vamos afixar cartazes nas tabernas, nas mercearias, nos cafés, nas portas dos currais, em todo o lado, indicando o dia e a hora das inaugurações. Pediremos para que o aviso seja feito nas missas e pedíamos também á Rádio Limite para anunciar, mas como o Carneiro tem lá o Chico na “programação”, ele mesmo se encarregará disso mais o Moita que também é diretor. Tudo em “boas mãos” e controlado como é preciso para quem tem medo da sua própria sombra. Afigura-se-lhe que há bruxas e bruxedos em todo lado! Já viram isto? E depois anda sempre desconfiado da gente!
 Não poupem nas carteiras! Não faltem com “comes” nem “bebes” em todas as inaugurações que o Fernando quer fazer. Façam tudo por essa” boa causa” que é  a  sua eleição para o 2º mandato como Presidente da Câmara, pois nós, cá nos ECOS, estamos todos empenhados para que faça o segundo mandato e depois o terceiro para cumprir a promessa que fez aos funcionários de ser Presidente da Câmara por 12 anos. Queremos muito que os funcionários vivam felizes, pois era o que faltava não ajudarmos á felicidade de tanta gente.
 Não queremos remorsos se o Fernando Carneiro perder as eleições, pois a ele devemos a existência como “ECOS” e queremos continuar a existir por muitos anos. São só 12!
Fernando Carneiro proclamou há dias: “Eu amo ser Presidente!”
E nós dizemos: “Amamos ter este Presidente!” Por isso, vamos amansá-lo e acariciá-lo como a D. Aida nos ensinar. Mas vamos fazer mais, pois todos vamos aprender a dizer como o Ernesto diz: “ O Fernando Carneiro surpreendeu-me e é o melhor Presidente que a Câmara já teve”. Façam figura de tolinhos, falem sozinhos e diga cada um para si mesmo, isto mesmo que o Ernesto anda a pregar para continuar a mandar. Andem lá! Convençam-se! O Ernesto é bom!
Vamos ver se cumpre, ao menos, esta promessa dos 12 anos porque pelas outras não cumpre! Não é que se habituou a comprometer-se e a descomprometer-se! A dizer e a desdizer! Que raio de costume que fica tão mal a um Presidente! Depois quem é que acredita nele?
Contam que Salazar, também já entradote na idade, estava agarrado á cadeira, mas caiu e foi o começo fim! Um fim que também queria mais distante como quer o Fernando Carneiro. Ás vezes há coincidências, embora agora haja essa coisa dos votos que não devia haver porque, segundo a senhora Aida, está tudo, tudo… … tão bem!
E agora beijinhos e abraços. Mas só para aquelas e para aqueles que, como nós, apoiarem o Fernando Carneiro. Os outros e as outras não têm direito a nada porque o Fernando Carneiro não quis nem quer. E como “quem manda é o Carneiro” não podemos dar abraços a todos nem beijinhos a todas.
 Com o Fernando Carneiro continua o de Bigorne a mandar. E não é só nas obras a inaugurar!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

UM CARNEIRO COM TENTÁCULOS E A DEMOCRACIA DE FÉRIAS


No serviço habituamo-nos a sofrer com os que sofrem e estamos com dó do nosso Fernando

