Visitantes

terça-feira, 26 de abril de 2011

AS PORTAGENS


Ouvimos dizer que o senhor Presidente da Câmara era contra as portagens na A24, posição com que concordamos e até aplaudimos, convencidos que estávamos que a sua recusa e a sua discordância iriam influenciar a posição do Governo em virtude da relação de amizade que diz ter com José Sócrates e ser autarca pelo Partido Socialista.

Entretanto verificámos que foi iniciada a montagem dos equipamento para as portagens e começámos a duvidar da influência do senhor Fernando Carneiro em alterar o que quer que fosse quanto á obrigatoriedade do pagamento por parte deste interior, eternamente prejudicado e esquecido pelos governos.

Entretanto a comunicação social tem divulgado que o Governo quer atrasar o inicio do pagamento de portagens devido ás eleições que terão lugar no próximo dia 5 de Junho. É uma manobra de quem julga que esta medida eleitoralista colherá o voto de alguém que tenha um mínimo de lucidez . Isto é tratarem-nos como burros, tolos, dementes…

Sendo o pagamento das portagens adiado para caça ao voto, teremos de começar a puxar pelos cordões á bolsa mais dia menos dia , mais mês menos mês. Disso já ninguém nos livra e fomos informados que houve umas conversas com a Câmara sobre os locais onde deviam ser instaladas as portagens.

Os locais escolhidos tolhem os nossos movimentos, as nossas deslocações. São para sacar dinheiro , a toda a força, mesmo em curtas distâncias na auto-estrada. É lamentável que nesses diálogos que teve , o senhor Presidente da Câmara não conseguisse nada de proveitoso por parte do Governo. Terá sido por falta de razões? Não foi porque essas estão á vista de todos. Só sabemos que, mais uma vez, não tivemos alguém com capacidade para aliviar os castrenses de mais estes sacrifícios. Uma tristeza, esta a de termos um Presidente da Câmara a quem os governantes socialistas não ligam nenhuma e que até desrespeitam.

Através de órgãos de comunicação social, soubemos que este mesmo assunto das portagens e da sua localização foi tratado de outro modo noutros concelhos, mais a contento das pessoas e das suas carteiras. Devem ter Presidentes com mais conhecimentos, com mais visão, que se sabem impor e se fazem respeitar. O povo escolheu e agora tem esta e outras” recompensas”. Os benefícios e os apoios do Governo vão para outros concelhos vizinhos e nós vamos ficando para trás. Quem está mais informado sabe disso e diz isso mesmo

Deste governo socialista nada teve o socialista Fernando Carneiro e nada o concelho tem de lhe agradecer. Como se aproximam eleições e o Governo não foi amigo do Presidente da Câmara de Castro Daire nem do concelho, o senhor Fernando Carneiro deve fazer campanha por outros partidos porque pior nunca será o Governo, nem para o senhor Presidente nem para nós.

Por isso, não estranhem nem condenem se virem o senhor Fernando Carneiro em campanha eleitoral por outro Partido porque , está visto, que para ele também será urgente mudar de Governo. Se o fizer, em nome do concelho, demonstra inteligência e amor á terra. E “amor” com “amor” se paga.

Sobre isto, o que diz o pessoal de um lado e do outro do Paiva?

16 comentários:

Perguntão disse...

Mesmo para se defender, será que ele sabe dizer alguma coisa?

Anónimo disse...

Mas o sr. Presidente dizer que é contra as portagens garante que, perante os governantes, terá dito a mesma coisa? Cá por mim duvido porque ele lembra-me aqueles a quem se bate o pé e fogem metendo o rabo entre as pernas.

Anónimo disse...

O Fernando Carneiro é amigo de José Sócrates? Alguém sabe? Diz ele? Mas parece que nem sempre o que diz é verdade á imagem do chefe.Dizem que ele trata José Sócrates por tu! Disso é capaz porque ele faz isso com toda a gente. Não tem educação para mais, nem cultura nem capacidade para convencer quem tem alguma inteligência.Como é que podia convencer e vencer a propósito das portagens? Com o senhor Carneiro estamos entregues ás feras, completamente desprotegidos. Mas esperavam outra coisa?

Anónimo disse...

Coitadinho do autor deste post! Pensava que o senhor Fernando Carneiro ia influenciar a decisão do governo sobre a localização das portagens. Mas ele influencia alguém a não ser tantos ignorantes deste concelho? Os dirigentes do PS até se sentem envergonhados do Presidente que têm em Castro Daire. E a prova está no que ele conseguiu do governo - nada. Os castrenses têm um presidente á medida. É uma estupidez alguem pensar que ele influencia alguma coisa os governantes. Conseguirá falar com eles? Só se for levado pela mão pelo Governador Civil como quem leva um ceguinho ou o Junqueiro for o seu intermediário ou o seu porta-voz. Mas dizem que até o Junqueiro se tem esquecido do sr. Carneiro!