O nosso homem tem andado muito nervoso, perturbado, preocupado porque prometeu demais e agora não param de bater-lhe á porta para lhe lembrar o emprego, o assunto da casa do povo que disse que resolvia, o jeito que disse que dava mas não deu, aqui e mais ali, um pouco por todo o lado. O que se ouve ás Segundas Feiras naquele átrio! Lá dentro dizem que ele” ouve das boas”! E agora o tempo começa a faltar ! Já viram o que é lutar contra o tempo? Não é fácil, não!
 Já viram que só lhe aparecem problemas. É exigência daqui e mais crítica dali e o homem desorienta-se com razão e disparates.
Não lhe cobiço o  lugar. Vê-se isso logo de manhã na cara e, durante o dia, vai vezes  sem conta ao WC mais próximo,  mas aquilo  são os nervos  que lhe provocam diarreia ou  vontade de fazer  chichi. O problema é que os WC são poucos, somos muitos e também  temos as nossas necessidades.
É verdade que as nossas necessidades são menos, mas  ás vezes também temos pressa porque estamos aflitos. Temos de nos desenrascar, sem esperar muito por aquele que está muito tempo  confortavelmente sentado na sanita e que, depois, com toda a calma deve lavar o  respectivo traseiro  para não se magoar.
É dito cá entre nós, mas não dizemos a ninguém, que de tão preocupado andar em derrotar  os adversários que  já nem  dá conta que anda com a camisa de fora, camisa  que veste dias seguidos . Ás vezes é cá um cheirete a suor , mas ele não deve sentir ou  por constipação ou  por habituação.
Mas compreendemos tudo e não é razão para menos, pois a pressão vem de muitos lados. Uns a pedir! Outros a exigir! E os malvados dos opositores a encontrarem-lhe os defeitos, o que não é difícil, mas antes andaram calados e agora juntaram-se todos contra o regime, que a  D.Aida diz que é o melhor  até para nós  funcionários . Para alguns foi ótimo. Para a maioria é uma vergonha, que até custa dizer que se é funcionário da Câmara de Castro Daire
Com o a inteligência tem faltado e já não vem, vai á  força a luta pelo lugar porque Fernando diz que “ama ser Presidente da Câmara”. Por isso, de emergência, o General reuniu com o seu Ajudante de Campo Moita e, á  boa maneira estalinista, como se estivessem na Guiné-Bissau, decidiram assaltar poderes tendo como   soldados   para todo os serviços elementos destacados da proeminente família Ramos.
Decidiram então o General Fernando mais o seu Ajudante de Campo Moita que o Xico ia dominar a Rádio Limite e “programá-la” para quando for preciso e daquela maneira que vocês imaginam e nós também.
O nosso General e o nosso ajudante de Campo destacaram o outro básico Ramos ( zé manel do mic) para controlar a Associação de Comerciantes, empenhando-se os mentores de  completarem, num caso e noutro, os pequenos batalhões fazendo telefonemas(já se sabe que não  usaram nem o telefone e muito menos os telemóveis da Câmara!!!) e contactos pessoais   durante o tempo em que deviam estar a trabalhar para o concelho que lhes paga.
Para estes  objetivos  houve reuniões, uma das quais em pleno horário de trabalho em que as “celebridades” Xico e zé manel  se deslocaram aqui, á Câmara, para uma reunião conjunta com  o General  golpista.
Carneiro tem  tentáculos na CASA DO POVO, na ASSOL, na RÀDIO LIMITE, na  ASSOCIAÇÂO DE COMERCIANTES, na MISERICÓRDIA. Só não tem nos BOMBEIROS  porque  tem medo do buraco, diz ele. Mas como nem todos os buracos são obrigatoriamente maus, ele podia ir lá “cheirar.”
Estes tentáculos  não são bons para a Democracia que, por cansaço do Carneiro, foi castigada e suspensa por  ele e ela agora meteu férias prolongadas. Por mais de um ano! Vejam só! Aquela Democracia!!!
E  a subida meteórica , cá no Burgo, da Família Ramos!
É na misericórdia!
É  na Associação de Comerciantes!
É na Rádio Limite!
Não é demais?
Cuidado com Carneiro, o Zé Manel e o Xico!
A democracia foi de férias e pode não voltar.
Na escola ouvi falar do fascismo, ensinaram-me como era no tempo do Salazar  e disseram  que foi enterrado em Santa Comba Dão.
Salazar morreu mas agora dizem que  o espírito anda por aí á solta.
Temos de espantar  esse espírito!
PS.: Sr. Presidente de Bigorne
Queira vossa senhoria informar o povo da  data provável  em que vai acabar com aquela vergonha que teima em manter naquele polivalente descoberto, construído com dinheirinho do povo para servir  as crianças da escola primária!
Não poderá o senhor Presidente de Bigorne ser acusado de negligência e de outros maus tratos que está a dar ao dinheiro público no caso desse polivalente, da compra de terreno junto a uma ribeira e na construção/destruição de um tanque?
Já viu como está também abandonado aquele canteiro á frente das toneladas de granito que suportam a estatueta de José Clemente da Costa? Tanto dinheiro gasto! E tão pouco se gastava a limpar e semear qualquer coisa naquele canteiro! Dê lá um jeitinho!
Mandou cortar as árvores á frente da Tasquinha do Pífaro. Foi por  vaidade? Por capricho? Para chatear e tratar mal os castrenses como gosta?
Mande calcetar aquele largo! Tantas vaidades nuns sítios e tanto abandono noutros! Está ali uma rica “sala de visitas” para quem vem a Castro Daire. Tenha  vergonha!
Já se sabe que é o de Bigorne que manda  e que o outro nem pia. Tem medo!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

CÂMARA Á PORTA


Embora por informação errada, temos de assumir a responsabilidade por termos  designado a campanha eleitoral, já iniciada pelo carneiro, como “TERRA A TERRA”  No fundamental que dissemos é pura verdade. Só errámos no título. Esperamos estar perdoados  pelos nossos leitores/comentadores.
De facto essa  ação de campanha para aparecer, parecer, fingir e mentir designa-se por “CÂMARA  Á  PORTA”.
Estas primeiras visitas são apenas um ensaio para as seguintes em que está previsto mesmo um serviço de CÂMARA Á PORTA, de porta em porta, com o Senhor Fernando Carneiro e todos os vereadores, mesmo os da oposição, levando consigo os  funcionários de vários serviços para que as pessoas não tenham necessidade de se deslocarem á Câmara e ficarem na fila horas e maios horas, tal  é a sua extensão que, ás vezes, chega ao jardim, transformando a Câmara num Santuário e o gabinete  do. Carneiro numa” capelinha”, onde só faltam as ovelhas e os Pastorinhos para  guardarem o rebanho.
Nessa” CÂMARA  Á PORTA” haverá engenheiros,  para junto  das soleiras das casas, analisarem os projectos , serem aprovados e imediatamente assinados pelo Carneiro. Irão também os fiscais  para  verem  a limpeza de estradas e valetas; os funcionários que tratam dos passes dos alunos para receberem o dinheiro e fazerem a sua renovação para o mês seguinte e para a coisa ser completa também vão os funcionários que tratam das refeições para as escolas para verem se os pais estão satisfeitos com as ementas e se alguém quiser pagar as refeições, eles recebem na hora, levando para isso bastantes trocos para as contas ficarem  acertadas. Irão também pedreiros, calceteiros e cantoneiros para taparem um ou outro buraco, de modo a que o carneiro “não meta a pata na poça”.
Como é um homem muito culto e inteligente que, por gostar tanto da escola primária, andou lá 6 anos para fazer a 4ª classe, não dispensará , na” CÂMARA Á PORTA”, o carro dos livros. E como é muito sensível aos velhinhos levará  enfermeiras  para fazer uns curativos a quem precisar, assim como para medir a  “atensão” a quem estiver   interessado.
O próprio Carneiro,  para ficar ainda mais nas graças do povo, assumirá o trabalho de análise ao sangue para controlo dos Diabretes. Além disso, ele como catequista aposentado   espanta os diabretes também com umas orações que não ensina a ninguém. Deixá-las-á  mas só em Testamento ao Primogénito, mas não se sabe se será no Velho ou no Novo  Testamento porque ele anda sempre a mudar.
 Como percebe pouco de leis e  quer ajudar os ”probezinhos” também irá a das leis para dar uns pareceres com “uma cravo e outra na ferradura” para agradar ás partes. E as partes ficam bem, muito bem. E mais uns votos para o senhor Carneiro que quase duplicou o vencimento da feliz contemplada. Graças a Deus, dirá ela na capelinha, de acordo com os princípios catequéticos do patrão.