Anónimo disse...

Com este presidentezeco passa-nos tudo ao lado. Só não passam as portagens. Essas não nos vão passar ao lado. Essas teremos de as enfrentar e pagar em tudo quanto é sítio. Uma barbaridade a sua localização que Fernando Carneiro não viu. Não há ninguém que escape por muito pouco que queira andar na auto-estrada. Não podiam estar em piores sítios para nós. Não podiam estar em melhores sítios para o Governo que nos apanha a todos. Parabéns sr. Carneiro mais aquilo que conseguiu com os seus camaradas. Nem ser camarada valeu. Vale alguma coisa?

HR disse...

Errado... Estas portagens terão o condão de nos fazer passar ao lado da A24.
De facto, a Sul de Castro Daire a sua localização é estratégica, senão vejamos: Para quem sair de Castro Daire para o Carvalhal paga. Assim, teremos que passar a fazer as curvas do Paiva. Era esta uma das zonas que a A24 trazia mais vantagens. Do Carvalhal para Arcas não há pórtico, o que faz sentido visto esse troço de Auto-estrada ser mais longo e demorado que o equivalente pela N2. E depois temos mais um no Vouga que é para não escapar ninguém.
Em resumo, iremos todos pagar, mas sinceramente nunca tive a vã esperança que seria o nosso presidente de câmara, este ou outro qualquer, que nos traria alguma vantagem nesse aspecto!

Anónimo disse...

Dizem que o sr. Carneiro falou com alguém do Governo mas não foi entendido. Dia a má língua que devia ter levado o sr. Luís Lemos para o interpretar porque é muito bom em língua portuguesa depois que andou á noite a estudar nas "novas oportunidades". Mas diz-se que ele além de ser bom na língua portuguesa ta mbém dá um jeito noutras línguas? Gostavam de saber em quais! Eu também gostava mas não sei.Logo, não há necessidade do sr. Carneiro ser mal interpretado com o poliglota Luís Lemos afamado á muito.

Anónimo disse...

Sócrates está habituado a brincar com a memória e a inteligência dos portugueses. Esta das portagens é mais uma.É uma esperteza saloia esta de adiar o pagamento das portagens que não se deve tolerar. Que vá brincar com a família e que deixe de gozar connosco e com o sr, presidente da câmara.O senhor Fernando Carneiro também não merecia isto.

Anónimo disse...

O senhor fernando não consegue nada porque não o levam a sério. O segredo ás vezes está no modo de actuar e isso ele não sabe como se vai vendo.

Anónimo disse...

Onde devia ser instalada uma portagem era na rua das piscinas, á entrada da casa do Fernando Carneiro para ele pagar sempre que leva o carro da Câmara para sua garagem.No mínimo poupa para ir para casa e vir para o trabalho. Mas será só para isso? Quem sabe? Ele sabe mas há gente que também sabe. Ele sabe gastar o que é da Câmara e poupar o que é dele.Tem de poupar porque há a crise e ele tem filhos e netos. Não custa viver...É preciso saber viver.

Anónimo disse...

Onde devia ser instalada uma portagem era na rua das piscinas, á entrada da casa do Fernando Carneiro para ele pagar sempre que leva o carro da Câmara para sua garagem.No mínimo poupa para ir para casa e vir para o trabalho. Mas será só para isso? Quem sabe? Ele sabe mas há gente que também sabe. Ele sabe gastar o que é da Câmara e poupar o que é dele.Tem de poupar porque há a crise e ele tem filhos e netos. Não custa viver...É preciso saber viver.

Anónimo disse...

Não queria pagar portagens mas se tiver de ser, o que podemos fazer. Se eu tivesse um carro da Câmara para o meu serviço, as coisas também ficavam mais fáceis.Conforme o sr. Carneiro pode levar o carro para casa ele não poderá emprestar um para eu fazer o mesmo?Sempre se poupa em pneus, em gasóleo sendo a Câmara a pagar. Temos de ir falar com o sr, Carneiro e ele não vai ter cara para nos recusar uma regalia que ele tem e depois já temos mais folga para pagar as portagens em que ele não soube defender-nos. Isto de ter em casa um carro da Câmara cheira a esturro.Que direito e que moral é esta?

Veneno disse...

Por achar interessante, vou transcrever um conto que já conhecia desde o meu tempo de escola. Reservo-me um comentário na parte final.