Como vêem vai ser uma coisa em grande isto da CÂMARA Á PORTA”. E ficarão ,ainda de plantão uns tantos funcionários para qualquer eventualidade. Esquecíamo-nos  que vão também  as bufas do senhor  e os  “bufos” para, sorrateiramente, ouvirem os elogios ou críticas ao Carneiro para depois elaborarem o respectivo relatório que entregarão ao que dizia que mandava e que disse aos funcionários que veio para a Cambara por 12 anos porque não vai haver eleições. Só volta a haver eleições depois dos tais 12 anos. Fica a Democracia suspensa este tempo por veneração a  SUA REVERÊNCIA;SUA EMINÊNCIA E SUA ALTEZA REAL D.FERNANDO. Não sabiam que estamos numa monarquia? Não tem lá já o genro? A seguir vai a filha com a coroa! Ou  o filho? Não percebemos nada disso!

Mas como não tem a certeza absoluta de que as eleições de 2013 ficarão suspensas em  honra do seu espírito democrático, brevemente a “CÂMARA Á PORTA “ dará  lugar ao” FERNANDO À PORTA” e á” AIDA  NAS  CASAS”.
Como é costume dela, a Aida, desenfreada pela ganância dos votos, entrará, com desplante, em muitas casas, á hora do almoço, da merenda, do jantar  ou do deitar. Fará o papel de quem, mais o seu Fernando, fizeram  muitos favores como se as pessoas não tivessem direitos e a Segurança Social  fosse dela, só dela e do marido.
Não lhe levem a mal porque não sabe o que lhe fica bem nem o que lhe fica mal. Ela é assim. Aturem  a sua léria sobre o bem que fez ás pessoas , acerca das virtudes e das qualidades do seu Fernando que andou no Seminário (Só  não se lhe conhecem as habilitações) canta no coro, lê na missa, papa hóstias e os outros, “aqueles patifes” é que são maus e injustos para o marido.
Tenham paciência com ela, dêem-lhe batatas, cebolas, feijões, salpicões, cabritos, presuntos, azeite e tudo o que quiserem porque ela aceita tudo. Não é  esquisita e tudo lhe serve. Só não se deixem tratar por pedintes ou mendigos, aceitando que lhe devem o  FAVOR de terem o abono de família, o subsídio de desemprego, o subsídio de nascimento, a baixa, o complemento de reforma do idoso ou o rendimento social de inserção. Não lhe dêem  o voto por isso porque  ganha um vencimento do Estado para fazer esse trabalho, esclarecer e ajudar as pessoas. Além disso, em 2013, as eleições  são para escolher um bom Presidente da Câmara e não um funcionário para a Segurança Social. Distingam lá isso!
Experimentem tratar de assuntos da Segurança Social em Viseu, seja na Loja do Cidadãoi, seja no edifício da própria Segurança Social. Lá não há favores! Lá há direitos! Lá não se mistura política baixa com trabalho! Lá há profissionalismo!  Lá não há comícios como há na casa do povo com a língua destravada e o oportunismo da Aida.Lá não há tempo para conversa fiada.
Dentro de algum tempo  lá andarão a circular as relações dos abonos de família, dos complementos de reforma dos idosos, do subsídio de desemprego, do rendimento social  e, pelo endereço postal, Aida lá entrará  nas casa a perguntar pelos beneficiários. Não é para prova de vida. É para prova do voto. Cuidado com isso, porque pode encontrar nessas casas alguém esclarecido e com a coragem necessária para a contestar e desmascarar ao Director  da  Segurança Social de Viseu que agora não é Socialista.
E agora fiquem com o ”FERNANDO Á PORTA” e depois com a “AIDA EM CASA”
BOA  SORTE!