“O REI VAI NU
(Conto tradicional português)

Era uma vez um rei muito vaidoso e que gostava de andar muito bem vestido.
Um dia vieram ter com ele dois trapaceiros que lhe falaram assim:
- Majestade, sabemos que o senhor gosta de andar sempre muito bem vestido - bem vestido como ninguém; e bem o merece! Descobrimos um tecido muito belo e de tal qualidade que os tolos não são capazes de o ver. Com uma roupa assim Vossa Majestade poderá distinguir as pessoas inteligentes das tolas, parvas e estúpidas que não servirão para a vossa corte.
- Oh! Mas é uma descoberta espantosa! - respondeu o rei. Tragam já esse tecido e façam-me a roupa; quero ver as qualidades das pessoas que tenho ao meu serviço.
Os dois homens tiraram as medidas e, daí a umas semanas, apresentaram-se ao rei dizendo:
- Aqui está a roupa de Vossa Majestade.
O rei não via nada, mas como não queria passar por tolo, respondeu:
- Oh! Como é bela!
Então os dois aldrabões fizeram de conta que estavam a vestir a roupa com todos os gestos necessários e exclamações elogiosas:
- O senhor fica tão elegante! Todos o invejarão!
Como ninguém da corte queria passar por tolo, todos diziam que a roupa era uma verdadeira maravilha. O rei até parecia um deus!
A notícia correu toda a cidade: o rei tinha uma roupa que só os inteligentes eram capazes de ver.
Um dia o rei resolveu sair para se mostrar ao povo. Toda a gente admirava a vestimenta, porque ninguém queria passar por estúpido, até que, a certa altura, uma criança, em toda a sua inocência, gritou:
- Olha, olha! O rei vai nu!
Foi um espanto! Gargalhada geral. Só então o rei compreendeu que fora enganado. Envergonhado e arrependido da sua vaidade, correu a esconder-se no palácio.”

O meu pequeno comentário:
Tanto quanto me lembre este é um dos muitos contos de Andersen (Hans Christian Andersen, dinamarquês, que gostava de contar estórias) e intitulava-se “O Fato Novo do Imperador”. De conto tradicional português, só se quem escreveu este original estava a prever a entrada em cena dos “chefões do P. S.”
A saber: Sócrates e Fernando Carneiro.
A estória aplica-se-lhes perfeitamente.

Anónimo disse...

Se há pessoa que não têm qualquer tipo de influência é este Presidente de Câmara. Por vezes pergunto a mim mesmo se é possivel eleger alguem tão fraquinho, capaz de exercer um cargo tão importante e decisivo para o futuro de Castro Daire. A eleição deste Presidente da Câmara foi um "pontapé na carreira" do PS. Nem com as aparições do Governador Civil, o Presidente aprende alguma coisa... Também, este Governador Civil aparece por tudo e por nada, até para inaugurar 1 metro de calçada Ele aparece se for preciso! Deve andar em pré-campanha!
A decissão de quem votou PS nas eleições autarquicas está a vista, temos um Presidente sem capacidades de negociação com o Poder Central, sem discurso e pior de tudo, sem palavra. Não têm qualquer coerência nos seus discursos, não têm capacidade técnica e já demonstrou que não têm "mãos" para gerir uma Câmara Municipal. Enfim...Mas, ainda me falta compreender como foi possível eleger uma pessoa que em plena campanha eleitoral oferecia contrapartiadas estatais e não só, em troca da sua eleição. Passado este tempo após a sua eleição, as provas são mais que muitas e a estagnação é ainda pior comparando com mandatos anteriores.
Todos nós devemos ser "Polícias" e denunciar estes actos e atitudes, pois os politicos são elegidos para servir o Povo e não para se servir do Povo. O mesmo se passa com as Instituições Municipais ou Estatais em que muitas das vezes os funcionários que lá trabalham abusam do seu poder, esquecem-se que são pessoas como eu que descontam cada vez mais todos os meses do seu ordenado privado, para que o deles apareça no dia 23.
A influência deste Municipio sobre o Poder Central está bem entrege a bicharada e a prova disso são as figuras tristes deste Executivo Municipal... Que linda imagem damos aos outros que desconhecem o Presidente, sempre que Ele abre a boca para falar...!

Anónimo disse...

O nosso Município está a cair no ridículo e isto já começa a parecer muito mal. É bom que se diga que foi o PSD que obrigou o PS a por portagens em todas as Auto Estradas para que todos os Portugueses fossem tratados por igual, isto apesar do PS estar desde a primeira hora contra as portagens na A24 e A25. Dito isto há que reconhecer que o Sul do nosso Concelho irá ficar deveras prejudicado pois quem quiser ir das Termas para Castro Daire ou vice versa , terá que pagar portagem o que não faz sentido nenhum e é altamente prejudicial para os Castrenses.
Será que o Sr. Presidente Carneiro, será capaz de mobilizar todo o Concelho para lutar contra esta causa, ou irá fazer como de costume e dizer que a culpa não é dele, metendo assim a cabeça na areia à espera que a situação se resolva por obra e graça do Divino Espírito Santo?

Perguntão disse...

Como o Anónimo disse... em 16 DE MAIO DE 2011 13:21.

"Será que o Sr. Presidente Carneiro, será capaz de mobilizar todo o Concelho para lutar contra esta causa, ou irá fazer como de costume e dizer que a culpa não é dele, metendo assim a cabeça na areia à espera que a situação se resolva por obra e graça do Divino Espírito Santo?